Biografia de Oliver Sacks

Oliver Sacks

Oliver Sacks nascem em 1933 em Londres e estudou Medicina e se graduou na Universidade de Oxford.

Viveu em Nova Iorque desde 1965, onde exercia a função de neurologista. Também foi professor em várias universidades, entre elas a NYU School of Medicine.

Escreveu várias obras em que descrevia as dificuldades e perspectivas dos seus pacientes com condições neurológicas, abordando condições como epilepsia, Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia, autismo, etc. Um dos seus livros "Awakenings" foi adaptado para o cinema com o filme "Tempo de Despertar", que foi nomeado para o Oscar em 1991.

Faleceu em Nova Iorque no dia 30 de Agosto de 2015, vítima de câncer.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Oliver Sacks.

Frases e Pensamentos de Oliver Sacks

A minha religião é a natureza. É ela que desperta em mim os sentimentos de admiração, misticismo e gratidão em mim.

Oliver Sacks
33 compartilhamentos

Se um homem perdeu uma perna ou um olho, ele sabe que perdeu uma perna ou um olho; mas se ele perdeu a ele próprio - o seu eu - ele não sabe, porque ele já não está lá para saber isso.

Oliver Sacks
16 compartilhamentos

O que sabemos é que ao se fecharem as janelas químicas, outro despertar aconteceu. O espírito humano é mais forte que qualquer remédio. E é isso que precisa ser alimentado por meio do trabalho, lazer, da amizade e da família. Isso é o que importa. Foi disso que nos esquecemos. Das coisas mais simples.

Oliver Sacks
145 compartilhamentos

Ao examinar uma doença, ganhamos sabedoria sobre anatomia, fisiologia e biologia. Quando examinamos a pessoa com a doença, ganhamos sabedoria sobre a vida.

Oliver Sacks
16 compartilhamentos

cada percepção é uma criação, cada lembrança é uma recriação — toda recordação é relacionante, generalizante,recategorizante. Sob essa perspectiva não pode haver nenhuma lembrança fixa, nenhuma visão "pura" do passado, não contaminada pelo presente. Para Edelman, assim como para Bartlett, há sempre processos dinâmicos em ação, e lembrar é sempre reconstrução, não reprodução.

Oliver Sacks