José Mauro Toledo
... santidades,
heroísmos e condecorações não
passam de penduricalhos humanos
desprovidos, por vezes, de fatos que os
sustentem. Na senda do espírito, no entanto,
a estatura de um Ser é medida por um
único e definitivo fundamento:
a coerência!
... se todo animal
nos inspira a mais sincera ternura,
como se explica o 'animal-homem',
sempre às turras com seu
semelhante?
... a esmagadora
maioria daqueles que compõem
a 'classe política' é formada por seres
demasiado açucarados e conversadores —
que muito polemizam, tudo contestam
e prometem; no entanto, raramente
entregam o produto!
'... os deuses da razão
repetidas vezes estenderão as mãos
aos dispostos a lutar pela melhoria de si
mesmos; uma vez que somosnós - e não
os deuses - os legítimos causadores
do nosso aprimoramento
e bem-estar!
... extremamente
reativa diante de uma possível
crítica — e demasiado dócil, vulnerável,
por efeito de um, ainda que falso,elogio...
Assim se afigura a nossa
geração!
... sempre preferível
um erro pela ação do que uma
preguiçosa e debochada inação; afinal,
erros e deslizes são fatores igualmente
relevantes quanto a iniciativa e
a autenticidade exigidas
pela vida!
"Reconcilia-te com teus inimigos",
disse Jesus, o Cristo — em especial,
com teus inimigos interiores: estes que,
maléficos, irredutíveis, sufocame
petrificam os teusprezados
valores e espírito
solidário!
... nada,
absolutamente, nascerá pronto,
tampouco condicionado a regras preestabelecidas — por direito, contudo,
sujeito ao tempo e ao entendimento logrados
por cada ser. A perfeição, por exemplo,
é feita de tropeços, contragostos e
relevantes cicatrizes!
... na consistência
dos nossos argumentos e atitudes
o que, de insuspeito, nos distingue e
enobrece — visto que o subserviente 'senso comum' vive saturado de pontos,
vírgulas e cansativas
interrogações!
... aquele
que já vive sob a égide de suas
próprias convicções e expectativas
de vida, poderá até disseminá-las sem
qualquerrestrição — no entanto,
jamais deve impô-las a quem
quer que seja!
... o que precisamos
entender como 'atrasos de vida',
pouco tem a ver com o tempo: suas
enfáticas impressões e complexidades;
subjugados, contudo, à nossa
descomunal ausência de
propósitos!
... a Ética
é um daqueles artigos de primeira
necessidade, ignorada por muitos e
evitada por tantos outros, por confrontar
algo que não admitimos violado:
nossas zonas de
conforto!
... o que rotulamos
como 'caos', na verdade, não nos
assedia como uma força devastadora;
porém, como um movimento renovador —
um caminhar, por vezes íngreme, entre o
perecível que nos desafia e aprimora
e o imperecível que nos emancipa
e eterniza!
... um missionário,
em tempo algum, será maior do que a sua missão,
embora tal missão não o trate com um ser menor
diante da tarefa que, dedicado, se dispôs a cumprir; poistodo propósito, seja ele de maior ou menor
relevância, demandará considerável
estatura e desprendimento de
seu fidedignoporta-voz!
... num cenário de
apreensivas distorções e incertezas,
como este, falar a verdade tornou-se a
mais repugnante das violações; visto que
ainda são poucos os capazes de
minimamente compreendê-la
e vivê-la!
... a arte,
é o ente abstrato que
entrevê e avança sobre realidades
e ambiências inacessíveis aos seres
comuns, buscando resgatá-los
do jugo e das limitações
deste mundo1
... culpar o outro
é uma espécie de mantra obrigatório
da natureza humana: um desavergonhado contorcionismo destinado a encobrir
nossos fartos deslizes e
caprichos!
... quando não sabemos
o que fazer, quando não sabemos por
qual estrada seguir, descobrimos a nossa verdadeira missão neste mundo: o brando
e, por vezes, solitário caminhar ao
encontro de nós mesmos!
... pensamentos
concebidos para difamar,
e não para enaltecer, não
deveriam ser sequer pensados, por
evidenciarem não as insuficiências
do outro, senão a nossa precária
cognição!
... não aportamos
nesta terra para servirmos como
passivos porta-vozes de seus maus-tratos
e incompatibilidades com o real
sentido de viver, mas para
transformá-la!
... o mais eficaz
programa social de que se
tem notíciaprovém do estímulo e
da energia do trabalho, que nos resgata
da humilhante condição de pedintes
e nos transforma em prósperos
artesãosdos nossos
destinos!
... os que se proclamam
perfeitos e intocáveis são, na verdade,
os mais negligentes e ociosos; tomados
de uma soberba que despreza o que,
por meio de uma postura naturalmente
comedida e autocrítica, chancelaria
seusespíritos!
... se possível,
que ao menos por hoje
celebres a Verdade: respira!
Pois, ao respirares, testemunharás
em ti a maisextraordinária
das verdades:
a vida!
... se primeiro,
como dizem,partirão os bons,
isso significa que bem cumpriram
a sua tarefa — quanto aos maus, como
dizem, demandarão mais tempo no
intuito de se depurarem dos
próprios abusos e
miasmas!
... existem duas maneiras
de vencermos na vida:a primeira, dedicando-nos e somando;a segunda, sendo impiedosamente surrados,
em virtude de nossa acachapante teimosia. Diante disso,
avalie-se!
