Mateus Schroeder da Silva

101 - 125 do total de 166 pensamentos de Mateus Schroeder da Silva

Existem dois tipos de leitores, como há dois tipos de pessoas que viveram uma vida inteira. Como há dois tipos de pessoas em tudo o que é feito. As que aproveitaram e as que não aproveitaram. Mas até as que aproveitaram queriam, provavelmente, ter aproveitado mais.

Eu buscava um caminho, mas um caminho não posso buscar, caminho é para seguir, eu quero voar. Belas palavras, gostaria de fazê-las reais.

Acho que a minha questão é em como olhar a humanidade. Se eu olhar como olho a mim mesmo, fico com raiva dela e quero agir. Se olha para a humanidade como um conjunto de animais "evoluídos" eu não sinto raiva, só um pouco de desprezo e impotência. Mas talvez a chave esteja no meio disso.

Em um motivo pelo menos, coincide de não trocarmos de relacionamento nem de sistemas de informação com frequência: resultados. O tempo já dispendido/investido faz com que tenhamos alguns resultados no presente, e fazer uma troca é arriscar o seguro, talvez não bom, por algo incerto.

Conhecimento é igual remédio. Cada um precisa de um diferente.

"Se querem ser realmente livres, submetam-se a mim."

Da busca por liberdade de 3 tipos básicos de pessoas:
Dinheiristas, filosofistas e crentistas acabam-se por submeter-se em 3 situações diferentes para os seus "deuses".

Quero chegar no ponto que as palavras são polissêmicas e isso faz com que facilmente encontre-se contradições em textos que não foram rigorosamente escritos. O caso de não ser rigorosamente escrito não quer dizer que seja ruim, mas escrever passo a passo cada etapa de um longo e complexo pensamento/ideia creio que seja muitas vezes inviável, e em todas as vezes dispendioso.

A questão de ser dispendioso fica pior quando lembramos que as ideias são como nuvens passageiras, uma vem outra vai, e fazer um registro completo, gastando precioso tempo não é muitas (na maioria, provavelmente, das) vezes a melhor opção.

Além disso tentar elucidar uma ideia e expor aos outros acaba revelando traços muito característicos nossos, o que para algumas pessoas não é algo assim, tão desejável.

Inserida por mateusschroeder7

Não gosto de novelas porque me emociono e não posso fazer nada. Filmes vejo pouco, mas é semelhante. Ler não tenho nada contra. Isso será mais algum tipo de preconceito?

Inserida por mateusschroeder7

O pensador esbarra na linguagem na hora de criar seus pensamentos.
Parece que ele no início começa dando significado às palavras e aí começa algum tipo de reinvenção da roda, mas no momento que ele esbarra em palavras insuficientes para expressar o que deseja isso muda, e agora não é mais a roda, mas algo novo que ele está criando.

Inserida por mateusschroeder7

Aquele que vai atrás da filosofia não vai, invariavelmente, atrás de verdades, vai atrás de um meio, que é aprender a pensar. E vai porque sabe que é ingênuo.

Inserida por mateusschroeder7

É algo que tem valor, então vale a pena proteger.

Inserida por mateusschroeder7

Quando eu não posso fazer nada para ajudar a resolver um problema no presente, é aí que é foda.

Inserida por mateusschroeder7

Bebo para ficar triste, se fosse para ficar feliz eu conquistava.

Alguns tipos de esforço são reconhecidos sem necessariamente ter resultados. Outros só são reconhecidos depois dos resultados.

Certa vez eu fui acuado até o ponto de eu ser invasivo. Eu não tinha percebido isso naquele dia...

Inserida por mateusschroeder7

É preciso apontar uma arma na cabeça. Mas que arma seria suficiente para fazer "a diferença". Não me venha dizer que é a razão, porque razão+você é V A C I L O.

Inserida por mateusschroeder7

Deve ser muito chato quando você vai num computador em modo texto e digita texto e espera que texto seja gerado. Parece inútil, olhando como um usuário normal.

2017-08-03
Lendo minhas frases por este site (pensador) percebe que estava a contemplar o passado. Mas talvez o passado não seja um morto afinal...

Inserida por mateusschroeder7

Uma das questões mais atuais da humanidade é ter uma vasta experiência com algo que pouco se viu. Experiência aqui conta mais ou menos como aqueles acumuladores de jogos (XP), que dentro de certas condições acrescentam em maior velocidade.
Pensei isso enquanto divagava sobre software, que situações complexas demais e diferentes, acabam por ficarem reféns da experiência dos desenvolvedores, que é escassa.

Inserida por mateusschroeder7

Como seria interessante se conseguíssemos implantar adequadamente um sistema análogo ao StackExchange na política...
Apesar de "implantar adequadamente" ficar meio vago...

Inserida por mateusschroeder7

Forças que estão limitadas dentro do tempo e forças que não estão.
Força de vontade de correr contra o relógio ou parar o tempo para poder fazer algo está dentro do tempo. Mas que tipo de força estaria fora?

2017-08-04

Alguns dias, olharemos para o céu e não veremos as estrelas que nos guiam. É normal acontecer isto de tempos em tempos. Mas estas estrelas continuam lá, atrás das nuvens, esperando para nos guiar. E é isto que temos que ter em mente.

Se a gente falasse tudo o que pensa: ia dar merda. Porque a gente não tem total controle sobre o que pensamos, então é um caos, as vezes maior as vezes menor. Isso não é um ideal a tentar ser conquistado, de jeito nenhum!

2017-08-05

Vocês, que participaram da minha vida até agora, obrigado. As coisas estão começando a fazer sentido. Isso é bom, apesar de não ser tão agradável.

Isso não é o fim de um estado meu, mas é a ciência de que estou nele, e isso é muito importante. É uma das coisas que eu buscava quando saí.

Inserida por mateusschroeder7

Comunidades on-line em geral são lugares para especialistas, e é exatamente por isso que você quer entrar lá. Você não quer sujar aquele jardim com o seu nível atual, mas quer elevar o seu nível para ser digno daquele jardim. Um dia talvez seu valor seja alto e você queira um jardim melhor e não há nada de errado aí.
Simplesmente é errado você despejar o lixo que está no seu cérebro naquele jardim porque você não é capaz de correr atrás de algo por si só.

2017-08-13

Agora veio-me a ideia de que não importa tanto se é algo bom ou algo ruim que nos acontece. Importante é como estamos preparados para isto. Veja que falo isso depois de o telhado da minha casa estar semi-aberto e estar pingando dentro de casa. Mas como estavamos preparados para isso como numa reforma deve-se estar, não houve prejuízos.

Quantas coisas boas nos rodeiam todos os dias e por não estarmos preparados, nem buscar estar, anulamos esse bom que nos ocorre. Não que seja errado, mas é uma vantagem que não se tem...

Inserida por mateusschroeder7