Biografia de Marquês de Maricá

Marquês de Maricá

Marquês de Maricá (Mariano José Pereira da Fonseca) nasceu no Rio de janeiro, no dia 18 de maio de 1773. Era filho do comerciante português Domingos Pereira da Fonseca e da brasileira Tereza Maria de Jesus. Formou-se em Filosofia e Matemática pela Universidade de Coimbra.

Em 1794, menos de dois anos da morte de Tiradentes, o Governo português iniciou uma nova devassa, no Rio de Janeiro, e dessa vez o bacharel Mariano foi preso, por suspeita de participação na Inconfidência Mineira, ficando detido até 1797, quando foi perdoado. Em 30 de junho de 1800 casou-se com Maria Barbosa Rosa do Sacramento.

De 1808 a 1821 Mariano foi tesoureiro da Imprensa Régia e da Fábrica de Pólvora. Foi Conselheiro do Estado em 1822. Participou da elaboração da Constituição do Império. Foi Ministro da Fazenda durante o terceiro gabinete do Primeiro Reinado, de 1823 a 1825. Foi Senador do Império entre 1826 e 1848. Por seus renomados serviços políticos recebeu o título de primeiro e único Visconde com Grandeza e de Marquês de Maricá.

O Marquês de Maricá ficou célebre com sua obra de filosofia moral: “Máximas, Pensamentos e Reflexos”, que começou a publicar, em 1813, no jornal O Patriota, no Rio de Janeiro, assinadas por “Um Brasileiro”. A partir de 1839 até o ano de 1848 editou a coletânea de suas máximas. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de setembro de 1848.

Acervo: 545 frases e pensamentos de Marquês de Maricá.

Frases e Pensamentos de Marquês de Maricá

Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade.

Marquês de Maricá
11 mil compartilhamentos

Nenhum tempo e nenhum lugar nos agrada tanto como o tempo que não existe, e o lugar em que não estamos.

Marquês de Maricá
627 compartilhamentos

A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens.

Marquês de Maricá
288 compartilhamentos

A alegria do pobre, ainda que menos durável, é sempre mais intensa que a do rico.

Marquês de Maricá
1.4 mil compartilhamentos

Em vão procuramos a verdadeira felicidade fora de nós, se não possuímos a sua fonte dentro de nós.

Marquês de Maricá
295 compartilhamentos