Biografia de Marina Silva

Marina Silva

Marina Silva nasceu no seringal Bagaço, no Acre, no dia 8 de fevereiro de 1958. Filha de seringueiro cresceu em meio a grandes dificuldades. Foi seringueira, trabalhou como empregada doméstica, só aos 16 anos aprendeu a ler. Entrou para a política pelas mãos do líder sindical Chico Mendes. Ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores do Acre. Cursou História na Universidade Federal do Acre e com 27 anos trabalhava como professora do ensino médio em Rio Branco.

Em 1985 filiou-se ao PT para tentar uma vaga a deputada federal no ano seguinte, mas não foi eleita. O PT foi seu berço político durante três décadas. Nesse período, ela se elegeu vereadora, deputada estadual e senadora por duas vezes, além de ser nomeada ministra do Meio Ambiente do governo Lula, cargo que ocupou por cinco anos.

Em 2005, com o escândalo do mensalão e os desentendimentos em torno da construção de hidrelétricas no Rio Madeira, em Rondônia, às quais, Marina negou licenças ambientais e conseguiu que o projeto só saísse do papel com o acompanhamento do IBAMA, a fez deixar o cargo em 2008 e, quinze meses mais tarde deixou o PT.

Em 2009 filia-se ao Partido Verde e em 2010 candidata-se a Presidente da República ficando em terceiro lugar no primeiro turno. Em 2013, o grupo Rede Sustentabilidade, fundado por Marina, fracassou na tentativa de tornar-se um partido. Sua criação foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral, por não ter o número necessário de assinaturas para formar a sigla.

Em 2014 aceitou o convite de Eduardo Campos, do PSB, para formar uma aliança e ser a vice em sua chapara para a presidência. Com a repentina morte de Eduardo Campos em desastre aéreo, Marina passou a encabeçar a chapa para presidente da República pelo PSB, mas não se elegeu. Em março de 2016, Marina foi eleita uma das porta-vozes da Rede, o partido que ajudou a fundar e se prepara para nova disputa presidencial.

Acervo: 0 frases e pensamentos de Marina Silva.

Frases e Pensamentos de Marina Silva