Biografia de Marguerite Yourcenar

Marguerite Yourcenar

Marguerite Yourcenar (pseudônimo de Marguerite Cleenewerck de Crayencour) nasceu em 1903, em Bruxelas na Bélgica. Yourcenar é um anagrama imperfeito de seu sobrenome verdadeiro: Crayencour.

Descendente de uma família de origem aristocrata, não chegou a conhecer a mãe, que morreu poucos dias após o seu nascimento. Educada pelo paide forma privada e de maneira excepcional, lia Jean Racine com oito anos de idade e seu pai ensinou-lhe o latim aos oito anos e grego aos doze. Aprendeu também latim, italiano e inglês enquanto viajava em sua companhia durante grande parte da infância.

Começa a escrever ainda na juventude, tendo publicado seu primeiro livro, O Jardim das Quimeras, aos 17 anos. Em 1924, numa de suas viagens pela Itália, conhece em Tivoli a villa Adriana e inicia o primeiro caderno de notas para o livro Memórias de Adriano (1951), até hoje sua obra mais conhecida.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, Yourcenar Em 1939 mudou-se para os Estados Unidos, onde passou o resto de sua vida; em 1947, naturaliza-se cidadã norte-americana, ensinando literatura francesa até 1949. Em 1971, torna-se membro estrangeiro da Academia Belga de Língua e Literatura. Nove anos depois, seria a primeira mulher eleita para a Academia Francesa.

Marguerite Yourcenar morreu em 1987, nos EUA. Entre seus outros livros de ficção e ensaio, podem-se mencionar A Obra em Negro (1968), O Labirinto do Mundo (1974-77), Mishima ou A Visão do Vazio (1981) e O Tempo, Esse Grande Escultor (1983).

Acervo: 83 frases e pensamentos de Marguerite Yourcenar.

Frases e Pensamentos de Marguerite Yourcenar

A amizade é, acima de tudo, certeza – é isso que a distingue do amor.

Marguerite Yourcenar
3.4 mil compartilhamentos

Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.

Marguerite Yourcenar
775 compartilhamentos

O nosso maior erro consiste em tentarmos colher de cada pessoa em particular as virtudes que elas não têm, e de nos esquecermos de cultivar as que de fato são suas.

Marguerite Yourcenar
290 compartilhamentos

O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios.

Marguerite Yourcenar
340 compartilhamentos

A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a.

Marguerite Yourcenar
380 compartilhamentos