Mahatma Gandhi

301 - 325 do total de 367 pensamentos de Mahatma Gandhi

O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.

O Jejum é uma arma potente. Nem todos podem usá-la. Simples resistência física não significa aptidão para jejum. O Jejum não tem absolutamente sentido sem fé em Deus.

Inserida por EmOutrasPalavras

Para mim nada mais purificador e fortificante que um jejum.

Inserida por EmOutrasPalavras

Os meus adversários serão obrigados a reconhecer que tenho razão. A verdade triunfará. . . Até agora todos os meus jejuns foram maravilhosos: não digo em sentido material, mas por aquilo que acontece dentro de mim.
É uma paz celestial.

Inserida por EmOutrasPalavras

Jejum para purificar a si mesmo e aos outros é uma antiga regra que durará enquanto o homem acreditar em Deus.

Inserida por EmOutrasPalavras

Tenho profunda fé no método de jejum particular e público. . . Sofrer mesmo até a morte, e, portanto mesmo mediante um jejum perpétuo, e a arma extrema do satyagrahi. É o último dever que podemos cumprir. O Jejum faz parte de meu ser, como acontece, em maior ou menor escala, com todos os que procuraram a verdade. Eu estou fazendo uma experiência de ahimsa em vasta escala, uma experiência talvez até hoje desconhecida pela história.

Inserida por EmOutrasPalavras

O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.

Inserida por EmOutrasPalavras

Os louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes me entristecem.

Inserida por EmOutrasPalavras

Quando ouço gritar Mahatma Gandhi Ki jai, cada som desta frase me traspassa o coração como se fosse uma flecha. Se pensasse, embora por um só instante, que tais gritos podem merecer-me o swaraj; conseguiria aceitar o meu sofrimento. Mas quando constato que as pessoas perdem tempo e gastam energias em aclamações vãs, e passam ao longo quando se trata de trabalho, gostaria que, em vez de gritarem meu nome, me acendessem uma pira fúnebre, na qual eu pudesse subir para apagar uma vez por todas o fogo que arde o coração.

Inserida por EmOutrasPalavras

Sei por experiência que a castidade é fácil para quem é senhor de si mesmo.

O brahmacharya é o controle dos sentidos no pensamento, nas palavras, e na ação. . . O que a ele aspira não deixará nunca de ter consciência de suas faltas, não deixará nunca de perseguir as paixões que se aninham ainda nos ângulos escuros de seu coração, e lutará sem trégua pela total libertação.

Inserida por EmOutrasPalavras

O brahmacharya, como todas as outras regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Lemos na Gita e a experiência no-lo confirma todos os dias que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus pensamentos faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.

Inserida por EmOutrasPalavras

Por vezes pensa-se que é muito difícil, ou quase impossível conservar castidade. O motivo desta falsa opinião é que freqüentemente, a palavra castidade é entendida em sentido limitado demais.

Pensa-se que a castidade é o domínio das paixões animalescas. Esta ideia de castidade é incompleta e falsa.

Vivo pela libertação da Índia e morreria por ela, pois é parte da verdade.

Só uma Índia livre pode adorar o Deus verdadeiro. Trabalho pela libertação da Índia porque o meu Swadeshi me ensina que, tendo nascido e herdado sua cultura, sou mais apto a servir à Índia e ela tem prioridade de direitos aos meus serviços. Mas o meu patriotismo não é exclusivo; não tem por meta apenas não fazer mal a ninguém, mas fazer bem a todos no verdadeiro sentido da palavra. A libertação da Índia, como eu a concebo, não poderá nunca constituir ameaça para o mundo.

Inserida por EmOutrasPalavras

Possuo a não violência do corajoso? Só a morte dirá.
Se me matarem e eu com uma oração nos lábios pelo meu assassino e com o pensamento em Deus, ciente da sua presença viva no santuário do meu coração, então, e só então, poder-se-á dizer que possuo a não violência do corajoso.

Inserida por EmOutrasPalavras

Não desejo morrer pela paralisação progressiva das minhas faculdades, como um homem vencido.
A bala de meu assassino poderia pôr fim à minha vida. Acolhê-la-ia com alegria.

Inserida por EmOutrasPalavras

A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.

Inserida por EmOutrasPalavras

A força de um homem e de um povo está na não violência. Experimentem.

Não violência é a lei de nossa espécie como violência é a lei do bruto. O espírito mente dormente no bruto, e ele não sabe nenhuma lei, mas a de poder físico. A dignidade do homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito.

Inserida por EmOutrasPalavras

Se o homem só perceberá que é desumano obedecer leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará.

Inserida por EmOutrasPalavras

A única revolução póssivel é dentro de nós

Inserida por daipsilva

Olho por olho e o mundo acabará cego."
"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho."
"O amor é a força mais sutil do mundo."
"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."
"Se estamos atentos, Deus nos fala em nossa própria língua, qualquer que seja."
"Quanto mais puro for um coração, mais perto estará de Deus."
"Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; não há o suficiente para a cobiça humana."
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."
"Eu creio que sou incapaz de odiar. Através de uma disciplina baseada na oração, faz pelo menos quarenta anos que procuro amar todos."
"Só engrandeceremos nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo."
"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio."
"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."
"A vida merece algo além do aumento da sua velocidade."
"Minha vida é uma mensagem.

"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha."

A mulher deve ser meiga, companheira do marido, tanto na alegria como na tristeza. O homem deve ser amigo da mulher e, no seu amor, deve respeitar sua alma e seu corpo como sagrados que são."

"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo, sem oração se torna impuro.

Inserida por manuelpenga

Seja o espelho da mudança que procuras.

Inserida por Curuja

A principal coisa que um homem deve gostar em uma mulher é a voz, pois chegará um momento na vida do casal que nada mais restará a fazer a não ser conversar.