Biografia de Lucrécio

Lucrécio

Lucrécio (94-50 a.C.) foi um poeta e filósofo latino, autor do poema didático "De Rerum Natura", uma rigorosa exposição filosófica.

Lucrécio (Tito Lucrécio Caro) nasceu provavelmente em Roma, no ano 94 a.C. Autor do poema “De Rerum Natura” (Da Natureza das Coisas), onde faz uma detalhada exposição de princípios filosóficos que ele foi buscar na obra de grego Epicuro (341-270 a.C). Na visionária concepção epicurista, o mundo – coisas, plantas, animais e até o homem – era constituído por pequenas partículas indestrutíveis que ele chamou de átomo.

A obra de Lucrécio, em seis volumes era um corpo estranho para o pensamento que a Igreja professava na época em que o poema foi encontrado. Poggio Bracciolini, humanista do Renascimento italiano, ao visitar mosteiros alemães, em 1417, encontrou pergaminhos com textos latinos esquecidos havia séculos, depois de ser negligenciado pelos pios monges.

No poema de Lucrécio, longe de ser o centro do universo, o homem seria apenas mais uma entre várias configurações da matéria possibilitada pela reunião dos átomos. A alma, tal como o corpo, é feita de átomos, portanto se desfaz com a morte. A única vida que é dada ao homem é esta, e ele deve aproveitá-la retirando-se da vaidosa agitação da vida pública para se dedicar à serena busca do prazer.

Acervo: 16 frases e pensamentos de Lucrécio.

Frases e Pensamentos de Lucrécio

Assim como as crianças, que no escuro tremem de medo e temem tudo,
nós, na claridade, às vezes temos receio de certas coisas
que não são mais terríveis do que aquelas que as crianças temem
no escuro e pensam que acontecerão a elas.

Lucrécio
17 compartilhamentos

A ninguém foi dada a posse da vida, a todos foi dado o usufruto.

Lucrécio
28 compartilhamentos

Para quem vive segundo os verdadeiros princípios,
a grande riqueza seria viver com pouco,
serenamente: o que é pouco nunca é escasso.

Lucrécio
10 compartilhamentos

Na verdade, aqueles suplícios que dizem existir
no profundo Inferno, estão todos aqui, nas nossas vidas.

Lucrécio
12 compartilhamentos

Ao pingar, a gota escava a pedra.

Lucrécio
19 compartilhamentos