Biografia de Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek nasceu na cidade de Diamantina em Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902. Estudou Medicina na Universidade Federal de Belo Horizonte. Estudou cirurgia em Paris e estagiou no Hospital Charité em Berlim.

Em 1934 ingressou na política como chefe de gabinete de Benedito Valadares, interventor federal de Minas Gerais. Foi prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945. Foi Deputado Federal em 1946 e governador de Minas Gerais em 1950.

Em 1955 foi eleito presidente da República. Seu governo é lembrado como uma época de otimismo. Introduziu uma política desenvolvimentista que incentivava o progresso econômico do país estimulando a industrialização. O governo foi marcado por obras de grande repercussão, entre elas, a construção de Brasília, a nova capital do país, um projeto monumental do arquiteto Oscar Niemeyer e do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. A nova capital foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960.

Em 1961 entregou o poder ao novo presidente eleito, Jânio Quadros. Em 1962 foi eleito senador pelo Estado de Goiás. Em 1964 foi cassado pelo governo militar e perdeu seus direitos políticos por dez anos. Exilado, viveu e Nova Iorque e depois em Paris. Em 1975 tornou-se Membro da Academia Mineira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro, em um acidente automobilístico, no dia 22 de agosto de 1976.

Acervo: 6 frases e pensamentos de Juscelino Kubitschek.

Frases e Pensamentos de Juscelino Kubitschek

Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro.

Juscelino Kubitschek
2.8 mil compartilhamentos

O otimista pode até errar,
Mas o pessimista já começa errando...

Juscelino Kubitschek
106 compartilhamentos

Sereis tanto mais influentes quanto mais fordes corretos e justos.

Juscelino Kubitschek
34 compartilhamentos

"O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando."

Juscelino Kubitschek
40 compartilhamentos

Sei que a paz é mais difícil que a guerra.A

Juscelino Kubitschek
31 compartilhamentos