Biografia de Joseph Addison

Joseph Addison

Joseph Addison nasceu em Miltson, Whiltshire, Inglaterra, no dia 1 de maio de 1672. Foi educado em Charterhouse School, onde conheceu Richard Steele, com quem viria a fazer uma parceria no gênero do ensaio jornalístico. Estudou na Universidade de Oxford e em seguida se dedicou à literatura. Em 1704 publicou “The Campaign”, poema épico que exalta a vitória de Marlborough na batalha de Blenheim. Em 1705 publicou “Remarks on Several Parts of Italy”, onde recorda uma viagem realizada anteriormente.

Compromissado com o partido Whig, teve uma longa carreira na política inglesa, paralelamente com a carreira literária. Em 1708 foi nomeado membro do parlamento. Em 1709 foi secretário do governo da Irlanda. Em 1710 começou a colaborar com o periódico “The Tatler”, que Richard Steele havia fundado em 1709, onde conquistou a fama com seus ensaios em estilo elegante e irônico, que faziam observações sobre a vida social, literária e política do seu tempo.

Em 1711 fundou, junto com Richard Steele, o periódico “The Spectator”, onde publicou a maior parte de seus textos. Entre 21 de junho e 3 de julho de 2012 publicou, em fascículos, os textos que resultariam na obra “Os Prazeres da Imaginação” (1712), com grande repercussão na literatura do século XVIII.

Em 1713 começou a colaborar com o jornal “The Guardian”. Nesse mesmo ano estreou no teatro com a tragédia neoclássica “Cato”. Baseada na figura do censor Catão, é considerada uma das obras mais valiosas do Classicismo inglês, e alcançou grande sucesso de público. Em 1717 foi nomeado Secretário de Estado. Faleceu em Kensington, Londres, no dia 17 de junho de 1719.

Acervo: 19 frases e pensamentos de Joseph Addison.

Frases e Pensamentos de Joseph Addison

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.

Joseph Addison
48 mil compartilhamentos

O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade.

Joseph Addison
769 compartilhamentos

A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.

Joseph Addison
230 compartilhamentos

Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança a sua melhor amiga; da experiência, o seu conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança; o seu anjo da guarda.

Joseph Addison
2.8 mil compartilhamentos

Um temperamento agradável pode compensar-nos da falta de beleza, mas a beleza não basta para nos indemnizar de um temperamento desagradável.

Joseph Addison
215 compartilhamentos