João Paulo II

26 - 40 do total de 40 pensamentos de João Paulo II

Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a «ter misericórdia» para com os demais. «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7)

João Paulo II

Nunca vou esquecer de um rapaz, estudante, do qual todos sabiam que aspirava com decisão à santidade. Ele tinha este programa de vida. Ele sabia ter sido criado para os grandes ideais. Procurava o belo amor, e o procurava de joelhos, na oração. (Do livro: "Cruzando o Limiar da Esperança")

João Paulo II
Inserida por magnusmaciel

Os crentes de todas as religiões, junto com os homens de boa vontade, abandonando qualquer forma de intolerância e discriminação, estão chamados a construir a paz.

João Paulo II
Inserida por pensador

Não se abandone ao desespero. Nós somos o povo de Páscoa e aleluia é a nossa canção.

João Paulo II

Se Deus é brasileiro, o papa é carioca.

João Paulo II
Inserida por pensador

À percepção das convergências não ofusque
nelas o reconhecimento das diferenças.

João Paulo II
Inserida por polako_zf

A tarefa da razão é, antes, saber encontrar um sentido, descobrir razões que a todos permitam alcançar algum entendimento dos conteúdos da fé.

João Paulo II
Inserida por polako_zf

Constata-se, enfim, uma generalizada desconfiança relativamente a asserções globais e absolutas sobretudo da parte de quem pensa que a verdade resulte do consenso, e não da conformidade do intelecto com a realidade objectiva.

João Paulo II
Inserida por polako_zf

É a fé que incita a razão a sair de
qualquer isolamento e a abraçar de bom grado qualquer risco por tudo o que é belo, bom e verdadeiro.

João Paulo II

Os pontos de vista, muitas vezes de carácter científico, sobre a vida e o mundo multiplicaram-se tanto que estamos efetivamente assistindo à afirmação crescente do fenômeno da fragmentação do saber. É precisamente isto que torna difícil e frequentemente vã a procura de um sentido. E, mais dramático ainda, neste emaranhado de dados e de factos, em que
se vive e que parece constituir a própria trama da existência, tantos se interrogam se ainda tem sentido pôr-se a questão do sentido. A pluralidade das teorias que se disputam a resposta, ou os diversos modos de ver e interpretar o mundo e a vida do homem não fazem senão agravar esta dúvida radical, que facilmente desemboca num estado de cepticismo e indiferença ou nas diversas expressões do niilismo.

João Paulo II
Inserida por polako_zf

Uma vez que se privou o homem da verdade, é pura ilusão pretender torná-lo livre. Verdade e liberdade, com efeito, ou caminham juntas, ou juntas miseravelmente perecem.

João Paulo II

A verdade nunca pode estar limitada a um tempo, nem a uma cultura; é conhecida na história, mas supera a própria história.

João Paulo II

Perdida a ideia duma verdade universal sobre o bem, cognoscível pela razão humana, mudou também inevitavelmente a concepção de consciência: esta deixa de ser considerada na sua realidade original, ou seja, como um acto da inteligência da pessoa, a quem cabe aplicar o conhecimento universal do bem a uma determinada situação e exprimir assim um juízo sobre a conduta justa a ter aqui e agora; tende-se a conceder à consciência do indivíduo o privilégio de estabelecer autonomamente os critérios do bem e do mal, e de agir em consequência. Esta visão identifica-se com uma ética individualista, na qual cada um se vê confrontado com a sua verdade,diferente da verdade dos outros.

João Paulo II
Inserida por polako_zf

"O amor é a centelha inspiradora de tudo aquilo que vocês são, de tudo aquilo que vocês fazem no mundo."

João Paulo II
Inserida por julia_dutra

"Toda a grande rede das relações humanas nasce e regenera-se continuamente a partir da relação na qual um homem e uma mulher se reconhecem feitos uma para o outro e decidem unir as suas vidas num único projeto de vida."

João Paulo II
Inserida por Ashlon