Biografia de Jean Piaget

Jean Piaget

Jean Piaget (1896-1980) nasceu em Neuchâtel, na Suíça, no dia 9 de agosto de 1896. Desde criança, já mostrava interesse pela natureza. Na adolescência, escreveu artigos científicos e trabalhou gratuitamente para o Museu de História Natural. Ingressou na Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia.

Em 1918, tornou-se doutor em Biologia. Já mostrava seu interesse pelo estudo da mente humana. A partir de 1919, Piaget começou a trabalhar em instituições especializadas em Psicologia, em Zurique e em Paris, onde desenvolveu sua teoria sobre o processo de aquisição do conhecimento. Em 1921, voltou para Suíça, onde assumiu a direção do Instituto Jean-Jacque Rousseau, na Universidade de Genebra. Em 1923, publicou “A Linguagem e o Pensamento da Criança”. Em 1924, publicou “O Juízo e o Raciocínio da Criança”.

Jean Piaget lecionou em diversas universidades da Europa, entre elas a Universidade de Sorbonne, em Paris. Recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” das Universidades de Harvard, Paris, Bruxelas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1955, fundou o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Escreveu cerca de 100 livros e centenas de artigos científicos. A metodologia educacional criada por Jean Piaget passou a servir de modelo para diversas escolas em grande parte do mundo. Jean Piaget faleceu em Genebra, na Suíça, no dia 16 de setembro de 1980.

Acervo: 15 frases e pensamentos de Jean Piaget.

Frases e Pensamentos de Jean Piaget

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.

Jean Piaget
2.2 mil compartilhamentos

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

Jean Piaget
1.3 mil compartilhamentos

Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.

Jean Piaget
256 compartilhamentos

Nasceu gente é inteligente.

Jean Piaget
186 compartilhamentos

Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.

Jean Piaget
274 compartilhamentos