Biografia de Isaac Newton

Isaac Newton

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Durante a infância foi educado pela avó e frequentou a escola em Woolsthorpe. Na adolescência frequentou a Grantham Grammar School. Com 18 anos foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge. Em 1665 recebeu seu grau de Bacharel em Artes. Tornou-se amigo do Professor Isaac Barrow, que o estimulou a desenvolver suas aptidões matemáticas.

Durante dezoito meses a universidade ficou fechada, em consequência de uma epidemia de peste bubônica, que assolou a Inglaterra e matou um décimo da população. Isaac Newton teve que voltar para a casa, e nesse período, fez as descobertas mais importantes para a ciência: imaginou as leis básicas da mecânica e aplicou-as aos corpos celestes, descobriu a lei fundamental da gravitação, inventou os métodos dos cálculos diferencial e integral, além de estabelecer as grandes descobertas ópticas. Newton não se concentrou apenas numa só área de estudos. Para além da Matemática e da Física, as suas duas grandes paixões foram a Teologia e a Alquimia.

Newton regressou a Cambridge em 1667, e por recomendação do próprio Barrow foi nomeado Professor de Matemática, com vinte e seis anos. Em 1668 construiu um telescópio de espelho muito eficaz e de pequeno tamanho. Em 1672 Newton comunica o seu trabalho sobre telescópios e a sua teoria corpuscular da luz, o que vai dar origem à primeira de muitas controvérsias que acompanharam os seus trabalhos.

Suas descobertas foram publicadas na obra denominada “Principia”. Os dois primeiros volumes contêm toda a sua teoria, incluindo a da gravitação e as leis gerais que estabeleceu para descrever os movimentos e sua relação com as forças que os determinam, denominadas "leis de Newton". No terceiro volume, Newton trata as aplicações da sua teoria dos movimentos de todos os corpos celestes, incluindo também os cometas. Rapidamente, o sistema newtoniano foi ensinado em Cambridge (1699) e Oxford (1704).

Em Janeiro de 1689, foi eleito para representar a universidade na convenção parlamentar onde se manteve até à sua dissolução em Fevereiro de 1690.

Poucas semanas antes da sua morte, Newton presidiu uma seção da Real Society. Foi eleito sócio estrangeiro da Academia das Ciências Francesa em 1699. Faleceu a 31 de Março de 1727, durante o sono, já com oitenta e cinco anos. Teve direito ao elogio fúnebre oficial pronunciado pelo secretário da Academia e sepultado no Panteão de Londres, junto aos reis de Inglaterra, na Abadia de Westminster.

Acervo: 34 frases e pensamentos de Isaac Newton.

Frases e Pensamentos de Isaac Newton

O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.

Isaac Newton
2.6 mil compartilhamentos

Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.

Isaac Newton
1.3 mil compartilhamentos

Construímos muros demais e pontes de menos.

Isaac Newton
798 compartilhamentos

A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.

Isaac Newton
1.7 mil compartilhamentos

Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.

Isaac Newton
1.1 mil compartilhamentos