Biografia de Horácio

Horácio

Horácio nasceu em Venúsia, Itália, no ano 65 a. C. Filho de um escravo liberto que exercia a função de cobrador de impostos, fez seus estudos em Roma onde foi aluno de Lucio Orbílio Pupilo. Aperfeiçoou seus estudos literários em Atenas.

Estabeleceu-se em Roma como escriba de questores. Foi amigo do poeta Virgílio, que o apresentou a Caio Mecenas que o levou para integrar os círculos literários, tornando-se o primeiro literato profissional romano. Cultivou diversos gêneros literários principalmente a ode, em que utilizou os moldes gregos. Procurou sempre imprimir um cunho nacional às suas produções.

Seu primeiro livro conhecido foi “Sátiras” (35 a.C.). Sua obra prima, são os três livros de poemas líricos, “Odes” (23 a.C.), complementados por um quarto volume escrito em 13 a.C. Gozou de grande prestígio junto ao imperador Augusto e para ele compôs “Carmem Saeculare” (20 a.C.), um hino epistolar de caráter litúrgico dedicado a Apolo e Diana. Sua poesia escrita em forma de sentença teve muitas delas transformadas em provérbios. Faleceu em Roma, Itália, no ano 8 a.C.

Acervo: 88 frases e pensamentos de Horácio.

Frases e Pensamentos de Horácio

A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.

Horácio
1.1 mil compartilhamentos

"Carpe diem quam minimum credula postero."
Aproveite o dia de hoje e nada espere do dia seguinte.

Horácio
295 compartilhamentos

Quando a casa do vizinho está pegando fogo, a minha casa está em perigo.

Horácio
141 compartilhamentos

A paciência torna mais leve o que a tristeza não cura.

Horácio
235 compartilhamentos

Não é pobre aquele que se contenta com o que possui.

Horácio
113 compartilhamentos