Biografia de Homero

Homero

Homero (século VIII a. C.) foi um poeta da Grécia Antiga, que nasceu e viveu por volta do século VIII a. C. É o autor dos poemas épicos “A Ilíada” e “Odisseia”.

Homero nasceu na Grécia antiga, por volta do século VIII a. C. Várias cidades reivindicam a honra de ter Homero como filho, entre elas, Esmirna, Pilos, Atenas, Argos e Ítaca, pela importância de suas obras. A tradição representa Homero como um velho e cego, andando de cidade em cidade a recitar os seus versos.

Desde o século XVI que as dúvidas sobre a existência de Homero se intensificaram. Alguns historiadores tentaram demonstrar que as obras “A Ilíada” e a “Odisseia” foram narradas em diferentes épocas. A antiguidade, contudo, atribuía a Homero, além dos dois poemas, outros que se perderam, como os "Hinos Homéricos” e a “Tebaida”, entre outros.

As obras "A Ilíada" e "Odisseia", atribuídas a Homero misturam lenda e realidade. A Ilíada narra os combates travados diante de Troia, pelos gregos. Vários historiadores chegaram a duvidar da existência de Troia, mas em 1870, um arqueólogo alemão descobriu as ruinas da cidade, baseado nos relatos de Homero. A Odisseia narra a grande aventura do herói Ulisses e a sua volta para a ilha de Ítaca.

Acervo: 20 frases e pensamentos de Homero.

Frases e Pensamentos de Homero

Na verdade, poucos filhos são semelhantes ao pai; / a maioria é inferior, poucos são melhores que ele.

Homero
404 compartilhamentos

Na juventude e na beleza a sabedoria é escassa

Homero
74 compartilhamentos

Leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho.

Homero
82 compartilhamentos

Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina.

Homero
77 compartilhamentos

Um amigo sensato é um bem precioso.

Homero
74 compartilhamentos