Biografia de Henri Matisse

Henri Matisse

Henri Matisse nasceu em Cateau-Cambrésis, França, no dia 31 de dezembro de 1869. Formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito de Paris. Exerceu a advocacia e durante as horas vagas tomava aulas de desenho. Pintou seu primeiro quadro “Natureza Morta com Livros”.

Com o apoio da mãe, foi para Paris e ingressou na Escola de Belas Artes. Em 1896, pintou “Natureza Morta com Pêssegos” e “Natureza Morta com Faca Negra”. Seus quadros são aceitos na Sociedade Nacional de Belas Artes. Vende ao governo francês o quadro - “Leitora”. Em 1899, deixou a Escola de Belas Artes e passou um período difícil na virada do século.

Em 1901, expõe no Salão dos Independentes. Em 1904, na Galeria Vollard, realiza sua primeira exposição individual. Em 1995, no Salão de Outono expõe sua obra-prima “Luxo, Calma e Volúpia”. Junto com André Derain funda o Flauvismo - o primeiro movimento moderno do século XX, no qual predominava as pinturas de cores fortes e chocantes.

Henri Matisse era mestre em cores e linhas. Em suas pinturas de nus femininos, naturezas mortas e interiores, combinou a sensibilidade de linhas com padrões decorativos e cores puras, fortes e brilhantes. Na obra “Harmonia em Vermelho” (1808-1809) suas figuras são absolvidas pelo fundo para criar uma composição deliberadamente bidimensional.

Henri Matisse tornou-se um pintor consagrado, realizou diversas exposições, recebeu a “Legião de Honra”, em 1947, e o "Grande Prêmio da Bienal de Veneza", em 1950. Nesse mesmo ano, foi inaugurado o Museu Henri Matisse, em Cateau-Cambrésis. O pintor faleceu em Nice, na França, no dia 3 de novembro de 1954.

Acervo: 2 frases e pensamentos de Henri Matisse.

Frases e Pensamentos de Henri Matisse

Na verdade, um pintor não tem outros inimigos sérios senão os seus quadros maus.

Henri Matisse

A criatividade requer coragem.

Henri Matisse