Biografia de Henri Amiel

Henri Amiel

Henri Frédéric Amiel nasceu em Genebra, em 1821. Ainda criança, perdeu os pais e foi morar com um tio paterno.

Na sua juventude, fez diversas viagens pela Europa, quando finalmente, em 1844, matriculou-se no curso de Filosofia da Universidade de Berlim. Aprofundou seus conhecidos em Filologia, História, Antropologia, Psicologia, Estética e Teologia.

Quatro anos depois, em 1848, apresentou sua tese de doutorado à Universidade de Genebra, que foi consagrada dentro dos movimentos literários da Suíça. Sua tese também lhe rendeu a nomeação de professor catedrático de Estética e Literatura pela mesma universidade.

Amiel, então, passou depois a ensinar Filosofia, disciplina pela qual era completamente apaixonado e entusiasta. Fruto dessa relação de paixão, Amiel publicou vários estudos, como: “L'Academie de Genève”, de 1859, “Madame de Staël”, de 1876 e “Caractéristique Gènèrale de Rousseau, de 1879.

Além disso, publicou livros poéticos, entre eles: “Grains de Mil”, de 1854, “Il Penseroso”, de 1858)”, “La Part Du Rêve”, de 1863” e “Jour à Jour”, de 1880. O filósofo também lembrado pelas reflexões registradas em seu diário, “Journal Intime”, que foram publicadas em 1886, após sua morte.

Henri Amiel faleceu em 1881, em Genebra.

Acervo: 26 frases e pensamentos de Henri Amiel.

Frases e Pensamentos de Henri Amiel

Quando o meu amigo está infeliz, vou ao seu encontro; quando está feliz, espero por ele.

Henri Amiel
1.3 mil compartilhamentos

A nossa maior ilusão é acreditar que somos o que pensamos ser

Henri Amiel
440 compartilhamentos

A alegria intensa é recolher-se e calar-se. Falar é dispersar.

Henri Amiel
164 compartilhamentos

Fiz desaparecer a minha individualidade para nada ter que defender; afundei-me no incógnito para não ter qualquer responsabilidade; foi no zero que procurei a minha liberdade.

Henri Amiel
98 compartilhamentos

Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.

Henri Amiel
419 compartilhamentos