Biografia de Guimarães Júnior

Guimarães Júnior

Guimarães Júnior (1845-1898) foi um poeta, romancista, teatrólogo e diplomata brasileiro.Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Guimarães Júnior (Luís Caetano Pereira Guimarães Júnior), também conhecido como Luís Guimarães Júnior, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de fevereiro de 1845. Foi aluno do Colégio Pedro II, em seguida mudou-se para São Paulo, onde fez o curso preparatório. Entre 1864 e 1869, cursou Direito na Faculdade de Direito do Recife.

Na faculdade, foi colega dos poetas Castro Alves e Tobias Barreto. Assistiu o desenvolvimento da Escola Condoreira – a terceira geração da poesia romântica, mais voltada para os problemas sociais e a busca de novas formas de tratar o lirismo amoroso.

De volta ao Rio de Janeiro, Guimarães Júnior desenvolveu intensa atividade literária, escreveu poemas, romances e peças para o teatro, com destaque para a obra “Corimbos”. Em 1873, entrou para a carreira diplomática, serviu em vários países. Em 1880, publica “Sonetos e Rimas”, obra com características do Parnasianismo, onde apresenta rimas ricas e raras.

Em 1873, entra para a carreira diplomática e serve em vários países, por fim, se estabelece em Portugal, onde entra em contato com Ramalho Ortigão, Eça de Queiroz, Guerra Junqueiro e Fialho de Almeida. Falece em Lisboa, Portugal, no dia 20 de março de 1898.

Sua poesia de maior destaque é "Visita à Casa Paterna":

Como a ave que volta ao ninho antigo,

Depois de um longo e tenebroso inverno,

Eu quis também rever o lar paterno,

O meu primeiro e virginal abrigo.

Entrei. Um gênio carinhoso e amigo,

O fantasma talvez do amor materno,

Tomou-me as mãos — olhou-me grave e terno,

E, passo a passo, caminhou comigo.

Era esta sala… (Oh! se me lembro! e quanto!)

Em que da luz noturna à claridade,

Minhas irmãs e minha mãe… O pranto

Jorrou-me em ondas… Resistir quem há de?

Uma ilusão gemia em cada canto,

Chorava em cada canto uma saudade.

Acervo: 245 frases e pensamentos de Guimarães Júnior.

Frases e Pensamentos de Guimarães Júnior

Há momentos que não falar, não ver e não ouvir é o melhor a fazer, às vezes afastar-se de certas situações ou pessoas torna-se uma boa alternativa para evitar momentos e coisas desagradáveis.

Guimarães Júnior
488 compartilhamentos

A probabilidade de alguém se ferrar na vida está ligado proporcionalmente a capacidade de fazer merda.

Guimarães Júnior

Os últimos estudos confirmam: As vezes ligar o foda-se ajuda a prevenir a depressão.

Guimarães Júnior

Se algo não vai bem... Pare um pouco, respire, reflita, mude de direção, dê um tempo a si mesmo, repense melhor, distraia-se, reinvente-se, converse com um amigo, absorva bons conselhos, decida-se, no entanto, não deixe a vida cair na monotonia você pode recomeçar quantas vezes for preciso baseando-se nas experiências passadas para mudar o rumo do seu viver.

Guimarães Júnior

A maior de todas as batalhas não é aquela que é realizada entre exércitos ou rivais, mas aquela que é combatida contra a própria consciência .

Guimarães Júnior