Biografia de Gabriela Mistral

Gabriela Mistral

Gabriela Mistral (1889-1957) foi uma poetisa, educadora e diplomata chilena, Prêmio Nobel de Literatura de 1945.

Gabriela Mistral nasceu em Vicuña, Chile, no dia 7 de abril de 1889. Desde jovem, demonstrou interesse pela escrita e pela docência, Sua vida foi marcada por episódios trágicos: o suicídio do namorado e o suicídio de um sobrinho, fatos que refletiram em sua poesia.

Em 1914, ganhou um concurso de poesia e em 1922 publicou seu primeiro livro de poemas, “Desolação”, onde os temas são o amor, as mágoas e as perdas. Como professora, tornou-se uma referência na pedagogia – elaborou as bases do sistema educacional do México.

Gabriela foi consulesa do Chile e representou seu país em Nápoles, Madri e Rio de Janeiro. Em 1914, tornou-se o primeiro nome da América Latina a vencer o Prêmio Nobel de Literatura – na época, morava em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Sua poesia é mística e está cheia de lirismo. Faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de janeiro de 1957.

Acervo: 17 frases e pensamentos de Gabriela Mistral.

Frases e Pensamentos de Gabriela Mistral

Dai-me, Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço.

Gabriela Mistral

Nota: A autoria do pensamento é muitas vezes atribuída erroneamente a Cecília Meireles.

Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu. Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu. Onde houver um esforço de que todos fogem, fá-lo tu. Sê tu aquele que afasta as pedras do caminho.

Todo o país escravizado por outro ou outros países, tem na mão, enquanto souber ou puder conservar a própria língua, a chave da prisão onde jaz.

A beleza é a sombra de Deus sobre o universo.

Poema de Gabriela Mistral.


Somos culpados de muitos erros e muitas falhas,mas nosso pior crime é abandonar as crianças,desprezando a fonte da vida.
Muitas das coisas que precisamos podem esperar.
A criança não pode.
É exatamente agora que seus ossos estão se formando,seu sangue é produzido, e seus sentidos estão se desenvolvendo.
Para ela não podemos responder "Amanhã"


Seu nome é "Hoje"