Biografia de Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de junho de 1931. Filho de tradicional família de militares, em 1934 foi morar em São Paulo. Em 1952, formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1953, casa-se com a antropóloga Ruth Cardoso.

Como intelectual, passou três décadas dedicado à pesquisa e aos livros. Foi professor titular de ciências políticas na Universidade de São Paulo aos 37 anos de idade. Foi professor das Universidades de Paris (França), Princeton (EUA), Cambridge (Inglaterra), entre outras. Fundou o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em 1969. Foi presidente da Associação Internacional de Sociologia.

Fernando Henrique foi senador, membro da Assembleia Nacional que elaborou a Constituição de 1988. Foi Ministro das Relações Exteriores, e Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco. Foi eleito presidente por dois mandatos, entre 1995 e 2002.

Autor de diversas obras, entre elas, “Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional” (1962), “Dependência e Desenvolvimento na América Latina” (1969), “O Modelo Político Brasileiro e Outros Ensaios” (1972) e “As Ideias e seu Lugar: Ensaios Sobre a Teoria do Desenvolvimento” (1980). No dia 27 de junho de 2013, foi eleito para a Academia Brasileira de letras, ocupando a cadeira nº 36.

Acervo: 9 frases e pensamentos de Fernando Henrique Cardoso.

Frases e Pensamentos de Fernando Henrique Cardoso

A angústia é parte da condição humana. Não se pode deixar que a angústia da morte nos paralise. A resposta está no convívio com os outros. Não se vive sem amizade, sem amor, sem adversidade.

Fernando Henrique Cardoso
190 compartilhamentos

Não é a moeda forte que faz o país. O país é que faz a moeda forte.

Fernando Henrique Cardoso
96 compartilhamentos

Os brasileiros são caipiras, desconhecem o outro lado, e, quando conhecem, encantam-se.

Fernando Henrique Cardoso
146 compartilhamentos

Nem o presidente nem os ministros são acrobatas de circo para fazer piruetas, receber aplausos e desaparecer nos bastidores.

Fernando Henrique Cardoso
31 compartilhamentos

Cada um tem que inventar sua resposta. Dar sentido a sua vida. A vida, em si, não tem sentido. Cada um tem que construir o seu sentido. E vai sofrer para encontrar.

Fernando Henrique Cardoso
65 compartilhamentos