Biografia de F. Scott Fitzgerald

F. Scott Fitzgerald

F. Scott Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, no dia 24 de setembro de 1896. Filho de um rico fazendeiro ingressou na Universidade de Princeton, sem mostrar interesse pelos estudos, não concluiu o curso.

Em 1920 publica seu primeiro romance “Este Lado do Paraíso”. De cunho autobiográfico, a obra é o retrato de uma época de transição de uma geração jovem desiludida com a guerra, conhecida como “Geração Perdida”, que proclama a falência do sonho norte-americano de uma sociedade harmônica. O livro torna-se um sucesso de vendas e Scott passa a ser o porta-voz dos jovens.

Em 1922 publica a obra, “Belos e Malditos”. Em 1924, junto com outros escritores, parte para a França em busca de um refúgio para suas criações literárias. Em 1925 escreve “O Grande Gatsby”, obra que o tornou conhecido, onde faz um retrato realista da sociedade norte-americana do começo do século XX, época definida por ele como “A Era do Jazz”, os anos prósperos e loucos que sucederam à Primeira Guerra Mundial. A obra o consagrou como um dos maiores escritores de seu tempo.

Em 1934 publicou o romance “Suave é a Noite”, considerado hoje um de seus melhores trabalhos. De volta aos Estados Unidos, em 1937, passa um longo período escrevendo ensaios e crônicas para revistas. Entrega-se ao álcool e vê sua esposa ser internada em um hospício. O autor faleceu em Hollywood, Califórnia no dia, 21 de dezembro de 1940, deixando inacabada a obra “O Último dos Magnatas”.

Acervo: 47 frases e pensamentos de F. Scott Fitzgerald.

Frases e Pensamentos de F. Scott Fitzgerald

A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo.

F. Scott Fitzgerald
1.9 mil compartilhamentos

A marca de uma inteligência de primeira ordem é a capacidade de ter duas ideias opostas presentes no espírito ao mesmo tempo e nem por isso deixar de funcionar.

F. Scott Fitzgerald
98 compartilhamentos

A genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento.

F. Scott Fitzgerald
141 compartilhamentos

A vida é toda um processo de demolição. Existem golpes que vêm de dentro, que só se sentem quando é demasiado tarde para fazer seja o que for, e é quando nos apercebemos definitivamente de que em certa medida nunca mais seremos os mesmos.

F. Scott Fitzgerald
173 compartilhamentos

Mostre-me um herói e eu escreverei uma tragédia.

F. Scott Fitzgerald
74 compartilhamentos