Epíteto

Encontrados 14 pensamentos de Epíteto

" Se falarem mal de ti com fundamento, corrige-te; se o fize­rem sem fundamento, limita-se a rir. "

Epíteto
60 compartilhamentos

" Só há um meio de ser livre: é desprezar tudo quanto de nós não depende. "

Epíteto
33 compartilhamentos

"Perdeste bens, prazeres, distinções, e a isso consideras grande perda, de que não consegues consolar-te. Mas pouca importância dás à perda da fidelidade, do pudor, da doçura, da modéstia. No entanto, o que nos arranca aqueles bens é uma causa involuntária e alheia a nós; por conseguinte não há desdouro nenhum em per­dê-los. Mas quanto aos últimos, que são bens interiores, se os perde­mos é por culpa nossa; e se vergonhoso e reprovável é não possuí-los, mais digno de censura e de vergonha é perdê-los. "

Epíteto

"A alma é um tanque cheio de água; as opiniões são a luz que o ilumina. Quando a água está agitada, também a luz, aparente­mente, o está. Dá-se o mesmo com o homem; perturbado, não são as virtudes que se transtornam e confundem, são as paixões que se movimentam; uma vez que se acalmem, tudo voltará à tranquilidade "

Epíteto
17 compartilhamentos

" Mantém todos os dias diante dos olhos a morte, o exílio e outras coisas que a maioria dos homens coloca no número dos males. Mas cuida, sobretudo, da morte, porque com tal meio não terás pensamento baixo nem servil, nem tampouco desejarás coisa alguma com paixão. "

Epíteto
Inserida por hipolitodamaris

Não busques que os acontecimentos aconteçam
como queres, mas quere que aconteçam como acontecem,
e tua vida terá um curso sereno.

Epíteto

Lembra que és um ator de uma peça teatral, tal como o quer o autor. Se ele a quiser breve, breve será. Se ele a quiser longa, longa será. Se ele quiser que interpretes o papel de mendigo, é para que
interpretes esse papel com talento. E, da mesma forma, se ele quiser que interpretes o papel de coxo, de magistrado, de homem comum. Pois isto é teu: interpretar belamente o papel que te é dado – mas escolhê-lo, cabe a outro.

Epíteto

Podes ser invencível se não te engajares em
lutas nas quais vencer não depende de ti.

Epíteto
11 compartilhamentos

Se alguém entregasse teu corpo a quem
chegasse, tu te irritarias. E por que entregas teu pensamento a quem quer que apareça, para que, se ele te insultar, teu pensamento se inquiete e se confunda? Não te envergonhas por isso?

Epíteto

Se te disserem que alguém, maldosamente, falou coisas terríveis de ti, não te defendas das coisas ditas, mas responde que “Ele desconhece meus outros defeitos, ou
não mencionaria somente esses”.

Epíteto

Estes argumentos são inconsistentes: “Eu sou mais rico do que tu, logo sou superior a ti”; “Eu sou mais eloquente do que tu, logo sou superior a ti”. Mas, antes, estes são consistentes: “Eu sou mais rico do que tu, logo minhas posses são maiores do que as tuas”; “Eu sou mais eloquente do que tu, logo minha eloquência é maior do que a tua”. Pois tu não és nem as posses, nem a
eloquência.

Epíteto

Alguém se banha de modo apressado: não digas que ele <se banha> de modo ruim, mas de modo apressado. Alguém bebe muito vinho: não digas que ele <bebe> de modo ruim, mas que <bebe> muito. Pois, antes de discernir a opinião dele, como sabes que ele <age> de modo ruim? Assim, não ocorrerá que apreendas as representações compreensivas de umas coisas e dês assentimento a outras

Epíteto

Os homens não são perturbados por coisas, mas sim pela opinião que têm delas.-Capturam a essência da perspectiva de que nossas idéias ou pensamentos são uma força controladora em nossa vida emocional.

Epíteto
16 compartilhamentos

Se devo morrer, morrerei quando chegar a hora. Como, ao que me parece, ainda não é a hora, vou comer porque estou com fome.

Epíteto