Biografia de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe

O escritor Edgar Allan Poe nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho de pobres atores ambulantes teve uma vida complicada. Quando tinha 1 ano, o pai abandonou a família. Com dois anos ficou órfão de mãe. Foi adotado por um rico comerciante escocês. Estudou em Glasgow, na Escócia, e em um internato em Londres, onde a família se estabeleceu.

Em 1820 estava de volta aos Estados Unidos. Em 1823 escreveu seus primeiros poemas. Ingressou na Universidade de Virgínia, mas o envolvimento com o álcool o levou a abandonar os estudos. Tinha uma relação conflituosa com o pai adotivo.

Vai morar na casa de uma tia. Casa-se escondido com a prima de apenas 13 anos de idade. Muda-se para Nova Iorque e trabalha em vários periódicos. Em 1847, sua mulher morre, agravando ainda mais seu vício.

Escreve contos, poemas, romances e novelas. Os temas principais de sua obra são a morte e as perdas. Os contos policiais o levaram a ser considerado o pai das modernas histórias de detetive. Entre seus trabalhos destacam-se: “Os assassinatos na Rua Morgue” (1841), “A Máscara da Morte Escarlate” (1842), “O Gato Preto” (1843) e “O Corvo” (1845), que foi traduzido para a língua portuguesa por Fernando Pessoa e Machado de Assis.

Apesar de ter reconhecimento em vida, morreu na miséria. Foi encontrado bêbado, delirando em uma taverna. Foi levado para o hospital onde passou seus últimos dias. Faleceu em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, no dia 7 de outubro de 1849.

Acervo: 68 frases e pensamentos de Edgar Allan Poe.

Frases e Pensamentos de Edgar Allan Poe

Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.

Edgar Allan Poe
1.2 mil compartilhamentos

Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite.

Edgar Allan Poe
1.1 mil compartilhamentos

A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve.

Edgar Allan Poe
2.4 mil compartilhamentos

Tudo o que vemos ou parecemos não passa de um sonho dentro de um sonho.

Edgar Allan Poe
570 compartilhamentos

Convencido eu mesmo, não procuro convencer os demais.

Edgar Allan Poe
713 compartilhamentos