Biografia de Denis Diderot

Denis Diderot

Denis Diderot nasceu em Langres, na França, no dia 5 de outubro de 1713. Estudou no colégio jesuíta de Langres. Em 1728 mudou-se para Paris e ingressou no Liceu Saint-Louis. Em 1732 recebeu o grau de mestre em Artes na Universidade de Paris.

Diderot fez parte do grupo de pensadores do século XVIII que pretendiam livrar a humanidade das trevas e trazê-la às luzes por meio do conhecimento. Esses filósofos foram chamados de iluministas e o movimento em seu conjunto Iluminismo. Nessa época, a atividade cultural revelou um forte anseio de liberdade e ruptura com os valores tradicionais.

Denis Diderot realizou diversos trabalhos como tradutor. Sua primeira obra literária e a de maior destaque foi “Lettres Sur les Aveugles a L’Usage de Ceux qui Voiente” (Cartas Sobre os Cegos Para Uso Por Aqueles Que Veem). No texto, em formato de carta, o autor aborda aspectos marcados pela corrente filosófica do iluminismo na França. Em forma de metáfora o autor coloca a razão em primeiro lugar, superando o misticismo que marcou o período que precedeu a época das luzes.

Entre os anos de 1751 e 1772, Diderot coordenou a elaboração da “Enciclopédia”, obra monumental dividida em 35 volumes que reuniu os mais importantes conhecimentos científicos e artísticos de sua época. Contou com a ajuda do matemático Jean D’Alembert e mais 130 colaboradores. A obra era chamada, por eles, de “Suma filosófica”, que deveria substituir a Suma teológica de Santo Tomás de Aquino.

A publicação da obra enfrentou diversas resistências e pressões dos grupos articulados com o Antigo Regime. Diderot chegou a ser preso, o que atrasou a elaboração da obra. Em 1759 a Enciclopédia foi condenada pelo papa Clemente XIII. Proibida pelo governo por divulgar ideias iluministas, a obra passou a circular clandestinamente, só liberada quando da expulsão dos jesuítas. Denis Diderot faleceu em Paris, França, no dia 31 de julho de 1784.

Acervo: 77 frases e pensamentos de Denis Diderot.

Frases e Pensamentos de Denis Diderot

Uma palavra grosseira, uma expressão bizarra, ensinou-me por vezes mais do que dez belas frases.

Denis Diderot
889 compartilhamentos

Aquele que contigo fala dos defeitos dos demais, com os demais fala dos teus.

Denis Diderot
353 compartilhamentos

Engolimos de um sorvo a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.

Denis Diderot
207 compartilhamentos

A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito.

Denis Diderot
1005 compartilhamentos

Perguntaram um dia a alguém se havia ateus verdadeiros. Você acredita, respondeu ele, que haja cristãos verdadeiros?

Denis Diderot
262 compartilhamentos