Biografia de Charles Chaplin

Charles Chaplin

Charles Chaplin nasceu em Walworth, Londres, Inglaterra, no dia 16 de abril de 1889. Filho de Charles Spencer e de Hannah Harriette Hill, ambos animadores do Music Hall. Com nove anos já atuava nos palcos londrinos. Com 19 anos começou a trabalhar no teatro de variedades onde fez sucesso como mímico. Em 1910 fez sua primeira turnê nos Estados Unidos. Em 1913, estreou no cinema, contratado pela Keystone Film Company.

Seu principal personagem foi O Vagabundo (The Tramp): um andarilho pobretão com as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, vestindo um casaco firme e esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal, um pequeno bigode.

Em 1918, no auge de seu sucesso, ele abriu sua própria empresa cinematográfica, e, a partir daí, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais, tais como a miséria e o desemprego. Produziu grandes obras como: O Circo, Rua de Paz e Luzes da Cidade.

Adepto ao cinema mudo, o também cineasta era contra o surgimento do cinema sonoro, mas como grande artista que era, logo se adaptou e voltou a produzir verdadeiras obras primas: O Grande Ditador, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta.

Na década de 1930 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários a moral e aos bons costumes. Porém, na verdade, representavam uma crítica ao sistema capitalista, à repressão, à ditadura e ao sistema autoritário que vigorava na Alemanha.

Charles Chaplin foi acusado de comunista e perseguido pelo Macarthismo. Mudou-se para a Suíça, onde faleceu em Corsier-sur-Vevey, no dia 25 de dezembro de 1977.

Acervo: 155 frases e pensamentos de Charles Chaplin.

Frases e Pensamentos de Charles Chaplin

A persistência é o caminho do êxito.

Charles Chaplin
16 mil compartilhamentos

Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.

Charles Chaplin
22 mil compartilhamentos

Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.

Charles Chaplin
10 mil compartilhamentos

A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.

Charles Chaplin
15 mil compartilhamentos

Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...

Charles Chaplin
29 mil compartilhamentos