Carloseduardobalcarse

501 - 525 do total de 978 pensamentos de Carloseduardobalcarse

“Adiar permanentemente quem podemos ser talvez seja uma das maneiras mais silenciosas de desperdiçar quem somos.”

“Não deveríamos cuidar apenas daquilo que colocamos no corpo. Também precisamos observar aquilo que permitimos permanecer diariamente na consciência.”

“Pensamentos também criam ambientes internos.”

“Uma consciência permanentemente alimentada por ruído pode começar a confundir agitação com vida.”

“Algumas das maiores revoluções começam quando deixamos de obedecer automaticamente àquilo que sempre pensamos.”

“Desobedecer a uma crença antiga pode ser o primeiro ato de liberdade de uma consciência nova.”

“Nem toda rebeldia precisa acontecer contra o mundo. Algumas precisam acontecer contra os limites que aprendemos a chamar de nós mesmos.”

“Os anos dizem há quanto tempo existimos. Não necessariamente revelam há quanto tempo começamos a compreender a existência.”

“Podemos envelhecer cronologicamente sem amadurecer conscientemente.”

“Talvez nossa verdadeira idade não seja apenas o tempo que vivemos, mas a consciência que conseguimos construir com o tempo vivido.”

“O futuro não começa amanhã. Ele começa nas escolhas que fazemos antes de amanhã chegar.”

“Não escrevemos o futuro diretamente; escrevemos decisões cujas consequências chegarão antes de nós.”

“Somos autores de consequências que somente conheceremos depois que nossas escolhas já tiverem sido escritas.”

“Consciência sem autoria é perceber a própria vida e continuar permitindo que outros a escrevam.”

“Discernimento é a capacidade de criar uma distância entre aquilo que pensamos e aquilo que decidimos continuar pensando.”

A distância entre pensar e acreditar

Discernimento é a capacidade de criar uma distância entre aquilo que pensamos e aquilo que decidimos continuar pensando.

Porque pensar alguma coisa não significa que aquilo seja verdade.

Pensamentos surgem de experiências, medos, desejos, lembranças, crenças, condicionamentos e interpretações. Alguns nasceram em nós. Outros foram colocados em nós antes mesmo que tivéssemos consciência suficiente para questioná-los.

O problema começa quando transformamos todo pensamento em verdade simplesmente porque ele aconteceu dentro da nossa própria mente.

Pensamos e acreditamos.

Acreditamos e repetimos.

Repetimos e nos convencemos.

Depois de algum tempo, já não sabemos se aquela ideia é verdadeira ou se apenas se tornou familiar.

A repetição pode dar aparência de verdade até mesmo àquilo que nunca foi questionado.

É justamente nesse pequeno espaço entre pensar e acreditar que o discernimento precisa existir.

Discernir não significa impedir a mente de pensar.

Significa impedir que todo pensamento tenha autoridade para nos governar.

É conseguir olhar para aquilo que pensamos e perguntar:

Isso é um fato ou uma interpretação?

É uma convicção ou um condicionamento?

É prudência ou medo?

É aquilo que penso hoje ou apenas aquilo que aprendi a pensar ontem?

Talvez liberdade intelectual não seja poder pensar qualquer coisa.

Liberdade intelectual é poder questionar até aquilo que pensamos livremente.

Porque algumas das prisões mais difíceis de perceber não possuem grades. Possuem certezas.

E algumas das ideias que mais limitam nossa existência não foram impostas por alguém.

Foram repetidas tantas vezes dentro de nós que deixamos de perceber que poderiam ser revistas.

Por isso, desenvolver discernimento também significa desenvolver uma espécie de intervalo consciente.

Um espaço entre o pensamento e a crença.

Entre o impulso e a decisão.

Entre aquilo que aparece na consciência e aquilo que receberá nossa autorização para permanecer nela.

Talvez não possamos escolher todos os pensamentos que chegam.

Mas podemos aprender a escolher quais pensamentos continuarão encontrando morada em nós.

Pensar é um acontecimento da mente. Continuar pensando também pode ser uma decisão da consciência.

É nessa distância que começamos a deixar de ser apenas consequência daquilo que pensamos para nos tornarmos também autores daquilo que decidimos cultivar.

Porque amadurecer não é parar de mudar de pensamento.

É exatamente o contrário.

É adquirir consciência suficiente para perceber quando um pensamento já não merece continuar sendo nosso.

Discernimento é a capacidade de criar uma distância entre aquilo que pensamos e aquilo que decidimos continuar pensando.

E talvez seja justamente nessa distância que comece uma das formas mais profundas de liberdade:

a liberdade de não precisar continuar acreditando em nós mesmos apenas porque fomos nós que pensamos.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

Consciência sem autoria

Consciência sem autoria é perceber a própria vida e continuar permitindo que outros a escrevam.

Talvez não baste saber quem somos, reconhecer nossas dores, compreender nossos comportamentos e identificar aquilo que precisa mudar. Podemos ter consciência de tudo isso e, ainda assim, continuar vivendo exatamente da mesma maneira.

Porque perceber não é necessariamente transformar.

Há pessoas conscientes de suas prisões que continuam entregando as chaves aos outros.

Sabem que vivem para corresponder às expectativas alheias. Sabem que determinados caminhos já não fazem sentido. Sabem que algumas escolhas não lhes pertencem. Reconhecem seus medos, suas insatisfações e até aquilo que desejariam fazer diferente.

Mas continuam.

Nesse momento, a consciência tornou-se espectadora daquilo que já conseguiu enxergar.

Não basta acordar se continuamos vivendo como quem ainda dorme.

Autoria começa quando a consciência deixa de apenas observar e passa a participar.

Não significa controlar tudo aquilo que acontece. Existem circunstâncias que não escolhemos, perdas que não autorizamos, acontecimentos que não podemos impedir e páginas que a vida escreve sem pedir nossa permissão.

Mas uma história não é formada apenas pelo que acontece.

Também é formada pela maneira como respondemos ao que aconteceu.

Não somos autores de todos os acontecimentos, mas podemos assumir a autoria das respostas que damos a eles.

Talvez seja exatamente aí que o protagonismo deixe de ser discurso e se transforme em responsabilidade.

Assumir autoria não é acreditar que podemos tudo.

É parar de entregar aos outros a responsabilidade por aquilo que ainda podemos escolher.

Família influencia.

Sociedade influencia.

Passado influencia.

Medo influencia.

Circunstâncias influenciam.

Mas influência não deveria significar autoria definitiva.

Quando vivemos exclusivamente para atender às expectativas externas, podemos construir uma vida admirada por muitos e desconhecida por aquele que precisa vivê-la.

E existe uma diferença enorme entre ser aceito e pertencer a si mesmo.

Quem passa a vida tentando caber nas expectativas dos outros pode terminar sem espaço dentro da própria existência.

Por isso, consciência precisa produzir movimento.

Perceber.

Discernir.

Escolher.

Responsabilizar-se.

Agir.

Rever.

Transformar.

Talvez esse seja o caminho entre consciência e autoria.

Porque conhecer a própria história é importante, mas chega um momento em que precisamos decidir quem continuará segurando a caneta.

O passado?

O medo?

A necessidade de aprovação?

As expectativas?

Ou a consciência que finalmente compreendeu que também pode participar daquilo que ainda será escrito?

Consciência sem autoria é perceber a própria vida e continuar permitindo que outros a escrevam.

Autoria é diferente.

É olhar para uma história que nunca esteve completamente sob nosso controle e, mesmo assim, assumir responsabilidade pelas páginas que ainda podemos escrever.

Porque talvez protagonizar a própria existência não seja ocupar o papel principal diante dos outros.

É algo muito mais difícil:

deixar de ser coadjuvante diante de si mesmo.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

Para pensar não basta pensar

“Para PENSAR não basta PENSAR, é necessário DUVIDAR do que PENSAMOS…”

Pensar não é garantia de verdade.

Talvez esse seja um dos maiores enganos da própria mente: acreditar que, porque um pensamento nasceu dentro de nós, ele necessariamente nos pertence; e, porque acreditamos nele, necessariamente corresponde à realidade.

Pensamos a partir daquilo que aprendemos, vivemos, ouvimos, tememos, desejamos e acreditamos. Pensamos através da educação que recebemos, das palavras que repetimos, das experiências que interpretamos e até das certezas que nunca tivemos coragem de colocar em dúvida.

Por isso, nem todo pensamento é verdadeiramente nosso.

Existem pensamentos herdados.

Pensamentos emprestados.

Pensamentos impostos.

Pensamentos repetidos tantas vezes que perderam sua origem e ganharam aparência de verdade.

Talvez uma das maiores formas de alienação aconteça quando alguém acredita estar pensando por si mesmo enquanto apenas reproduz aquilo que aprendeu a não questionar.

Quem nunca duvida do próprio pensamento corre o risco de passar a vida defendendo ideias que nunca chegou verdadeiramente a pensar.

É por isso que a dúvida não deveria ser compreendida como inimiga do conhecimento.

Existe uma dúvida que paralisa, mas existe outra que desperta.

A dúvida consciente não destrói o pensamento. Ela o examina.

Pergunta de onde veio.

Por que permaneceu.

Em que evidências se sustenta.

Quais interesses o atravessam.

Quanto existe de fato, medo, crença, interpretação ou conveniência naquilo que chamamos de certeza.

Nesse sentido, duvidar não é deixar de pensar. É pensar sobre aquilo que pensamos.

Talvez aí esteja uma das fronteiras entre pensamento e consciência.

A mente produz pensamentos.

A consciência consegue observá-los.

O discernimento os confronta.

E a autoria começa quando deixamos de obedecer automaticamente a tudo aquilo que acontece dentro de nós.

Porque existe uma diferença enorme entre ter um pensamento e ser governado por ele.

Podemos questionar o mundo inteiro e continuar intelectualmente aprisionados se existir uma única autoridade que jamais permitirmos colocar sob investigação: nós mesmos.

E talvez a liberdade do pensamento comece exatamente quando adquirimos coragem para perguntar:

E se eu estiver errado?

Essa pergunta aparentemente simples ameaça o ego porque abre espaço para algo muito maior do que a necessidade de ter razão: a possibilidade de aprender.

Quem precisa estar sempre certo transforma o conhecimento em defesa.

Quem admite poder estar errado transforma o conhecimento em caminho.

Por isso, consciência não deveria significar acumular respostas.

Talvez consciência seja também desenvolver perguntas melhores.

Perguntas capazes de atravessar nossas certezas.

Perguntas que não interrogam somente aquilo que sabemos, mas quem em nós decidiu acreditar naquilo que sabemos.

A educação deveria ensinar isso.

Não apenas o que pensar.

Nem simplesmente como responder.

Mas como investigar o próprio pensamento.

Uma educação que entrega respostas sem desenvolver a capacidade de questioná-las pode produzir pessoas informadas e, ainda assim, intelectualmente dependentes.

Conhecimento acumulado não é necessariamente consciência ampliada.

Podemos saber muito e discernir pouco.

Podemos possuir informações suficientes para explicar o mundo e consciência insuficiente para perceber aquilo que acontece dentro de nós enquanto o explicamos.

É por isso que penso no discernimento como uma espécie de distância consciente: a capacidade de não confundir imediatamente aquilo que pensamos com aquilo que é.

Entre o pensamento e a verdade deveria existir uma pergunta.

Entre a certeza e a decisão deveria existir discernimento.

Entre aquilo que aprendemos e aquilo que continuaremos acreditando deveria existir consciência.

Talvez amadurecer intelectualmente não seja chegar ao ponto em que finalmente encontramos todas as respostas.

Talvez seja chegar ao ponto em que já não precisamos transformar nossas respostas em verdades intocáveis.

Porque uma ideia que não suporta perguntas talvez nunca tenha sido suficientemente pensada.

E existe ainda uma pergunta mais incômoda:

Quantos dos pensamentos que chamamos de nossos sobreviveriam se tivéssemos coragem de descobrir de onde vieram?

É nesse ponto que pensar deixa de ser apenas atividade mental e começa a se transformar em autoria.

Não quero que alguém pense como eu penso.

Quero que aquilo que penso provoque alguém a investigar aquilo que pensa.

Porque ensinar alguém a repetir uma conclusão cria seguidores.

Provocar alguém a construir suas próprias perguntas pode formar pensadores.

E talvez essa seja uma das maiores responsabilidades de quem escreve, ensina, fala ou simplesmente ousa compartilhar uma ideia: não aprisionar outras consciências dentro das próprias conclusões.

Pensamento não deveria ser ponto final.

Deveria ser ponto de partida.

Por isso:

“Para PENSAR não basta PENSAR, é necessário DUVIDAR do que PENSAMOS…”

Porque quem duvida de tudo, menos de si mesmo, ainda deixou intacta talvez a mais perigosa de todas as certezas.

E quem aprende a pensar sobre o próprio pensamento descobre algo desconfortável, mas profundamente libertador:

às vezes, para encontrar aquilo que realmente pensamos, precisamos primeiro desaprender aquilo que aprendemos a pensar.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

O sofrimento é o fermento do crescimento

Há dores que doem.
E há dores que desdoem.

Desdoem porque, enquanto doem, retiram de nós aquilo que talvez nunca tivéssemos coragem de retirar por vontade própria.

Estranho?

Talvez.

Mas a vida é estranha justamente porque, muitas vezes, aquilo que pensamos estar nos destruindo está destruindo apenas aquilo que precisava deixar de existir em nós.

Costumamos perguntar:

“Por que estou sofrendo?”

Talvez devêssemos inverter a pergunta:

“O que em mim está sofrendo?”

Parece a mesma pergunta.

Não é.

Uma procura a causa da dor.
A outra procura quem somos dentro dela.

E talvez seja aí que começa o crescimento.

Sempre digo:

“O sofrimento é o fermento do crescimento.”

Mas fermento algum aumenta aquilo que não existe.

É preciso haver massa.

E talvez a grande questão não seja o tamanho do sofrimento que colocaram em nossa vida, mas o que fazemos com aquilo que a vida colocou dentro de nós.

Porque sofrer não significa crescer.

Há quem sofra e cresça.
Há quem sofra e endureça.
Há quem sofra e aprenda.
Há quem sofra e apenas aprenda a sofrer.

Portanto, a dor não ensina necessariamente.

A consciência da dor é que pode transformar sofrimento em ensinamento.

E aqui está o paradoxo:

Queremos uma vida sem sofrimento, mas desejamos a profundidade que, muitas vezes, somente adquirimos depois dele.

Queremos maturidade sem maturação.

Consciência sem confronto.

Sabedoria sem dúvida.

Crescimento sem fermento.

Queremos nos tornar grandes permanecendo exatamente do tamanho que somos.

Mas como?

Talvez por isso eu diga que “a vida é a eterna escola da alma.”

Nessa escola, algumas das aulas que mais ensinam são justamente aquelas às quais jamais nos matricularíamos voluntariamente.

Perdas.

Fracassos.

Ausências.

Decepções.

Rejeições.

Solidão.

O problema é que confundimos sofrimento com sentença, quando ele pode ser interrogação.

A dor pergunta.

Nós é que frequentemente respondemos apenas sofrendo.

E sofrer o sofrimento é sofrer duas vezes: primeiro pelo que aconteceu; depois pela resistência em aceitar que aconteceu.

Não significa gostar da dor.

Não significa romantizar tragédias.

Há sofrimentos injustos, desnecessários e devastadores.

Significa apenas compreender que, depois que determinada dor entrou em nossa história, existe uma escolha que ainda nos pertence:

permitir que ela seja apenas uma ferida ou transformá-la também em uma abertura.

Porque algumas feridas fecham.

Outras abrem os olhos.

E talvez exista gente com os olhos fechados justamente porque nunca permitiu que suas feridas abrissem sua consciência.

Afinal, “a mente mente e o discernimento desmente.”

A mente diz:

“Acabou.”

O discernimento pergunta:

“Acabou o quê?”

A mente diz:

“Eu perdi.”

O discernimento pergunta:

“Você perdeu ou foi libertado daquilo que já havia perdido você?”

A mente diz:

“Minha vida deu errado.”

E a consciência talvez responda:

“Ou foi o seu conceito de vida certa que deu errado?”

Percebe?

Talvez o sofrimento não destrua apenas certezas.

Talvez ele revele que algumas de nossas certezas já estavam destruindo a gente.

É por isso que “o senso comum comumente mente.”

Ensinaram-nos que felicidade significa ausência de problemas.

Então passamos a vida tentando eliminar tudo aquilo que nos incomoda.

Mas uma vida completamente confortável produziria necessariamente uma consciência confortável?

E uma consciência confortável teria algum motivo para sair do lugar?

Talvez não.

Porque o conforto acomoda.

E aquilo que acomoda, às vezes, incomoda menos justamente porque transforma menos.

Não estou dizendo que precisamos procurar sofrimento.

A vida é suficientemente competente para encontrá-lo por nós.

Estou dizendo outra coisa:

quando ele chegar, não desperdice a dor.

Se vai doer, que revele.

Se vai ferir, que ensine.

Se vai derrubar, que derrube também alguma ilusão.

Se vai tirar alguma coisa de você, que leve junto aquilo que já não deveria permanecer.

Porque “somente seguimos em frente quando enfrentamos de frente.”

Talvez crescer seja exatamente isso:

não sair intacto.

Sair inteiro.

Porque intacto é aquilo que não foi tocado.

Inteiro é aquilo que, mesmo tocado, ferido, quebrado e reconstruído, conseguiu não se perder de si.

E aqui mora outro paradoxo:

Às vezes, precisamos nos quebrar para descobrir quais pedaços nunca foram nossos.

Crenças que herdamos.

Medos que aprendemos.

Culpas que carregamos.

Personagens que interpretamos.

Expectativas que os outros colocaram sobre nós e que passamos a chamar de “eu”.

Então talvez algumas dores não estejam quebrando você.

Talvez estejam quebrando aquilo que você acreditava ser você.

E se for assim?

Quem sobra quando aquilo que você pensava ser você deixa de existir?

Talvez você.

Por isso, “ninguém poderá te defender de você mesmo.”

Nem todo sofrimento produz crescimento.

Mas todo sofrimento pode nos colocar diante de uma escolha:

fermentar ou ferir.

E talvez até essa oposição esteja errada.

Porque algumas coisas precisam ferir para fermentar.

O sofrimento é o fermento do crescimento.

Mas atenção:

fermento faz crescer a massa.

Portanto, talvez a pergunta final não seja:

“Quanto eu sofri?”

A pergunta é muito mais desconfortável:

“O que cresceu em mim depois que eu sofri?”

Se cresceu a raiva, o sofrimento fermentou a raiva.

Se cresceu o medo, fermentou o medo.

Se cresceu a amargura, fermentou a amargura.

Mas se cresceram consciência, discernimento, humanidade, sabedoria e capacidade de amar…

então talvez finalmente compreendamos:

não é o sofrimento que determina o crescimento.

É aquilo que permitimos que o sofrimento faça crescer dentro de nós.

Porque até o fermento precisa encontrar alguma coisa para fermentar.

E talvez esta seja a parte mais incômoda de todas:

o sofrimento pode ser inevitável.
O que ele fará crescer em nós, não.

Carlos Eduardo Balcarse
2 de setembro de 2026

TEMPO É VIDA

“Tempo é vida, pois nem todo dinheiro do mundo compra mais tempo.”

Existe uma contradição silenciosa sustentando quase toda a nossa existência:

vendemos tempo para ganhar dinheiro, mas nenhum dinheiro consegue comprar o tempo que vendemos.

Trabalhamos por hora.
Recebemos por mês.
Calculamos salários.
Negociamos valores.

Mas talvez tenhamos calculado tudo errado.

Porque o salário não paga apenas o nosso trabalho.

Paga uma parte da nossa vida.

Quando alguém diz: “meu salário é tanto”, talvez devesse perguntar:

quanto da minha vida estou entregando para recebê-lo?

Dinheiro se ganha.
Dinheiro se perde.
Dinheiro se recupera.

Tempo, não.

O dinheiro pode voltar para a conta.

O ontem não volta para o calendário.

E aqui começa o paradoxo:

passamos grande parte da vida tentando ganhar dinheiro para viver, enquanto gastamos a própria vida tentando ganhá-lo.

Ganhamos dinheiro perdendo tempo.
E podemos perder a vida acreditando que estamos ganhando.

Não se trata de condenar o dinheiro.

Precisamos dele.

Literalmente vendemos nosso tempo para sobreviver. Entregamos horas, dias, conhecimento, esforço, presença, corpo e mente em troca de recursos que nos permitem continuar existindo.

O problema não está em vender parte do tempo.

O problema começa quando vendemos tanto tempo para sobreviver que já não sobra vida para viver.

Talvez uma das maiores ilusões humanas seja chamar de “custo de vida” apenas aquilo que pagamos com dinheiro.

Existem coisas que custam dinheiro.

Outras custam tempo.

E algumas custam tanto tempo que, no final, custaram a própria vida.

Uma casa pode custar vinte anos.

Uma carreira pode custar trinta.

Uma ambição pode custar uma família.

Uma mágoa pode custar décadas.

Uma espera pode custar uma oportunidade.

E aquilo que aparentemente não tinha preço pode ter custado justamente aquilo que não tinha reposição.

Tempo é a moeda invisível da existência.

Talvez por isso seja tão fácil gastá-lo.

Não vemos o tempo saindo de nossas mãos.

Vemos o dinheiro saindo da conta, mas não vemos a vida saindo do corpo.

O relógio não marca apenas horas.

Marca ausências.

Cada minuto que chega traz uma possibilidade.

Cada minuto que passa leva uma impossibilidade.

Por isso, o tempo é estranho:

quando temos, não sabemos quanto temos.

Quando perdemos, descobrimos que não tínhamos tanto.

E quando percebemos seu verdadeiro valor, parte dele já virou passado.

Passamos anos dizendo:

“quando eu tiver dinheiro…”

“quando eu tiver tempo…”

“quando tudo melhorar…”

Mas talvez a pergunta seja outra:

quanto da vida estamos adiando enquanto esperamos começar a viver?

O futuro é o lugar onde depositamos quase tudo aquilo que não tivemos coragem de viver no presente.

Só existe um problema:

o futuro aceita depósitos, mas não oferece garantia de saque.

Acumulamos patrimônio imaginando segurança.

Mas ninguém acumula amanhã.

Podemos deixar dinheiro para nossos filhos.

Podemos deixar casas.

Empresas.

Livros.

Terras.

Investimentos.

Mas não podemos deixar para eles os nossos minutos não vividos.

Porque tempo não se transfere.

Não se herda.

Não se financia.

Não se parcela.

Não se estoca.

Tempo só se vive — ou se perde.

Talvez riqueza, então, precise ser repensada.

Rico não é apenas quem possui muito.

Talvez seja também quem ainda consegue possuir a si mesmo.

Quem ganha dinheiro sem perder completamente a vida.

Quem trabalha sem transformar toda a existência em expediente.

Quem entende que produzir é necessário, mas existir é anterior à produção.

Porque há pessoas com muito dinheiro e nenhum tempo.

E pessoas com algum tempo que passam a vida inteira tentando transformá-lo em dinheiro.

No final, ricos e pobres possuem uma conta que nenhum banco apresenta:

o saldo de vida.

E esse saldo diminui mesmo quando o patrimônio aumenta.

Essa talvez seja a conta mais cruel da existência:

podemos enriquecer enquanto empobrecemos de tempo.

Por isso, não pergunte apenas quanto você ganha.

Pergunte quanto de você custa aquilo que você ganha.

Não pergunte apenas quanto vale sua hora de trabalho.

Pergunte quanto vale uma hora da sua vida.

São perguntas parecidas.

Mas não são a mesma pergunta.

Uma calcula dinheiro.

A outra calcula existência.

E talvez cheguemos à conclusão mais incômoda:

não trabalhamos apenas para ganhar dinheiro.
Trocamos fragmentos irrepetíveis da nossa existência por dinheiro.

Portanto, escolha cuidadosamente aquilo pelo qual você aceita trocar seu tempo.

Porque dinheiro é uma moeda que carregamos.

Tempo é uma moeda que somos.

Quando gastamos dinheiro, temos menos dinheiro.

Quando gastamos tempo, temos menos nós.

E quando o último minuto chegar, talvez finalmente compreendamos aquilo que passamos a vida inteira tentando aprender:

não fomos proprietários do tempo.

Fomos passageiros dele.

O relógio nunca esteve contando as horas.

Estava descontando a vida.

Por isso digo:

“Tempo é vida, pois nem todo dinheiro do mundo compra mais tempo.”

E acrescento:

Não venda sua vida tão barato apenas porque decidiram pagar seu tempo por hora.

Dinheiro pode comprar quase tudo aquilo que existe ao nosso redor.

Mas não compra aquilo que já deixou de existir dentro do calendário.

Afinal,

podemos gastar a vida para ganhar dinheiro,
mas não podemos gastar dinheiro para ganhar outra vida.

E talvez a maior riqueza não seja ter dinheiro suficiente para comprar tudo o que desejamos.

Talvez seja perceber, antes que seja tarde demais, o que não deveríamos vender por dinheiro algum.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

FILOSOFIA BALCARSE (PARTE) — A DÚVIDA COMO DESPERTAR

Minha filosofia não pretende ensinar você a pensar como eu.

Pretende provocar algo mais incômodo:

Fazer você duvidar daquilo que pensa quando acredita que já pensou o suficiente.

Porque pensar não é repetir pensamentos. Pensar é investigar quem está pensando dentro de nós.

Quantas das nossas certezas são realmente nossas?

Quantas são heranças, hábitos, medos, convenções e repetições que, de tão repetidas, passaram a receber o nome de verdade?

O senso comum comumente mente.
A mente mente.
E aquilo que não questionamos pode terminar nos governando.

Talvez liberdade não seja fazer tudo aquilo que queremos.

Talvez seja descobrir por que queremos aquilo que queremos.

Passamos a vida procurando respostas, quando algumas respostas são justamente aquilo que nos impede de continuar perguntando.

Por isso digo:

“Para PENSAR não basta PENSAR, é necessário DUVIDAR do que PENSAMOS…”

Veja a própria vida.

Literalmente vendemos nosso tempo para ganhar dinheiro para sobreviver.

Trabalhamos para ganhar a vida enquanto entregamos, em horas, pedaços da própria vida.

Precisamos do dinheiro.

Mas existe um paradoxo que não deveria passar despercebido:

Vendemos tempo para ganhar dinheiro, embora nem todo dinheiro do mundo possa comprar de volta o tempo vendido.

Talvez por isso eu diga que tempo é vida.

Dinheiro perdido pode ser recuperado.

Tempo perdido só pode ser compreendido.

E quase sempre o compreendemos depois que passou.

Vivemos dizendo que estamos “ganhando”.

Ganhando dinheiro.
Ganhando experiência.
Ganhando espaço.
Ganhando reconhecimento.

Mas toda vez que ganhamos alguma coisa, deveríamos perguntar:

Quanto de mim custou aquilo que ganhei?

Há ganhos que nos acrescentam.

Há ganhos que nos subtraem.

E há pessoas que passam a vida inteira ganhando sem perceber o quanto estão perdendo.

É por isso que não acredito em pensamento sem discernimento.

Informação pode ocupar a mente sem ampliar a consciência.

Conhecer não significa compreender.

Olhar não significa enxergar.

Existir não significa necessariamente viver.

E ter certeza não significa estar certo.

Talvez o maior perigo não seja a ignorância.

É uma ignorância tão convencida de si mesma que já se apresenta como conhecimento.

Minha filosofia nasce desse desconforto.

Não quero destruir certezas por prazer.

Quero interrogá-las por necessidade.

Não quero oferecer pensamentos prontos.

Quero provocar pensamentos próprios.

Não quero que você concorde comigo.

Quero que minha pergunta continue dentro de você depois que minha resposta terminar.

Porque uma frase verdadeiramente reflexiva não termina no ponto-final.

Ela começa nele.

A Filosofia Balcarse, se precisar ser resumida, talvez caiba justamente nesta provocação:

Não pense como eu penso; pense no seu próprio pensamento.

Questione inclusive aquilo que acabou de ler.

Questione a mim.

Questione você.

Porque consciência não é possuir todas as respostas.

É não permitir que uma resposta se torne tão confortável a ponto de proibir novas perguntas.

No final, talvez pensar seja exatamente isso:

Desconfiar da mente para não passar a vida inteira acreditando em tudo aquilo que ela nos fez acreditar.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

PENSAR POR SI NÃO É PENSAR EM SI

“PENSAR por SI mesmo NÃO tem absolutamente nada a ver com PENSAR em SI…”

— Carlos Eduardo Balcarse

Existe uma distância enorme entre duas expressões separadas por uma palavra minúscula:

pensar POR si e pensar EM si.

Quem pensa por si procura autonomia.

Quem pensa apenas em si pode transformar autonomia em egoísmo.

E talvez um dos grandes equívocos do nosso tempo seja confundir independência de pensamento com centralidade do próprio eu.

Pensar por si não significa pensar somente em si.

Significa não terceirizar a própria consciência.

É ouvir sem obedecer intelectualmente.
É aprender sem simplesmente absorver.
É discordar sem precisar destruir.
É concordar sem precisar se submeter.

Porque repetir aquilo que todos pensam não é necessariamente pensar.

Às vezes é apenas emprestar a própria voz para um pensamento que nunca foi nosso.

Mas existe outro extremo.

Há quem tenha deixado de pensar pelos outros e passado a pensar apenas em si.

Parece liberdade.

Pode ser apenas outra prisão.

O ego também possui grades — a diferença é que elas ficam do lado de dentro.

Vivemos em uma sociedade que nos ensina constantemente a olhar para nós:

meu sucesso.

minha carreira.

meu dinheiro.

minha imagem.

meu patrimônio.

meu futuro.

E passamos tanto tempo pensando no que queremos conquistar que raramente pensamos no que estamos entregando para conquistar.

Literalmente vendemos nosso tempo para ganhar dinheiro para sobreviver.

Isso não é metáfora.

Entregamos horas de nossa existência em troca de recursos que nos permitem continuar existindo.

Precisamos trabalhar.

Precisamos sobreviver.

Precisamos de dinheiro.

Mas existe um paradoxo:

vendemos tempo para ganhar dinheiro e depois desejamos dinheiro suficiente para finalmente termos tempo.

Trabalhamos para ganhar a vida enquanto gastamos justamente aquilo de que a vida é feita.

Tempo.

Talvez por isso a pergunta não seja apenas:

“Quanto estou ganhando?”

Mas também:

“Quanto de mim estou gastando para ganhar?”

Porque existe diferença entre preço e valor.

Seu trabalho pode ter preço.

Sua hora profissional pode ter preço.

Sua vida, não.

Dinheiro perdido pode voltar.

O minuto que você gastou para ganhá-lo não volta com ele.

E é justamente aqui que pensar por si se torna necessário.

Quem não pensa por si pode passar a vida inteira perseguindo uma definição de sucesso criada pelos outros.

Estuda porque disseram.

Trabalha porque disseram.

Compra porque disseram.

Compete porque disseram.

Acumula porque disseram.

E um dia talvez descubra que venceu uma corrida sem nunca ter perguntado se queria chegar naquele lugar.

Não existe protagonismo em uma vida vivida segundo pensamentos terceirizados.

Mas pensar por si também exige perceber o outro.

Porque consciência que só enxerga a si mesma talvez ainda não tenha ampliado suficientemente o próprio campo de visão.

Eu existo.

Mas o outro também existe.

Eu tenho dores.

O outro também.

Eu tenho sonhos.

O outro também.

Eu preciso de tempo.

O outro também está gastando vida enquanto divide o tempo dele comigo.

Talvez compreender isso transforme relações.

Quando alguém nos oferece uma hora, não está oferecendo apenas sessenta minutos.

Está oferecendo uma parte irrepetível da própria existência.

Por isso, presença é uma das formas mais profundas de valor.

Quem oferece tempo oferece algo que jamais poderá receber de volta.

Pensar por si é liberdade.

Pensar no outro é consciência.

Pensar apenas em si pode ser aprisionamento.

E deixar que os outros pensem por nós é desistir silenciosamente da autoria da própria mente.

Então pense.

Mas pense sobre o pensamento.

Questione aquilo que você acredita.

Desconfie inclusive das certezas que mais confortam você.

Porque talvez a pergunta mais importante não seja:

“O que estão pensando de mim?”

Talvez seja:

“Quem está pensando dentro de mim quando acredito que estou pensando por mim?”

Não permita que pensem por você.

Mas também não transforme você no único objeto do seu pensamento.

Afinal,

“PENSAR por SI mesmo NÃO tem absolutamente nada a ver com PENSAR em SI…”

Uma preposição muda a frase.

Uma consciência muda a vida.

Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026

“O tempo não tem preço, tem fim.”

Nem todo vazio precisa ser preenchido. Alguns vazios precisam permanecer vazios para que alguma coisa nova tenha onde nascer.

“Entre o pensamento que surge e o pensamento que assumo, existe o discernimento.”