by EKPB
Quando a pessoa em Cristo, na visão do mundo sai perdendo, na verdade não perde, ganha! Quando uma pessoa a luz do mundo e ao uso da mentira, ganância e vaidade ela sai ganhando, não ganha, perde.
Quando pessoas que agem de forma errada, não conseguem lhe atingir diretamente, elas manipulam as outras pessoas contra você.
Jesus Cristo não é uma ideia, não é apenas um Sábio. É Deus que se fez Homem, o Criador do universo. Se a pessoa não crê que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, não está sendo cristão.
Amar os inimigos não significa aprovar o mal que essas pessoas fazem a si mesmas e aos outros. Amar quem te persegue é deseja o bem mesmo assim, por causa de Jesus.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
Não se trata apenas de reconhecer a existência de Deus, mas de colocar Deus no centro da vida. Violamos esse mandamento quando substituímos Deus por ídolos modernos, como dinheiro, poder, vaidade ou ideologias.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
2. Não tomar o nome de Deus em vão.
Este mandamento não é apenas sobre blasfêmias. Inclui também invocar o nome de Deus de maneira leviana, usar a fé para manipular, jurar falsamente, ou utilizar o sagrado para interesses pessoais ou políticos.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
3. Guardar domingos e festas de guarda.
Este mandamento nos chama a consagrar o "Dia do Senhor" ao próprio Senhor, reservando tempo para estar com Ele em oração, escuta da Palavra e participação na Eucaristia.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
4. Honrar pai e mãe.
Vai além da obediência infantil. É uma chamada à gratidão, cuidado e respeito contínuo pelos pais e autoridades legítimas. Desonra-se esse mandamento ao negligenciar os idosos, desrespeitar a qualquer pessoa que exerça uma função de formação e orientação.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
5. Não matar
O Quinto Mandamento – "Não matar" – não se limita apenas à proibição do ato radical físico de tirar a vida.de alguém. Se aplica também quando simbolicamente se despreza, se marginaliza ou se ignora alguém como se não existisse.
"Por causa dos apegos, vícios, de comportamento, ideologias e medo do futuro, muitos deixam escapar o amor que poderia durar a vida inteira. Afinal, mãos que não se abrem para o amor verdadeiro acabam deixando escapar a felicidade que tanto buscavam."
"Nem tudo que brilha é amor — há brilhos que cegam. Enquanto a vaidade atrai muitos olhares, o amor, silencioso, opta com verdade. Às vezes, estar fora de determinados caminhos, é onde o coração encontra sua maior proteção"
"Há encontros que parecem promissores, mas só nos testam. Onde reina a vaidade, o amor não cria raízes. E enquanto muitos disputam o efêmero, a verdadeira paz está em não ser escolhido por aquilo que nunca teve essência."
"Algumas presenças encantam os olhos, mas confundem o coração. O amor não faz alarde, não coleciona conquistas — ele permanece onde há verdade. Nem todo desejo é sorte; às vezes, a verdadeira sorte é não estar onde falta sentido."
. Filipenses 2,5-8 – Deus se fez servo
“Cristo Jesus, existindo em forma de Deus, não considerou como usurpação o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens.”
Ele esvazia-se voluntariamente, ou seja, não perde sua divindade
Isso mostra grandeza e humildade
João 1,14 – O Verbo se fez carne
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”
João já havia dito que o Verbo era Deus (Jo 1,1).
João 10,17-18 – Jesus tem poder sobre a vida e a morte
“Dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade.”
Jesus afirma que tem poder divino sobre a vida e a morte.
Isaías 9,6 – O Menino é Deus Forte
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. [...] E será chamado: Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
Isaías profetiza que o Messias nasceria como criança, mas seria chamado Deus Forte
Ser útil ao outro é uma das formas mais bonitas de dar sentido à vida. Não importa o tamanho do gesto, importa o amor com que é feito.