Biografia de Alexandre Herculano

Alexandre Herculano

Alexandre Herculano (1810-1870) foi um escritor, historiador e jornalista português, um dos mais importantes escritores da primeira fase do Romantismo em Portugal, com características neoclássicas.

Alexandre Herculano nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 28 de março de 1810. Estudou no Colégio dos Oratorianos entre os anos de 1820 a 1825. Em 1830 fez um curso rápido de Comércio e Diplomacia. Estudou francês, inglês e alemão. Foi amigo do escritor e visconde Antônio Feliciano de Castilho, e com ele frequentou os salões de Leonor de Almeida Portugal, Marquesa de Alorna, travando conhecimento com muitos intelectuais.

Envolvendo-se com as lutas liberais que se espalhavam pelo país, foi perseguido e emigrou para a França, onde conheceu o romantismo dos escritores franceses. De volta a Portugal, foi nomeado por Pedro IV para assessorar o diretor da Biblioteca Pública do Porto, cargo que ocupou até 1836.

De volta ao porto, tornou-se diretor e redator da revista Panorama, onde publicou contos, novelas e romances históricos, gênero criado por ele, que foram depois publicados em livros e que o consagrou.

No romance histórico, “Eurico, o presbítero”, uma de suas obras mais importantes, Herculano analisa o tema do celibato clerical, mostrando sua incompatibilidade com a liberdade da paixão amorosa. Retrata também a época da invasão dos árabes na Península Ibérica durante a Idade Média.

Alexandre Herculano faleceu em Santarém, Portugal, no dia 13 de setembro de 1877. Seus restos mortais encontram-se sepultados no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa.

Acervo: 20 frases e pensamentos de Alexandre Herculano.

Frases e Pensamentos de Alexandre Herculano

O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.

Alexandre Herculano
5.9 mil compartilhamentos

Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.

Alexandre Herculano
358 mil compartilhamentos

É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os.

Alexandre Herculano
1.4 mil compartilhamentos

Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais.

Alexandre Herculano
1.2 mil compartilhamentos

O homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a reflectir e a raciocinar.

Alexandre Herculano
217 compartilhamentos