Auto Domínio
A mulher que muito fala denuncia a falta de sensatez e domínio próprio, uma vez que poderia usar a língua para edificação do próximo.
Murmuração é a falta de domínio próprio, inteligência emocional e cognitiva, criatividade, soluções e de alvos de crescimento mental e espiritual, esperando que os outros o façam ou que escutem seus fracassos pessoais.
Quem tem o domínio próprio conserva a sua alma em paz, o coração em a alegria e o corpo fruticando na luz.
Proceda-se com domínio próprio, paz e alegria, fazendo o bem, de alguma forma, seguro, confiança, para aquele que ferir a sua conduta.
Paa saber se um cristão está em pleno discernimento, santidade e domínio próprio, basta reconhecer como o seu corpo reage após uma debilidade espiritual recente.
Domínio próprio é a virtude do Espírito Santo que aciona a consciência para não temer o inesperado e conquistar a paz, a santidade e boa consciência diante de circunstâncias errôneas ou repugnantes.
Toda ansiedade atrapalha a paciência, o domínio próprio e a sabedoria de Deus, porque assusta a alma despreparada para o imprevisto, corre para pegar o trem andando e não pára para medir as consequências e tomar decisões sadias e relevantes em prol do bem-estar do corpo e do espírito.
Romper a vida conjugal por motivos de contendas, falta de domínio próprio e rajadas de ofensas, é mesmo um contrato com a ignorância pelo resto da vida, uma vez que ambos os cônjuges vivem uma vida fingida, hipócrita, com manchas no coração, quando antes poderiam controlar suas crises emocionais e deixar de sofrer, tomando decisões compatíveis com a boa educação e praticando o amor, o elogio, o perdão e o respeito mútuo.
Domínio próprio só é difícil para quem não usa o conhecimento para conquistar a paz, segurança e felicidade com as virtudes honrosas e positivas do coração.
Equilibre suas emoções com humildade, paciência e domínio próprio para ter a certeza de que elas vieram de sua autoconfiança, e não, pelas reações negativas inflamatórias.
Quando houver confusão pense primeiro no domínio próprio: esta é a hora de saber como reagir e o que fazer.
O Gatilho da Memória deveria também lembrar e ativar o domínio próprio da língua, quando alguém pensar em acusação, maledicência e julgamento contra o próximo.
Uma das maneiras de lidar com a confrontação pessoal é usar a sabedoria, o domínio próprio e o perdão como extintores contra o fogo que incendeia o coração ofendido.
Você pode estar no campo dos desejos impuros, maldosos e mortais; porém, o domínio próprio impede que a sua alma sofra nos campos nocivos, minados, ocultos espiritualmente por Satanás.
