Ate o Mel mais Puro em um Recipiente
A identificação natural entre essências é bem mais legítima que a moldada de fora para dentro em torno de ideologias. Seus atores podem nunca se encontrar nem jamais se constituir fisicamente em um time, mas integram a única nação que se mostra real face a já tê-los gerado como iguais.
Ninguém pode se sentir seguro quando se empenha em amealhar opositores. Mas nem mesmo o mais impiedoso dos meus inimigos me assusta mais do que o extremismo do melhor dos meus amigos quando acredita que essa é a postura de que precisa fazer uso para me defender.
Existe uma significativa parcela da humanidade que acredita ser mais fácil mascarar a realidade do que esforçar-se para torná-la melhor.
Não ter ídolos nem ideologias é tarefa nem sempre das mais fáceis, já que tanto o macro quanto o micro universo se apresentam em permanente mutação. Mas todas as vezes em que nos fixamos em uma única linha - seja ela de pensamento ou de caminho a ser seguido - seremos arrastados para um dos extremos sem que nos demos conta disso.
Ficar-se atento ao risco do imobilismo é a forma mais eficaz de proteção. A capacidade de sair do ponto onde estamos para olhá-lo à distância - por mais que pareça confortável e seguro aquele onde estamos agora - é a única maneira de percebê-lo de forma consistente e confiável, como também de constatar se não é hora de mudar para um ponto novo pois que, visto de fora, este já nos aproxima mais de uma das pontas do que do meio! Não ter receio de mudar sempre que piscar o alerta é trocar a imobilidade pelo equilíbrio que nos salva.
Nada mais improdutivo do que apontar caminho que não se pediu!... Os que já conhecem não precisam, os que não conhecem vão duvidar, e os que não pensam não irão entender. Se quer que outros o encontrem, não vá além de mostrar o uso da bússola!
Por mais que os dois extremos insistam em te arrastar para suas respectivas trincheiras, tu te mostras mais forte quando manténs tua cabeça acima delas, pois tua posição entre os dois territórios que se confrontam deve ser definida por cuidadosa análise dos fatos seguida da escolha ditada por tua consciência. E não te furtes de revisá-la de tempos em tempos por receio de que exibam tua evolução como prova de tua incoerência. Isso só se mostra verdadeiro quando a mudança não traz ganho algum. O pensar que se cristaliza é que resulta de ignorância, já que não acompanha as inovações obrigatórias – e indispensáveis – para se adequarem à realidade que se mostra em permanente mutação. Lembra, então, que a busca do teu greenwich entre os dois hemisférios sempre te posicionará acima dos que te acusam, seja porque escolheram isso ou porque não conseguem alcançar a grandeza de teus propósitos. O essencial é que não te permitas ser aquilo que desejam que tu sejas, mas tão somente aquilo em que acreditas!
Para que tua decência se mantenha intacta e – mais precisamente – se mostre LEGÍTIMA, ela não depende de religiões, de igrejas, de heróis nem de um deus que te aponte o caminho. Não abre mão, simplesmente, de teus PRINCÍPIOS! Eles, sim, é que te mostrarão a necessidade de reforço pela religião, de apoio da igreja, da inspiração através de algum herói ou da harmonização com tudo o que teu Deus espera de ti.
A idade nos traz o entendimento de que não cabe mais radicalizar no que quer que seja, mesmo quando o convívio com o absurdo nos subtrai a esperança no mundo e o extremismo das soluções defendidas nos produz revolta ou, no mínimo, perplexidade.
Ainda que discordando da tese, mostro-me mais inclinado a nutrir respeito maior por quem concluiu, por sua própria lógica, que Deus não existe do que por quem o declara existente simplesmente por ter deixado que a crença se instalasse por influência de alguém, sem antes buscá-la em si mesmo.
Mais do que ficar triste por não acreditares num deus, entristece-me é ter que admitir a idéia de que ninguém te trouxe para a minha vida por algum mérito meu, ou para que eu pudesse aprender a ser melhor a partir de ti...
E pela primeira vez não quero concordar contigo, pois que ficarei muito mais infeliz se começar a acreditar que não poderei continuar a ter teu amor ou, antes, poder te dar o outro tanto que te dedico em todas as nossas próximas vidas.
Acho perfeitamente compreensível termos fumantes com mais de 50 anos, posto que este público foi vítima real de uma campanha maciça da indústria tabagista para convencê-los a se viciarem numa época em que se acreditava que a erva era dotada de propriedades medicinais para curar doenças como bronquite crônica, asma, doenças do fígado, dos intestinos e até reumatismo. O que não consigo entender é como os jovens de agora - em sua maioria conscientes e politizados para diferenciar manobras marketeiras, e com amplo acesso a todo tipo de informação - entram numa de se viciarem, contrariando todo o meu conceito de inteligência. Esses podem ser tudo, menos vítimas.
Você é mais forte e mais capaz do que imagina, e a conquista dos seus objetivos depende apenas de você!
Veja como são as coisas: o RS tem 497 cidades mais de 10 milhões de pessoas, divididas em 35 Microrregiões e fui escolher gostar bem de você!
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
