As Principais Teses dos Filósofos Gregos

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A característica de uma alma educada é saber acolher um pensamento sem aceitá-lo.

O sábio que tudo sabe é aquele que sabe que nada sabe.

Conhecer a si mesmo significa descobrir Deus nos outros.

Não se pode desatar um nó sem saber como ele é feito.

Só sei que nada sei, sabendo que nada sei, sei mais do que não sabe que nada sabe.

Às vezes na vida, nós nos sentimos acorrentados. Sem sequer sabermos que temos a chave.

Grandes conhecimentos geram grandes dúvidas.

[...]antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.

Ninguém sabe, na verdade, se por acaso a
morte não é o maior de todos os bens para o homem, e
entretanto todos a temem, como se soubessem, com certeza,
que é o maior dos males.

“É preferível a ignorância absoluta a o conhecimento em mãos inadequadas”.

se, na verdade, a justiça é sabedoria e virtude, julgo que facilmente se demonstrará que é mais forte do que a injustiça, uma vez que a injustiça é ignorância.

"É natural no ser humano o desejo de conhecer."

O mais provável é que nenhum de nós saiba coisa alguma; mas alguns pensam saber, enquanto eu tenho consciência de que nada sei (…).

Mas, assim como o homem civilizado é o melhor de todos os animais, aquele que não conhece a
justiça e as leis é o pior de todos.

Por outro lado, a experiência nos ensina que se quisermos alcançar o conhecimento puro de alguma coisa, teremos de nos separar do corpo e considerar apenas a alma como as são em si mesmas.

Prefiro uma gota de sabedoria a toneladas de riquezas.

Só sei que nada sei e por saber que nada sei, fico sabendo mais que os outros...

Mas é preciso acrescentar "em uma vida inteira", pois uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um só dia, ou um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.

Pensar um pensamento pensante não é redundância é apenas um pensamento que difere do impensante pela transcendência do saber e pensar.

Porém, morrer para fugir à pobreza, ao amor, ou a qualquer coisa dolorosa, não é próprio de um homem corajoso, mas sim de um covarde, pois é fraqueza fugir do que nos atormenta, e um homem dessa espécie enfrenta a morte não por ela ser nobre, mas para escapar de um mal.