Principais Ideias de Voltaire

Cerca de 72 frases e pensamentos: Principais Ideias de Voltaire

Confesso que o gênero humano não é tão mau como certas pessoas o apregoam na esperança de o governar.

⁠Eu sabia fazer, quando não sabia que sabia. Agora que tenho o saber do meu conhecimento, não sei fazer mais.

Preconceito é opinião sem conhecimento.

Voltaire
Dicionário filosófico (1764).

Eu acredito no Deus que criou os homens, e não no Deus que os homens criaram.

Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, idéias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento. Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objectivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição.

Meu ofício é dizer o que penso.

A religião começou quando o primeiro patife conheceu o primeiro tolo.

Usamos nossas idéias meramente para racionalizar nosso mal, e a fala meramente para ocultar nossas idéias.

Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram.

Os bons autores não têm espírito além do necessário, não o buscam jamais, pensam com bom senso e exprimem-se com clareza.

A originalidade nada é senão sensata imitação. Os escritores mais originais tomam emprestado uns dos outros. As ideias que encontramos nos livros são como fogo. Arrancamo-lo da casa dos vizinhos, alimentamo-lo em nossa casa, transmitimo-lo a outros, e ele passa a pertencer a todos.

Inserida por OswaldoWendell

⁠Ser sábio é não usar nenhuma arte, apenas o momento.

⁠E o bom é ser como o Sol. O Sol apenas brilha, sem se preocupar com o resultado do seu brilho.

⁠Ser senhor do seu tempo é ser senhor de si próprio.

Voltaire

Nota: Autoria não confirmada.

Inserida por Ketteiteki

⁠Além da existência está a não-existência, a possibilidade de existir. Quando não houver mais nada, a não-existência ocorrerá como a mãe de tudo que acontece.

Inserida por IrmosVoltaire

⁠Escuridão

Se este mundo já existiu a algum dia, agora não existe mais nada. Pelas ruas cheias de poeira e detritos, abandonadas, vagam os espectros, no seu eterno ir e vir, carregando os seus acessórios imaginários, a sua personalidade, agora inútil. As árvores me fitam na escuridão com os seus olhinhos de musgo. Vou caminhando entre os fantasmas, sem saber se estou morto também, se não sou mais uma sombra que procura permanecer quando a muito não temos luz. Por que a Terra desapareceu e deixou esse gemido que ecoa ainda, ainda? Por que eu dormi e deixei que a vida fosse embora, mesmo antes de estar desperto e nada aproveitei do vinho da felicidade? Por que eu morri na praia, e por que lamentar?
A eternidade já passou e nós nem notamos!

Inserida por IrmosVoltaire

Vi tantas coisas extraordinárias, que para mim não há mais nada de extraordinário.

Voltaire
Cândido, ou o otimismo (1759).
Inserida por pensador

Meu ofício é dizer o que penso. O segredo de aborrecer é dizer tudo.

Amar e pensar é a verdadeira
vida do espirito

Pense por você mesmo e deixe que os outros aproveitem o direito de fazer o mesmo.