Aprovação
Prefiro ser estranho do que aceitar a aprovação coletiva, do que chamam de normal. Assim ñ me sinto Robô, como a maioria alheia é!
A certeza da aprovação independe de outro ser, mas sim da tranqüilidade da consciência e da firmeza dos meus atos.
Nunca se preoculpe em conseguir a aprovação das pessoas mas preoculpe-se em conseguir sua aprovação por que de que vale,as pessoas gostarem de voce,se voce,Não gosta de voce mesma?
Tudo se torna mais fácil, quando percebe-se que não buscamos aprovação alheia, além da nossa própria.
Pare de buscar aprovação dos outros, você não precisa disso. Na verdade, consiste em algo pior do que não precisar: é como uma droga, visto que quanto mais você tem aprovação, mais você sentirá como se houvesse um buraco dentro de você, e mais precisará para se sentir bem.
Não fique esperando que os outros acreditem em você, busque você mesmo, viver e realizar a aprovação no concurso.
Adulação e aprovação para o rico, desprezo e condenação para o pobre:
"Os leões caçam os asnos selvagens, e os ricos caçam os pobres. Para o orgulhoso a humildade é humilhação, e para o rico o pobre é detestável. Quando o rico tropeça, seus amigos o sustentam; quando o pobre cai, seus amigos o rejeitam. Quando o rico comete um erro, muitos o defendem; e se ele diz tolices, os outros o aprovam. Quando o pobre erra, todos o condenam; e quando fala com bom senso, ninguém o escuta. Quando o rico fala, todos se calam e elevam até às nuvens o seu talento; quando o pobre fala, as pessoas perguntam: «Quem é esse fulano?» E quando tropeça, o ajudam a cair".
(Eclesiástico 13, 19-23)
Se vivemos com o objetivo supremo de alcançar a aprovação dos outros, consequentemente vamos nos concentrar mais nas aparências externas do que na realidade interior. Sabemos que os homens, por mais inteligentes e astutos que sejam, realmente não podem discernir as profundezas que há em nós; eles têm que tirar conclusões baseados inteiramente no que fazemos ou dizemos. Portanto, se quisermos agradá-los, temos que concentrar todos os nossos esforços em nossa aparência externa, mantendo o estado íntimo do nosso coração em segredo. Por isso é que pessoas que vivem preocupadas principalmente em receber honra dos outros raramente gastam tempo em meditação, auto-análise e oração. Estão sempre com seus olhos voltados para os outros. O resultado é que nunca enfrentam a si mesmos. Estão sempre calculando e tentando determinar que efeito vão ter sobre os outros. Portanto, outras pessoas se tornam a sua consciência. O resultado disso é que sua própria consciência se atrofia e morre por falta de uso! O homem que está preocupado acima de tudo com suas aparições públicas diante dos outros em geral nunca se preocupa muito com sua atitude íntima diante de Deus.
Quem muito precisa aparecer para autoafirmação, tende a depender da aprovação alheia e isso não faz bem para a autoestima.
Quando alguém fala do defeito alheio há incontida aprovação por mais que esse defeito não exista ou possa ser contestado. Tal atitude nunca é igual para quando alguém fala sobre os nossos defeitos. A visão travessa que temos de nós mesmos nos impede de enxergar até o espelho. Tudo seria mais simples com um balanço real: eu sou assim, eu não sou assim. Pelo menos passaria menos vergonha escondendo coisas que já estão claras para outras pessoas.
No momento em que não necesitamos de aprovação externa para ser importante, é nesse exato momento que somos importantes de fato"
