Aprender Ler

Cerca de 16597 frases e pensamentos: Aprender Ler

⁠Às vezes é necessário ficar sozinho para aprender que a presença de Deus é a melhor companhia.
A solidão é só para quem não quer companhia.

⁠Metas pra se alcancar,
Sentir a Paz por saber seu Valor,
Aprender a se amar e a transmitir Amor.

⁠"Às vezes, Deus tira o barco para você aprender a nadar antes de querer ir para alto-mar, sem experiência, você vai se afogar."

"Estamos passando por uma experiência espiritual que leva em média 100 anos para aprender como chegar ao céu, e há quem não consiga."

"Se você não aprender que pode voar sem asas, passará a vida inteira correndo atrás delas."

"Aprenda a andar sobre as águas antes de convidar quem não quer aprender a navegar."

"Você não vai aprender a ser diferente onde ensinam a mesma coisa para todos."

⁠As pessoas do Brasil precisam aprender que a Imprensa e Mídia não são donos da verdade, você não pode construir tua opinião e escolha política baseada na imposição de opinião de jornalistas, a informação que eles passam qualquer pessoa pode checar através de pesquisas, ainda... enquanto, o Governo não controla a Informação.

Sempre fui raridade por aprender cedo
o valor da vida.
Minha mente evolui diariamente
e meus frutos se triplicam
porque minha raiz é forte.
Posso não ser a mesma de amanhã, mas o meu caráter, o meu amor
e a minha sede de conhecimentosão eternos.
💚🎻✨️

Que possamos aprender a arte de cultuar a leveza da Vida!

Viver plenamente é aprender a devolver-se a si mesmo todos os dias!⁠

Que possamos aprender a bela arte de viver com leveza, acolhendo cada momento com gratidão, serenidade e amor, e descobrindo a beleza da vida nas pequenas coisas.

A HUMANIDADE APRENDEU A PENSAR. MAS AINDA PRECISA APRENDER A DISCERNIR O QUE MERECE CONTINUAR PENSANDO.

SIGMUND FREUD INVESTIGOU O INCONSCIENTE. EDMUND HUSSERL EXAMINOU A CONSCIÊNCIA. ORTEGA Y GASSET QUESTIONOU O HOMEM-MASSA. SIMONE WEIL REFLETIU SOBRE A ATENÇÃO. MAS QUEM DECIDE QUAIS PENSAMENTOS MERECEM NOSSA OBEDIÊNCIA?

A humanidade acumulou séculos de filosofia, ciência e educação. Aprendemos a investigar a natureza, compreender mecanismos psicológicos, produzir conhecimento e desenvolver tecnologias capazes de responder, em segundos, a perguntas que anteriormente exigiam anos de investigação.

Entretanto, continuamos vulneráveis às mentiras que desejamos acreditar, às emoções que confundimos com verdades e às convicções que defendemos sem conhecer seus fundamentos.

O maior problema humano talvez não seja a incapacidade de pensar, mas a incapacidade de reconhecer quando o próprio pensamento deixou de merecer confiança.

Sigmund Freud investigou os processos inconscientes, os conflitos psíquicos e os mecanismos de defesa, demonstrando que a consciência não possui acesso transparente a todas as determinações da vida mental.

Edmund Husserl, fundador da fenomenologia, desenvolveu investigações sobre a consciência e a intencionalidade, propondo o exame rigoroso de como os fenômenos se apresentam à experiência.

José Ortega y Gasset analisou o homem-massa e os riscos da autossuficiência intelectual, especialmente quando indivíduos passam a considerar suas opiniões suficientes e dispensam o esforço de justificá-las.

Simone Weil atribuiu à atenção uma importância filosófica, ética e espiritual fundamental, compreendendo-a como uma disposição que exige abertura à realidade, em vez de submissão imediata aos próprios desejos.

Theodor Adorno investigou as relações entre cultura, dominação e formação da consciência, defendendo uma educação comprometida com a reflexão crítica e a resistência à barbárie.

Emmanuel Levinas colocou a responsabilidade diante do outro no centro de sua filosofia, questionando a pretensão de reduzir a realidade àquilo que nossos próprios esquemas conseguem compreender.

Ludwig Wittgenstein examinou as relações entre linguagem, significado e formas de vida, contribuindo para demonstrar que muitos problemas surgem da maneira como utilizamos e interpretamos as palavras.

Esses pensadores não formularam respostas equivalentes. Suas obras pertencem a tradições distintas e, em diversos aspectos, incompatíveis.

Mas permitem reconhecer uma questão que atravessa a filosofia, a psicologia e a educação:

Se não dominamos inteiramente a origem de nossos pensamentos, se interpretamos a realidade por meio da linguagem e se nossas convicções podem ser influenciadas por interesses, emoções e condicionamentos, o que nos autoriza a considerar verdadeiro aquilo em que acreditamos?

É nesse território que situo minhas seis pesquisas científicas.

No METADISCERN, investigo o discernimento como operação de segunda ordem: examinar os critérios pelos quais pensamentos, crenças e interpretações recebem autoridade funcional.

Na Pedagogia do Discernimento, proponho uma formação educacional que não se limite à transmissão de conhecimentos, mas desenvolva a capacidade de questionar, justificar e revisar os fundamentos daquilo que se aprende.

Na Alfabetização do Discernimento Consciente (EADC), essa exigência alcança a formação de competências para reconhecer fake news, enfrentar a desinformação, avaliar evidências e identificar mecanismos de manipulação.

Na pesquisa sobre evocação e desautorização, examino a necessidade de retirar a autoridade de conteúdos recuperados da memória quando suas justificativas já não sustentam sua aceitação.

No estudo sobre discernimento na regulação da relação entre emoção e ação, investigo a distinção entre experimentar intensamente uma emoção e conceder a ela autoridade para determinar comportamentos.

No Método PROTAGONISTA, desenvolvo uma proposta centrada na consciência, na responsabilidade pelas escolhas e na autoria da própria trajetória.

Não reivindico a descoberta do pensamento crítico, da metacognição ou da autonomia humana. A história do conhecimento seria desrespeitada por semelhante pretensão.

Minha proposta científica procura explicitar e articular uma questão específica: como pensamentos, emoções, lembranças e informações adquirem autoridade sobre nossas interpretações e decisões, e sob quais critérios essa autoridade deve ser mantida, calibrada ou retirada?

Essa distinção torna-se decisiva diante dos problemas contemporâneos.

Por que pessoas instruídas acreditam em fake news?

Por que indivíduos que denunciam a manipulação continuam reproduzindo desinformação?

Por que alguém reconhece seus pensamentos automáticos e ainda os trata como ordens?

Por que a consciência de um erro nem sempre produz sua correção?

E, principalmente, o que acontece com a autonomia intelectual quando a inteligência artificial passa a produzir respostas que o próprio indivíduo já não consegue avaliar?

Uma resposta correta não comprova compreensão. Uma convicção intensa não comprova verdade. Uma lembrança nítida não comprova fidelidade aos fatos. Uma informação repetida milhões de vezes não se transforma, por isso, em evidência.

“A mente mente e o discernimento desmente.”

A alienação não exige necessariamente ignorância. Pode existir em pessoas altamente escolarizadas, tecnologicamente conectadas e absolutamente convencidas de sua independência intelectual.

A libertação mental, portanto, não consiste em abandonar todas as influências, eliminar pensamentos indesejados ou alcançar uma consciência infalível.

Consiste em desenvolver condições para reconhecer que nem tudo o que surge na consciência merece receber autoridade sobre a existência.

“Preste atenção na atenção que você está prestando.”

Porque podemos examinar o mundo inteiro e permanecer incapazes de examinar os critérios pelos quais acreditamos compreendê-lo.

“A educação não tem segredo, mas o segredo está na educação.”

E uma educação verdadeiramente emancipadora precisa formar não apenas pessoas capazes de pensar, mas sujeitos dispostos a reconhecer quando seus próprios pensamentos precisam ser contrariados.

Discernimento é criar distância entre o que pensamos e o que decidimos continuar pensando.

A consciência percebe.
O conhecimento informa.
A reflexão questiona.
O discernimento examina a autoridade que concedemos às nossas conclusões.

Não são operações necessariamente isoladas ou exclusivas. Sua articulação, porém, permite formular uma exigência fundamental: nenhuma convicção deve ser considerada imune à avaliação apenas porque pertence a quem a defende.

A maior conquista intelectual não é possuir uma mente repleta de respostas. É desenvolver a capacidade de reconhecer quando uma resposta, por mais confortável que seja, precisa perder sua autoridade.

“O senso comum comumente mente.”

“Pensar por si mesmo não é pensar em si mesmo.”

E talvez a expressão mais profunda da liberdade intelectual esteja justamente nisso: não permitir que aquilo que um dia aprendemos a acreditar nos impeça de reconhecer aquilo que agora temos razões para compreender.

“Se penso, resisto; se resisto, existo.”

Carlos Eduardo Garcia Moreno Balcarse

Carlos Eduardo Balcarse

Psicanalista, Escritor e Pesquisador

19 de outubro de 2026

Aprender coisas novas e mudar são garantias da vida, desfrutando-se no ato.

Sorte também é ter vontades de aprender coisas novas, não acessando o azar avulso.

O FOGO PROTEGE O MOVIMENTO

Antes de aprender qualquer técnica de progressão, é necessário compreender o princípio que a sustenta.

O disparo não existe apenas para neutralizar a ameaça, mas também para criar condições favoráveis à manobra.

Por isso, um dos fundamentos mais importantes do combate pode ser resumido em uma frase:

O movimento expõe. O fogo protege.

Quando uma equipe precisa avançar, o fogo de supressão reduz a capacidade de reação da ameaça e cria condições mais seguras para a movimentação.

O objetivo do fogo de supressão não é apenas o disparo em si. O objetivo é permitir a manobra.

É importante compreender que o fogo de supressão é uma técnica.

O fogo protege o movimento é um princípio.

E princípios normalmente sobrevivem mais ao tempo do que técnicas específicas.

Também é necessário compreender quando, por que e para que o fogo está sendo empregado.

É isso que diferencia o operador do simples atirador.

O atirador pensa no disparo.

O operador pensa no efeito que o disparo produzirá sobre a ameaça e sobre a manobra da equipe.

Por isso, quando ensinamos técnicas de tiro em progressão, não estamos ensinando apenas a atirar e avançar.

Estamos ensinando a utilizar o fogo para proteger o movimento.

Humildade é aprender a crescer com os pequenos.
Israel Silva

Eu posso aprender a confiar novamente, começando por mim mesma.

Você prefere aprender com os erros ou se tornar prisioneiro deles?

Existem duas maneiras de analisar uma mesma situação: com uma perspectiva positiva, transformando os erros em aprendizado, ou com uma perspectiva negativa, enxergando cada falha como uma prova de incapacidade e um motivo para desistir.

Imagine que você tenha cometido 12 erros ao tentar alcançar um objetivo. Você pode pensar: “Não fracassei 12 vezes. Descobri 12 maneiras que não funcionam e agora estou mais preparado para encontrar a solução”.

Ou pode concluir: “Já errei 12 vezes. Não tenho mais chances. Sou um fracasso e está tudo acabado”.

Percebe a diferença? O acontecimento é o mesmo, mas a interpretação pode mudar completamente a maneira como você reage e decide seguir em frente.

A vida nos oferece oportunidades de aprender de duas formas: com os nossos próprios erros ou com os erros e as experiências de outras pessoas. A primeira pode ser dolorosa, especialmente quando agimos sem planejamento, ignoramos os riscos ou insistimos em decisões equivocadas. Em determinadas circunstâncias, as consequências podem ser graves e até irreversíveis.

A segunda forma nos permite aprender observando as experiências alheias, identificando os riscos e evitando caminhos que já demonstraram ser prejudiciais. É uma maneira mais prudente de adquirir conhecimento, sem precisar pagar pessoalmente o preço de cada lição.

É claro que nem todo erro representa um fracasso, assim como nem todo fracasso pode ser revertido. Mas existe uma diferença fundamental entre reconhecer uma falha e permitir que ela defina quem somos.

Diante disso, deixo uma reflexão: por que esperar que a dor nos ensine aquilo que a observação, o conhecimento e a experiência dos outros já poderiam ter nos ensinado?

Aprenda com seus erros, mas não despreze os erros alheios como fonte de sabedoria. Tenha coragem para recomeçar, humildade para reconhecer suas falhas e inteligência para não repetir aquilo que poderia ter evitado.

Afinal, a sabedoria não está apenas em aprender com aquilo que vivemos, mas também em compreender as lições que a vida já ensinou aos outros.

Talvez os animais não precisem aprender a falar.
Talvez nós é que precisemos aprender a escutar.


“Quando eu era pequena, achava que os animais não falavam.
Depois percebi que eles dizem quando estão com medo, quando confiam, quando sentem saudade e até quando querem ficar sozinhos.
Nós é que passamos tempo demais esperando palavras.
Talvez amar outra vida comece quando paramos de exigir que ela fale a nossa língua para merecer ser compreendida.”


— ANNA, Personagem


Fragmentos de THE MOEDARA PROTOCOL
Autor: Jonas Saul P. Sodré
@Jonassaul.ofc