Aprender Ler

Cerca de 15532 frases e pensamentos: Aprender Ler

ARMA COMO SÍMBOLO EQUIVOCADO EM EDUCAÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Fico bem preocupado ao ler nas paredes de uma escola, que a educação é a melhor arma para vencer a ignorância... é arma para se alcançar um futuro digno; conseguir vencer na vida. É arma contra isso; arma para mais aquilo; para ser uma pessoa do bem; um vencedor. Aí você dirá que se trata de figura de linguagem, como se não houvesse outra. Poderia dizer que a educação é o melhor meio, dispositivo, caminho, ferramenta... e uma série de outras classificações ou figuras de linguagem disponíveis no vasto vocabulário de nossa língua riquíssima em recursos. Uma das mais ricas do mundo.
Mas a violência está no inconsciente. A mesma que nos faz dizer que matamos a cobra e mostramos o pau; matamos dois coelhos em uma cajadada só. Também matamos um leão por dia, e muitas vezes, à unha. Quebramos tudo, como metáfora de fazer sucesso. Arrebentamos; esfregamos na cara; brigamos por objetivos; damos a cara a tapa e classificamos trabalho como luta; batalha.
Infelizmente, não arrancaremos do imaginário popular as metáforas relacionadas a outros casos... mas pelo menos na escola, chega de armas, reais ou imaginárias. Chega dessa fomentação enviesada ou transversal da violência entre jovens estudantes, especialmente nestes tempos em que o próprio presidente da república legaliza, enaltece, fomenta e justifica a violência, como resposta pessoal à violência, dada pelo cidadão comum. Se nossos filhos e alunos não crescerem com essa imagem a martelar na mente, mesmo como figura infeliz de linguagem, eles terão mais chances de não serem adultos violentos.
A arma é a própria ignorância que supomos vencer, quando a usamos como símbolo de poder contra a ignorância. E a utilização continuada desse símbolo tem tudo para levar um cidadão às vias de fato, em algum momento da vida, com a materialização do que não será mais uma citação retórica; metáfora ou símbolo, e sim, a consumação fatal do que foi plantado no imaginário fértil de meninas e meninos.

Inserida por demetriosena

⁠Quem Importa Com a Aparência: Idade,Beleza...Deveria Ler a Bíblia Novamente.

Inserida por KamillaMoreira

⁠Não Adianta Ler Mas Não Viver a Bíblia.

Inserida por KamillaMoreira

⁠A Melhor Meditação é Orar e Ler a Bíblia.

Inserida por KamillaMoreira

Quem Subestima e Desvaloriza os Mais Novos Deveria Ler a Bíblia Novamente.⁠

Inserida por KamillaMoreira

⁠Intimidade Com Deus Não é Somente Ir Na Igreja, Orar, Jejuar e Ler a Bíblia. É Estar Com a Mente Ligada em Deus o Dia Inteiro.

Inserida por KamillaMoreira

⁠Bem diz: - "Escreva tudo que lê, e leia tudo que escrever". Assim há de ser, pois ler é conhecimento, e escrever é exercício do pensamento. Aquele que não pensa é um tolo, aquele que nada absorve, nada aprenderá. Veja diante os olhos, a vida é o grande aprendizado e não verá jamais mestre melhor!

Inserida por RobinS25

⁠Precisamos ler muito para nos preparar emocionalmente para superar situações que jamais veremos em livro algum.

Inserida por ateodoro72

⁠Não há Vocabulário que abaste os insensíveis! Para eles, os livros mais difíceis de ler e interpretar sempre serão os outros.

Inserida por ateodoro72

⁠Tão ruim quanto não cultivar o hábito da leitura é a insensibilidade que nos impede de ler e interpretar o outro.

Inserida por ateodoro72

Meditar na Palavra de Deus
é mais do que apenas ler;
éum ato de atenção e reverência. É ler com calma, refletindo profundamente sobre os valores e promessas do Senhor.

Inserida por AngelaCaldas

⁠Ler é escutar com os olhos aquilo que o silêncio dos outros tenta dizer. Quem cultiva a paciência diante das palavras escritas desenvolve um ouvido para o invisível — capta nuances, escuta entrelinhas, entende o não-dito. Já quem fala demais, muitas vezes o faz para calar o mundo, como se o som da própria voz bastasse. Mas o verdadeiro dom está em ouvir — ouvir com o corpo, com a alma, com os olhos. Falar pode ser arte, mas ouvir é sabedoria. E em tempos de tanto ruído, saber ouvir é revolucionário.

Inserida por walaguia

Quando te sentires frio, aquece a tua alma com leitura, teu coração agradece.

Não chores por pessoa que não chora por você, sorria para pessoas que sorri para você.

A leitura é o caminho para um futuro promissor.

Será que a reforma ortográfica da língua portuguesa fez tantas mudanças assim?
Ou é moda escrever errado nos dias atuais?

Já fui mais amigos dos livros. Com o passar do tempo venho deles me afastando. Isso é lamentável.

"Uma beleza que à
nos livros é que
quando os leios,
consigo por um
instante fugir
de mim mesmo"

É melhor conhecer um livro intimamente do que cem superficialmente.

Duas pessoas nunca liam a mesma história, porque cada uma trazia sua própria visão de mundo.