Aprender
Reflexão do texto
1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Principais questões para reflexão.
A Educação é um processo de formação do indivíduo para suas vivencias em determinada cultura, os índios perceberam que a divergência da educação pode variar de acordo com a sua aplicação, dependendo da necessidade pratica para cada cultura, educação sem ação pratica é conhecimento acumulado, mas nada colabora com o meio que está situado se não possuir ação pratica.
A educação brasileira, assim como de qualquer outra nação possui fragmentos de uma construção cultural, assim divergem em sua educação, pois o processo de educação também é aprendido em “comunidade”, isso consequentemente influencia no processo de educação para a dominação de uma sociedade, sendo fator importantíssimo a educação principalmente de uma linguagem, o domínio cultural exerce um poder de influenciar o processo educativo, assim tendo controle do capital cultural de formação humana, determinando fiz práticos uteis e limitados a interesse do “dominante”.
Temos então a figura da escola como agente colaborativo no processo da formação e construção da educação, sendo grande maioria das vezes as escolas o principal canal de formação educacional, a escolarização é um método muitas vezes manipulados por agentes “dominadores” afim de impor a uma determinada sociedade seus ideais, camuflando através da transformação da educação em um processo gradativo, hora construtivo hora destrutivo, como uma lâmina de dois gumes.
Infelizmente vemos a educação no Brasil sofrendo com diversas trocas de poder na briga pelo “domínio” a busca do troféu, triste que percebo a formação escolar sendo muitas vezes utilizadas apenas para manipulação e controle de um grupo circunscritos de interesses particulares, perdendo muitas vezes a essência de sua finalidade que é construir no aluno a habilidade de selecionar a informação de maneira responsável e a habilidade de buscar informação que não lhe foi solicitada.
Então temos a escola como participante, uma ferramenta educativa, como saber então nosso papel de cidadão se opondo a influencias de poderes que muitas vezes são mais destrutivos que construtivos? Claro que a resposta é o pensamento crítico, os alunos precisam aprender que haverá horas que terão que pagar o preço de buscar a verdade a solução e as respostas por conta própria.
Tive a infeliz experiência em minha vida de ter por alguns anos passados por escolas públicas que além de extremamente precárias são verdadeiros “BIG BROTHERS MALIGNOS”, onde apenas uma parte do grupo docente estava interessada de levar a educação de forma concisa, muitas vezes tendo deparado com professores seguindo normas de uma AUTARQUIA chamada MEC, que infelizmente dita completamente as regras do material de estudo para formação de base, que visa atender apenas a necessidade individual do próprio estado, sendo então alvo de manipulação e interesse, então temos um veículo de comunicação escolar extremamente obsoleto, um sistema prussiano de disputa, favoritismo, afim de atender uma demanda mínima para atender processos industriais, desenvolvendo a educação dentro de uma estrutura limitada.
Devido a essa terrível experiencia, venho dedicando-me a uma série de estudos, autodidata, sobre a educação e a formação de profissionais, ao longo de quase oito anos acompanhando o partir de um observador de um líder, há uma grande necessidade das pessoas de um “aconselhador” pois em toda sua vida tiveram pessoas lhe dando o que deveria fazer, estudar e pensar, e em um determinado momento encontram-se sem rumo para sua vida, sem respostas, não conseguem construir um senso crítico e desenvolver suas próprias vidas a partir de um pensamento genuíno, então o curso de licenciatura em filosofia é parte de uma missão em ajudar dentro do processo educacional e escolarização para formação de futuros membros de uma sociedade crítica, capaz de avaliar e tomar decisões a partir de observação, primeiramente do próprio comportamento, e em seguida do ambiente de sociedade que vive, como participante de um cultura ser capaz de avaliar, decidir, buscar e selecionar informações corretas, opondo-se a falsas falácias e entrando em ação na busca de um aprendizado verdadeiro.
Então tenho como missão de educador por hora informal, a missão de retirar este cidadão de um ambiente de conforto e aceitação, levando-o a caminhar em suas próprias ideias a partir de um olhar crítico, investigativo e conclusivo. Sendo assim a construção de um homem em sua essência moral, ontológico e individual, e um homem, social, ético, responsável, que busca a aprimoração de suas ações e o aperfeiçoamento de sua sociedade.
Jesus nos deu todas as lições para sabermos viver,só depende de nós querermos aprender.Siga Jesus e seja muito feliz.
Não tenha medo em reconhecer suas falhas e seus erros, tenha medo de não aprender com eles e não evoluir!
Reconhecer os erros e deixá-los para trás é a melhor forma de seguir em frente e acertar seu destino!
Podemos ensinar a amar, podemos aprender a amar. Nada está perdido, tudo pode ser (re) aprendido. Podemos receber amor como herança. Podemos deixar amor de herança. Escolho amar...
O pecado da escola é o aluno desmotivado. Quem quer aprender, aprende até sem ter quem o ensine. O que os pedagogos ainda não aprenderam, é não querer ensinar o que não devem; mas, devem tornar-se exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet.
Se tivesse uma máquina do tempo eu fazia tudo certo já que não tenho o jeito é aprender com erro e crescer
As dificuldades é como sombra elas sempre nos perseguem !
E você tem que aprender viver com suas dificuldades, assim como você vive com sua sombra!
Não basta aprender o método para aplicá-lo. É fundamental que se tenha também uma série de atributos num nível muito alto.
Devemos aprender com o ipê, em tempo de estiagem suas folhas caem e dão lugar a exuberância de suas flores.
Precisamos aprender a aproveitar
melhor nosso tempo...
Para viver sempre com bom tempo...
Sempre se encontra tempo para viver sem contratempo...
Ósculos e amplexos,
BOM SABER APROVEITAR O TEMPO
Por vezes saber o que significa bem aproveitar o tempo, pode ser uma grande problema, pois para muitas pessoas o tempo sempre parece ser escasso, e não lhes sobra tempo para uma visita, uma conversa, uma ajuda, porque "tem muito o que fazer". Sempre há algo que não pode esperar, e o que realmente pode ser importante, fica para trás...
Muitos lares se desfazem, porque os parceiros "por estarem muito ocupados" não podem parar para uma boa conversa, para um bom acerto de ponteiros.
Quantos filhos se sentem desamparados porque seus pais não podem parar o que estão fazendo, para dar aquela atenção, procurando dirimir as suas dúvidas? E por vezes, tais dúvidas podem determinar o futuro desses filhos, que podem seguir rumos indevidos, porque não houve tempo para aquele diálogo, para que ele pudesse entender certas coisas da vida.
Quantas vezes escutei a célebre frase: "Dei tudo o que ele queria, até moto, não sei onde errei." Será que deu tudo o que ele queria mesmo? Será que deu a atenção que ele tanto precisava? Ou não teve tempo? Suas ocupações não permitiam ocupar-se com "bobagens de adolescente". E agora, José?
Recebi uma mensagem de Bom Dia muito linda, que transcrevo abaixo, e que fala justamente sobre isso, e foi o que me inspirou para este texto:
“Tenha tempo de ter tempo. Organize-se para que o tempo não lhe escorra pelas mãos.
Dê um tempo no tempo da pressa. Apresse-se, isso sim, para ter tempo, para ter calma.
Preencha-se com a calma dos momentos claros, para que a escuridão da pressa não o invada. Encontre seu tempo, para que você possa vivê-lo em sua plenitude e, sem os resquícios da pressa, possa encontrar a si mesmo.
Tenha tempo. Viva o tempo e, assim, viverá o infinito."
Ezequiel
O importante mesmo, é sempre encontrarmos o tempo para viver, sabendo dar a devida atenção, principalmente à nossa familia. Nossas ocupações e nossas responsabilidades, claro que são importantes, claro que tem de ocupar um lugar até prioritário em nossa vida, pois é daí que vem nosso sustento.
Mas não podemos nos esquecer de que muitas outras coisas fazem parte da vida, e que são igualmente importantes. e até mesmo prioritárias, e assim, precisamos ter um tempo para dedicar à família, aos amigos, que também são parte importante da vida.
Temos que encontrar um tempo exclusivo para nós, para ser dedicado com aquilo que nós realmente gostamos, seja ouvir música, seja ler um livro, seja curtir a natureza, seja simplesmente uma meditação... E como é importante essa meditação.
Muitas vezes, problemas aparentemente insolúveis encontram solução dessa maneira, após uma longa conversa conosco, com nossa alma.
Enfim, temos que encontrar tempo para viver.
O que torna muitas pessoas amargas, é justamente essa "falta de tempo". Essa divisão de aproveitamento do tempo.
Principalmente o tempo que devemos dedicar a nós mesmos. Fazermos uma boa reflexão. Revermos conceitos e atitudes. Reafirmarmos nossa crença e nossa Fé. Enfim, termos nosso grande encontro conosco.
Nosso tempo, somos nós mesmos que o fazemos, que determinamos como ele deve ser usado e, sem sombra de dúvida, é muito necessário que façamos uma divisão adequada, tendo sempre presente que temos de fazer de tudo um pouco, para fazer um muito desse pouco. O importante, é VIVER A VIDA COM PRAZER. Se pudermos compartilhar esse prazer com aqueles que temos por perto, seja fisicamente, seja virtualmente, seja espiritualmente, melhor ainda.
Sempre depois que conseguirmos nossa paz interior, não custa nada dividi-la com os outros, e quem sabe, espalhando bem essa fórmula, poder-se-á conseguir um pouco mais de PAZ...
Sonhemos, pois... sonhos também são válidos, e assim podemos sonhar que poderemos ter UM LINDO DIA PARA TODOS...
É importante nos perdoarmos por cometer erros. Precisamos aprender com nossos erros e seguir em frente.
Querer aprender para mudar, querer mudar o valor da vida, querer ser diferente de cada ser, querer ser eu em seu tempo...
Mas para isso é preciso querer.
