Angela Davis

Cerca de 25 frases e pensamentos: Angela Davis
Angela Yvonne Davis (26 de janeiro de 1944) é uma filósofa, ativista e professora norte-americana que se tornou notória durante os anos 70, enquanto militante do Partido dos Panteras Negras. Davis continua sendo uma das mais célebres militantes norte-americanas pelos direitos das mulheres e pelo final das discriminações sociais e raciais.

Temos que falar sobre libertar mentes tanto quanto sobre libertar a sociedade.

Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.

Radical simplesmente significa "agarrar as coisas na raiz".

Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.

A ideia de liberdade é inspiradora. Mas o que significa? Se você é livre em um sentido político mas não tem comida, que liberdade é essa? A liberdade de morrer de fome?

Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo.

Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.

Não são as pessoas individualmente que decidem que a violência é a resposta; são as instituições ao nosso redor que estão saturadas de violência. Se o Estado usa a violência policial para solucionar problemas, há a mensagem de que a violência também pode ser usada para resolver problemas em outras esferas como os relacionamentos.

Sabemos que o caminho para a liberdade sempre foi perseguido pela morte.

A prisão se tornou um buraco negro no qual são depositados os detritos do capitalismo contemporâneo.

Homens desviantes foram rotulados como criminosos, enquanto mulheres desviantes foram rotuladas como loucas.

Marielle permanece viva e como um farol de esperança pelo mundo afora para as pessoas que acreditam profundamente na possibilidade da transformação racial no Brasil, nas Américas e por todo planeta. Ela não acreditava que o racismo estava destinado a ser uma característica permanente da sociedade, mesmo com o legado de 500 anos, ainda assim poderia ser abolido.

Não acho que tenhamos outra alternativa senão permanecer otimistas. O otimismo é uma necessidade absoluta.

Se eles vierem me buscar de manhã, virão buscar você à noite.

Alguns dos sintomas mais evidentes da desintegração social só são reconhecidos como um problema sério após assumirem tamanha proporção epidêmica que parecem não ter solução.

Se não nos unirmos a nossos irmãos e irmãs indígenas na luta urgente para salvar o planeta, todos os nossos movimentos por justiça e liberdade terão sido em vão.

É nas coletividades que encontramos reservatórios de esperança e otimismo.

A política não se situa no polo oposto ao de nossa vida. Desejemos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos.

Precisamos nos esforçar para "erguermo-nos enquanto subimos". Em outras palavras, devemos subir de modo a garantir que todas as nossas irmãs e irmãos subam conosco.

Quando falamos da História do povo negro, sempre nos lembramos da violência inenarrável da escravidão, mas não devemos nos esquecer de que nas lutas pela sobrevivência e pela superação da violência sempre estiveram presentes a criação de alegria, de beleza e de prazer. Estes são os presentes do povo negro para o mundo.