Amor no Tempo Maduro- Carlos Drumond de Andrade
Se o mestre domina a matéria, não terá tempo para dominar o aluno, mas se dominar o aluno, não terá tempo para domina a matéria.
Aí, a gente aprende que só se aprende com o tempo. Ensinar o aluno a aprender é o mesmo que ensinar o professor a ensinar.
A gratuidade enfraquece a vontade, porque nivela todos por baixo! A abundância, o excesso, a facilidade, roubam a dignidade, porque tiram o valor das coisas. O governo oferece o estudo gratuito, e isso tira a vontade de estudar. A dificuldade desenvolve tônus no caráter. E como se não bastasse, agora a escola é de tempo integral: o mais educação: mais isso e mais aquilo, exagero! E a EJA e outras modalidades condensadas privam os jovens da espera, treinado-os para a impaciência.
A escola em desespero volta ao tempo do caderninho de plano enfeitado. Alguém esta querendo consertar ou só se estabelecer? Se pelo menos, voltassem um pouco mais até ao tempo dos bons professores, quando um sábio falava, o prudente escutava, inclusive o tolo calava-se fingindo ser sábio. De volta a ditadura!
A natureza é sábia demais para sustentar tolos parasitas por muito tempo. Pelos transtornos naturai, digamos que ela se revoltou, mas, não, por que só perdedores são revoltados, apenas se renova para mostrar mais uma vitória!
Quando li esta frase de Paolo Mantegazza: "Mestre que não é amado pelos seus discípulos é um mau mestre." Eu me desesperei para a entender e, o que está acontecendo comigo. Será se a culpa é toda minha? Então, depois de um tempo de agonia e inquietação no espírito, confortei-me na concepção em que tenho alunos e não discípulos. Aff, que alívio!
É tempo de Lua crescente, importa que a lua cresça e eu diminua. Porque na lua cheia, entro em eclipse, usufruto de ser invisível.
Se pudéssemos voltar no tempoa nossa pior escolha seria mudar nossos erros, pois foram neles que amadurecemos.
Em tempo de seca, a água é ouro. Na abundância, os preços caem: raros e dados, o valor está no sacrifício.
Acredito piamente que Deus faz tudo certo, no tempo certo e da forma certa. Nós é que complicamos as coisas por não saber esperar e crer como convém
O passado serve de base ao presente; Este, por sua vez é o esteio do futuro! Usar essas bases com inteligência para obter um futuro melhor, ai está a sabedoria.
O atual modelo de aluno passa seu tempo a calcular nota,a bancarrota o aguarda!Mas,quem vai começar a nova forma de ser aluno?
O que os doutores, mestres educacionais e pedagogos fizeram do sistema educacional público? A calamidade é negociada para gerar receita. Só não sei se o neg(ócio) vai se autossustentar por muito tempo!
Se faz bom tempo na escola, de tanto ter a noção de quem errou, achei-me alheio, ninguém me acusou de nada. Não usei minhas armas de proteção.
O drama está todo na consciência que tenho de cada um de nós ser ''um'', ao mesmo tempo que é ''cem'' e que é ''mil'', que é ''tantas vezes um'' quantas possibilidades há nele.
E tanto tempo terá passado, depois, que tudo se tornará cotidiano e a minha ausência não terá nenhuma importância. Serei apenas memória.
"Eu achei que quando passasse o tempo, eu achei que quando eu finalmente te visse tão livre, tão forte e tão indiferente, eu achei que quando eu sentisse o fim, eu achei que passaria. Não passa nunca, mas quase passa todos os dias."
