Amizade um Principio de Reciprocidade
SOFRIMENTO
.
Não adianta absorver o sofrimento alheio,
com o pretexto de ajuda-lo.
Ajudar uma pessoa que sofre,
suportando sua angustia como se fosse sua também
é o mesmo que alimentar ainda mais a aflição,
porque o sofrimento é o confronto da espiritualidade com a realidade,
é o trampolim para se mergulhar no oceano do conhecer.
LUTA EM VÃO
.
Por mais que você lute,
por mais que você enfrente com toda a sua força
os sentimentos do coração, jamais vencerás...
Não vencerá pela simples razão:
Os sentimentos do coração não estão baseados no mundo material,
estão plantados no mundo espiritual.
A única certeza do amanhã é a morte, cedo ou tarde ela vêm,
E não há quem a detém. Portanto, sejais honesto e pratiques o bem.
Escolhas feitas não são erros cometidos. Existem aquelas que nos deixam como legado a felicidade, e existem aquelas que nos deixam como herança a experiência. A felicidade pode nos acompanhar em vários momentos da nossa vida, mas a experiência nunca nos deixará só diante dos problemas futuros.
Meditação: degrau ou patamar para a contemplação; ambas: predisposição corporal e mental para adentrar nas intimidades da realidade e da verdade; nos arcanos espirituais.
Às vezes uma pergunta idiota é a chave da abertura das ideias e quebra de antigos paradigmas...
Por isso uma pergunta sem resposta é mais importante que uma resposta na ponta da lingua...
A tristeza é como uma parede rachada; a depressão, a moradia desabada; o suicídio, abrir o chão e o desmoronamento atingir o fundo de um abismo.
A poesia
A poesia pode estar no desencanto ou no encanto,
Pode estar no sossego, no desassossego e na dor.
A poesia pode estar na paixão, no ficar ou no amor.
A poesia não tem rumo certo, pode estar na rua ou em qualquer canto.
A poesia não é humildade, nem solenidade, nem desencanto,
Poesia não tem falsidade, só tem a verdade e a dor.
A poesia é espontânea, é a verdade na alma que explode o calor.
A poesia é vasta como o universo e se explode em partículas de encanto.
O pensamento do poeta se concentra para espalhar encanto,
A vida se completa, mas nunca se contenta e se transforma,
Porque a poesia é a alma do poeta, que é inquieta.
A poesia é uma arte e não uma etiqueta,
E o poeta é um artista do cotidiano que acompanha a transformação,
E a cada etapa destas passagens faz palavras, sentimentos e dores virar encanto.
Vou ali...
Vou, sonhar, caçar vaga-lumes
Vou admirar o voou disformes das borboletas,
Vou ouvir pássaros a cantar,
Vou ver o balé das flores ao sabor dos ventos,
Não me espere...
... não sei quando volto cá...
A vida consiste na eminência do agora, o amanhã não passa de uma miragem, na vastidão do deserto que se chama; o amanhã.
"Se futebol, carnaval e samba são as coisas mais tipicamente brasileiras, então o Duguin tem razão: ele é mais brasileiro do que eu. Mas não custa lembrar que quem fez dessas três porcarias os símbolos do Brasil não foi o povo: foi o Departamento de Imprensa e Propaganda da ditadura Vargas."
Discussão pública não é mera troca de opiniões pessoais, nem torneio de auto-imagens embelezadas: é eminentemente intercâmbio de altos valores culturais válidos para toda uma comunidade humana considerada na totalidade da sua herança histórica e não só num momento e lugar.
O direito de cada um à atenção pública é proporcional ao seu esforço de dialogar com essa herança, de falar em nome dela e de lhe acrescentar, com as palavras que dirige à audiência, alguma contribuição significativa. O resto, por 'bem intencionado' que pareça, é presunção vaidosa e vigarice.
Num determinado momento no contexto da 2ª guerra mundial, fato bem retratado no filme "Invencível(2015)" , o "Pássaro" comandante japonês de um severo campo de prisioneiros, para humilhar ainda mais os soldados americanos, tratados com tirania por ele, diz: " Seu grande Presidente Roosevelt está morto" Mal sabia ele que aquele acontecimento, selava a sorte do Japão naquela conflito mundial, e ele foi considerado ao seu final um criminoso de guerra.
No Brasil de hoje vivemos assim, cheios de noticias ruins, que nos humilham e nos fazem querer perder as esperanças de vencer a batalha contra a corrupção, colocando o Brasil no caminho da ordem e do progresso.
Mas será exatamente assim que acontecerá, quando tudo parecer ter chegado ao seu fim, e a pior noticia nos bater na cara, esse será o momento da nossa vitória.
O Contrato é a pior forma de os estranhos se conhecerem e a melhor forma de os conhecidos se estranharem.
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade