Amizade um Principio de Reciprocidade
Ignorância, Desejo, Pressão Social e a Falta de Fé, Traz Consigo um Caminho Tortuoso e com Muita Murmuração, Conduz a Morte Eterna.
Eclodiu
De dentro, para fora
Explode em uma onda gigantesca
Um coração de alma vagante
Um eu destroçado.
Mil e uma palavras doloridas
Mil e uma maneiras diferentes de ferir
A cada passo nessa escuridão
Imensa é minha inércia
Quais quer que seja , meus
Pensamentos jaz em bolhas
Flutuantes por aí
Aqui morrera eu
Um patético poeta , com manias insanas
E vontade de grandeza .
"Não é necessário buscar justificativas para a quebra de um relacionamento, elas são tão sutis (porém ambos sabem) que se explicitar acarretará atritos desnecessários, sendo melhor ficar encoberto"
. Um Poema Para Lavínnia
Me Lembro Quando você chegou seus olhinhos pequenos e cheios de cor me olhavam a procura de imensidão e eu ainda sem saber qual seria a razão de tal feito tão perfeito não sabia ainda que você seria dona de todo meu Coração assim você foi chegando e aconchegando e eu fui entendendo ainda sem entender que minha vida ansiava por esperar e a esperar seria recompensanda com sua chegada assim mesmo demorada era tu a princesa a qual eu sonhava!!
A um renascimento.
Na transformação.
Que a luz interior
lhe dê clareza!
Na sua jornada
diante da vida!
A vida é um vazio constante
Sem sentido, sem rumo, sem chance
Nada importa, tudo é inútil
Não há esperança, apenas tormento fútil
Os sonhos são apenas ilusões
E as realizações, meras confusões
O amor é uma fraude passageira
E a felicidade, uma mentira esperançosa e vã
Não há verdade, apenas percepção
E a morte é a única libertação
Então por que lutar, por que tentar
Se tudo se resume ao mesmo, ao pesar
E assim eu me perco nesta escuridão
Sem rumo, sem fé, sem coração
Vagando nesta vida sem sentido
Em busca de algo que jamais encontrarei, um fim ao vazio.
A vida é uma viagem sem sentido,
Um caminho que nos leva ao nada.
Nossos esforços são em vão,
E tudo que fazemos é passageiro.
Não há propósito na existência,
Apenas a dor e a solidão.
Não há verdade ou justiça,
E toda a luta é inútil.
Nossos sonhos e ambições,
Desaparecem com o tempo.
Tudo o que resta é a tristeza,
E a esperança de tempos melhores.
Mas mesmo assim, nós seguimos,
Como marionetes controlados pelo destino.
Caminhando sem rumo,
Em busca de algo que nunca encontraremos.
Assim é a vida, cruel e vazia,
Um labirinto sem fim.
Mas não há escapatória,
E nós somos presos aqui para sempre. Ou será que não somos?
Em teu caminho, muitos se perdem sem luz
Mas eu, como um guerreiro, luto contra a luz
E procuro encontrar minha verdade, minha razão
Sem medo de encarar a escuridão
Porque sei que é nela que se encontra a força
A força que move o universo, a força da vida
E eu quero viver como um verdadeiro guerreiro
Sem temor de enfrentar a dor, sem medo de sofrer
Porque é na dor que se encontra a sabedoria
E é na sabedoria que encontraremos a verdade
Então, eu sigo em frente, sem medo de cair
Porque sei que, no final, encontrarei a minha luz
E viverei como um ser livre, como um ser humano.
Voltando ao assunto, decidi escrever sobre o contrário da inveja.
Seja por ciúme ou ganância é um pecado horroroso, e o suprassumo da cobiça, desejar algo que o outro possui.
Somos presos à tudo que o dinheiro pode proporcionar, mas quem não quer "comprar felicidade"?
Para a grande maioria, a vontade de ter é sempre maior do que a vontade de ser.
E como diz o velho e bom ditado: a grama do vizinho é sempre mais verde.
O nosso celular perde a graça assim que alguém nos apresenta a nova versão.
Isso é tão vazio, afinal de contas a nova versão de tudo aparece com velocidade cada vez maior.
No Google não consegui achar uma palavra exata para definir o antônimo da inveja, mas gostei de desprendimento.
Acho que quando a gente consegue se desprender das coisas, a inveja não acha lugar no nosso coração.
Como dizem por aí, os grandes prazeres da vida estão nas coisas mais simples.
Nesse sentido lembrei de um cena do filme Forrest Gump (O Contador de Histórias), quando o grande amor da vida do Forrest estava no leito de morte. Ele contou para ela dos grandes momentos que viveu, e todas as ocasiões narradas refletiam a contemplação da natureza.
Então acho que é simplesmente isso. Para acabar com esse desejo humano interminável de ter, devemos contemplar o que nos cerca. Talvez essa atitude seja suficiente para nós, com a mente quieta e em paz, tentar achar o prazer em meramente ser.
Depois que postei o que escrevi em um grupo de whatsapp de amigos de infância, Roberto São Thiago, me deu uma definição muito melhor para o contrário da inveja, a admiração. Por isso, cheguei a conclusão que sou exageradamente invejoso, admiro poucas pessoas.
E tenho dito.
Bom, falando sobre o contrário avareza. Já tratei desse assunto quando analisei um pensamento do "Guru" Chico Xavier, mas agora trato diretamente desse pecado capital. Acho que ser avarento deve ser ruim demais. Imagino que essa pessoa acorde, passe o dia e durma pensando em como não gastar seu rico dinheirinho com todos que o cercam, sejam familiares ou amigos, e ainda deve pensar em como poupar seu importante tempo em coisas que considera fúteis. No dicionário de antônimos achei a palavra matadora, generosidade. Entendo que uma pessoa é generosa quando, em detrimento de si, oferece ao outro ser humano uma coisa que possui, seja em grande ou pouca quantidade, para que o outro possa se satisfazer. Isso é ser magnânimo, um antônimo de avarento. Isso não tem relação só com o dinheiro. Imagine você dando alguma coisa que pode te fazer falta! Doando parte do seu prato de comida, doando seu tempo, escutando com paciência, dando um abraço com amor ou perdoando com paz no coração. Generosidade é tão amplo que atinge tanto humanos, quanto animais, plantas, céu e mar, terra e ar. A pessoa utopicamente generosa é a doação encarnada, é o ser que todo bom ser humano procura dentro de si. É aquele que está atrasado para o trabalho e para tudo para ajudar alguém. É aquele que carrega ração e água dentro do carro para ajudar os cães de rua. É a pessoa que participa de alguma campanha de doação ajudando moradores de rua e ainda participa na distribuição dos alimentos. É o que participa de ONGs de recuperação da fauna e da flora. É o que pesca e devolve o peixe para o mar. É o cara que tem um carro elétrico para não poluir o planeta. É o que separa seu lixo por amor aos catadores e ao nosso mundo. Tomara que seja uma geração que está próxima. Enfim, tentar ser generoso é o próximo passo para ser uma pessoa melhor. Finalizando, cito a passagem Bíblica onde Jesus repreende um jovem rico, que diz ter feito tudo segundo as escrituras para entrar no treino dos céus, mas foi incapaz de vender tudo que tinha para dar aos pobres. " É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus" (Evangelho de Marcos 10,23). E tenho dito.
* Oi minha “VIDA” olha eu aqui inventando mais uma vez!!!
* Faz um ano que te conheci. Sim, um ano que conheci a mulher forte, extraordinária, guerreira, batalhadora que estava atrás deste sorriso que tanto me encanta. Até *MULHER MARAVILHA* já te chamei, e ainda chamo. Não que tenha deixado de ser o meu “SORRISO”, pelo contrário. Depois de “SORRISO”, você se tornou meu “ANJO” que hoje chamo de “VIDA”. Quanta honra para mim, tê-la em minha vida, fazendo parte da minha história.
* Conheci a mulher que você foi enquanto vivia e ainda vive com todas as suas dores, marcas e cicatrizes, em meios as suas conquistas diárias, em meus as suas lutas como mãe, filha, irmã, tia, amiga, dona do lar, profissionalíssima e a pouco tempo (pouquíssimo tempo se tem para pensar nisto né VIDA) “és namorada também!!!”.
* Faz um ano que conheci a mulher vencedora que você foi por passar tanto com suas dores mantidas em silencio e que por afinidade somado com o carinho e confiança fui seu amigo naquele momento e em silencio escutei por alguns instantes seus desabafos, aliviando seu coração e alma. Foi naquele momento que te vi com outros olhos.
* Tem um ano que aprendi muito sobre ANSIEDADE e suas consequências. Descobri também que sou ansioso, claro que a minha não se compara a sua, mas sei que quando ela resolve aparecer não é fácil. A leitura me ajudou muito a te conhecer e a ter respeito ainda mais por você.
* Faz um ano que iniciamos, mesmo nesta distancia que nos separa, exatamente 1.613 km, as nossas conversas diárias e noturnas. Lembra? Já conversávamos sobre tantas coisas e sobre tanta gente que não víamos as horas passarem. Quantas vezes o sono se dissipava dando lugar a palavras de conforto, carinho e atenção. E que resultou neste sentimento que vez ou outra não se tem explicação.
* Dentro deste um ano tivemos uma mistura de pensamentos, desejos, imaginações, vontades, sonhos. Criei ou criamos mundos imaginários só nossos. Pouco se tornou realidade. Outro tanto deseja se concretizar com o tempo, no momento certo. É “VIDA”, faz um ano, pouco tempo para tantas coisas que pensamos e que ainda desejamos que aconteçam. E vão acontecer!!! A vão !!!
* Só queria que soubesse que neste ciclo de 365 dias você se tornou a pessoa mais importante para a minha vida. Não há nada que me faça pensar ao contrário da alegria, desejos, sonhos, da satisfação em realizar mesmo em pouquíssimo tempo para nós dois o nosso momento. Foi neste período que conhecia a sua luta diária entre viagens, família, serviço, estudos e vida pessoal, sem falar da saúde. Ninguém imagina o quanto queria compartilhando cada momento, cada ciclo seu... meu... nosso.
* Neste momento a única coisa que digo é:
N.E.O.Q.E.A.V.M.V.
Um casal se Agrega pelos Sonhos e Promessas, Sonhos que São Plantados na Mente e no Coração um do Outro, Promessas de Tratar bem, de cuidar e de Sempre Entender um ao Outro, Mas Quando os Sonhos não São realizados e as Promessas não Cumpridas, Tudo vai Desmoronar, e a Disposição de Continuar Juntos acabam, a Vida desandam. O Não Cumprimento dos Sonhos e Promessas, Sendo Ditas lá atrás. Certamente abafam e anulam Qualquer Vivência de uma Jornada a Dois.
"A ação mais difícil é transformar um pangaré (cavalo de pobre e difícil de domar) em Manga Larga Machador (cavalo de rico e obediente), mal comparando, podemos aplicar aos seres humanos; há muitos pangarés empacados (nem pra frente, nem pra traz).
A PROCURA DE UM AMIGO
Estou a procura de um amigo
Que esteja a procura de outro amigo
E que me ajude a iluminar a alma e o coração
De todos os abandonados ao esquecimento e a solidão
Estou a procura de um amigo
Que seja amigo em todos os momentos
Seja na dor ou seja na tristeza seja no amor ou na felicidade
Seja na recordação ou na lembrança
Ajudando a todos aqueles que estão desamparados
Coroando-os com uma estrela de esperança
Estou a procura de um amigo
Que esteja a procura da verdade
E de uma palavra de compreensão
Que queira esquecer do pensamento, toda maldade
E aprender a ensinar a bondade com DEUS no coração
Estou a procura de um amigo
Que esteja a procura de carinho
E que tenha muita vontade de vencer
Que esteja cansado de ficar sozinho
E que tenha cada vez mais vontade de viver
Não me importa se for mau
pois eu o ensino a ser e fazer o bem
E se ninguém o consegue compreender
Eu farei de tudo para compreendê-lo
Se é triste eu o farei feliz
Sem se importar com cor, altura, sexo ou idade
Nem se é idoso ou uma criança
Não me importa se é feio ou bonito
Nem se é rico ou se é pobre
Nem se é um homem ou uma mulher
O que importa é que é um ser humano
E que precisa de amor e de carinho
Pois se não amas teu próximo
Acabas de dar uma prova de que não amas a sí mesmo
pois viver só, não é vida pra ninguém
E que todos ouçam bem o que eu digo
Que se um dia precisarem da palavra de um alguém
Saibam que estou A PROCURA DE UM AMIGO.
LEMBRANÇA (4)
Te esquecer seria um passado
Te esquecer seria uma solidão
É como ter que viver magoado
É como não ter coração
É como não ter sentido
É igual não ter idade
É como não ter vivido
É igual a não lembrar uma saudade
Você é a LEMBRANÇA que jamais está ausente
Você é minha era inesquecível
É o futuro de um presente
É como nascer para uma vida
Uma vida de muitas esperanças
Em que fiz varias amizades
Despertando inúmeras lembranças
Coroadas com flores de saudade
Lembrar de ti é só o que eu quero
Nem que passe várias eras
Pois mesmo assim eu te espero
E sei que tu também me esperas
"SONHOS DE POETA"
Sonhei um dia em ser POETA
E como muitos, um grande autor
Traçando em curvas linhas retas
Toda sensibilidade do amor
Aos poucos então eu fui criando
E ao colher uma inspiração do universo
De repente logo acabei formando
Um soneto de quatorze versos
Daí, resolvi escrever sobre sonhos
Juntando a imaginação com a dor
E descobri um garoto de olhos tão tristonhos
Que sabe amar mesmo sem receber amor
Mesmo assim eu segui o meu caminho
E por onde eu passava, por todos eu era visto
muitos riam, só porque eu andava sempre tão sozinho
Mas não sabiam que em meu coração eu carregava CRISTO
E meu sonho de escritor, então foi aumentando
E milhões de amigos mais no mundo eu fiz
E devagar minha vida foi se transformando
E eu descobri que poderia ser muito mais feliz
E hoje, meu sonho pude realizar
tudo porque tive fé e imenso amor
pois nunca deixei o fracasso me dominar
por isso hoje sou um escritor
Que todo dia escreve cada vez mais
e se estivesse aqui VINICIUS DE MORAES
Feliz ele diria: Meu filho venha cá!
E com um abraço diria que sou um vencedor
Mas se ele fosse o meu professor
Com certeza me daria nota A.
ORIGINAL ESCRITO EM 19/10/1991 23:41 DA NOITE DE SÁBADO
"FILHO DO AMOR"
Eu não sou um imigrante, que nesta terra está chegando
Mas sou mais que um velho amigo que retorna
Sou um filho que por tempos, a distância separou
E sou um irmão que ao partir, muitas saudades deixou
Um dia houve a união de dois jovens
E foi aí que veio nascer uma semente
Que foi regada de amor e paz
Fazendo nascer de todas, uma bela flor
Que ao desabrochar se tornou neste adolescente
Que em suas veias carrega o sangue de seus Pais
E igual aos meus Pais, também sou FILHO DO AMOR
E graças ao amor vivo feliz
E com ele aprendi a sorrir e a chorar
Graças ao amor compreendi a razão de sofrer
Descobri o desejo de amar
E encontrei a razão de viver
Pois o amor é simbolo de esperança
Que nos torna melhor a cada dia
tornando mais viva cada lembrança
Tornando mais belos os momentos de alegria
Fazendo-me ser querido por qualquer coração
Mas prestem atenção no que digo
Que este que retorna, não é somente filho e irmão
É a sinceridade do amor em forma de amigo
Que não esquece jamais daquela data querida
Em que uma mulher banhou-se em lágrimas de dor
E que através de um parto, deu a luz a uma nova vida
Trazendo ao mundo mais um FILHO DO AMOR.
ORIGINAL ESCRITO EM 28/10/1991 ÀS 22:20 DA NOITE DE SEGUNDA-FEIRA
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade
