Amizade Professor
Não é novidade que o professor hoje deve ir além do conteudismo tradicional sem se esquecer que sem conteúdo não somos ninguém. Certamenete, alguns influencers, YouTubers e estrelas afins fazem sucesso que dura um tempo limitado, brilhando sobre o vazio de conteúdos.
Alunos hoje são conectados desde muito cedo. A luta do professor com os gadgets tecnológicos é inglória. Há os que acreditam que a solução é, em vez de proibi-los, inseri-los nas aulas. Mas, acreditem, não é uma inserção fácil: as redes sociais e os jogos continuam ali pra dispersar seres humanos que são os mesmos dispersivos desde sempre.
Os tombos podem nos ensinar algo, em meio a caminhada ser um professor, pois são com os tombos que aprendemos a ficar de pé.
Ser professor te paga um salário que garante sua sobrevivência , mas quando você tem o reconhecimento, mesmo que de um único aluno, isso não tem preço e justifica a sua existência!
Ontem, conversando com um antigo professor, quase me vi em um debate. E apesar de amar bons diálogos, eu ODEIO debates.
De falhas sociais, ele passou a falar em Cristo.
O professor Waldo é bem conhecido por sua aversão religiosa, e antes que eu abrisse minha boca, ele pergunta:
"Você acredita em Jesus, e em toda aquela 'maravilha' que dizem que ele fez?".
Respondi que "sim".
Ele continua:"Existe lógica crer nisso?
"Sim. Vejo sentido". - respondi.
"Qual é a lógica?"-Ele questiona.
Prossegui então:"Professor, eu já admirei muita gente na vida. Escritores que venderam best sellers de auto ajuda, e que nem falavam 'bom dia' para o porteiro. Admirei intelectuais que escreviam como 'anjos', mas em suas reuniões particulares criticavam seus semelhantes. Já admirei mestres que, afetuosamente ensinavam o filho do outro em sala, mas não acalentava o seu próprio filho, em casa. Já admirei influenciadores que esbanjavam carisma no palco, mas que não expandia nenhum valor humano. Líderes religiosos que diante do púlpito enaltecia seu 'deus', e nos bastidores ria das crenças alheias. Políticos que prometiam vida digna ao povo, e eram capazes de roubar-lhes a dignidade."
Cansado dos exemplos, ele me interrompe:
"Ok. O que tudo isso tem a ver, e qual é a lógica de acreditar na beleza do seu Jesus?"
Respondi: "Essa é a lógica. Estamos todo tempo em contato com pessoas comuns se passando por extraordinárias, escrevendo bonito, ensinando, filosofando, cativando, palestrando, mas vivendo o contrário. A lógica está em crer e admirar alguém sem hipocrisia, que foi capaz de viver conforme o que pregou. Não se fascinou com a fama, nem almejou o poder dos homens, e do início ao fim, foi fiel a seus valores."
O professor Waldo deu risada e disse: "Menina, você falou, falou... E não falou nada. Você que é boa de lábia, poderia ter se esforçado mais para me fazer crer nesse tal Jesus."
Dei aquele sorrisinho, e sabendo que ele só queria uma mesa redonda, me despedi aliviada:
"Professor, foi bom ter ver, mas meu objetivo não é missionário, e por hora fico feliz, apenas por ter evitado um debate.
(Argumentos/Fernandha Franklin)
Quando nasce um verdadeiro amor?
O amor é como um professor que
Nunca se cansa de ensinar.
É a religião perfeita, que até no
Imperfeito é capaz de brotar
Nos faz caminhar até mesmo
Sem pensar.
O quanto um verdadeiro amor é capaz de suportar?
Só ele ensina o valor de perdoar
Só é capaz de entender quem assim amar
Porque ele tudo suporta, tudo pode
Verdadeiro é o amor que felizes nos faz.
Apesar de estar a serviço do aluno o professor não é funcionário do aluno! Alunos e professores são parceiros na construção do conhecimento!
Professor (Simbolo)
Quando penso em símbolo, penso que ele pode orientar produzir significado, expressar seu poder de transformação...
Um simbolo é ativado em nosso inconsciente?
Professor(a) plenitude e integridade surgem simbolizando em minha vida; ética, compromisso, dedicação, superação, transformaçào.
Teus professores: foram importantes na tua formação como você tem sido na minha?
Minha vida tem sido transformação desde o dia que entrei tua sua sala, do medo ao respeito, do respeito a admiração, da admiração ao carinho, do carinho a gratidão da gratidão ao conhecimento e ao amor.
Você que simboliza transformação em minha vida.
E deixa marcada minha existência.
As leis da escola estão tão desgastadas perante o aluno que se o professor pode eu posso.O aluno não reconhece superioridade. Ai do professor que levou um lanche especial, terá que se esconder para comê-lo.
Pai
Você foi meu melhor professor; o esteio de nossa casa.
Minhas lições foram através de teus exemplos; duros às vezes, mas sempre corretos.
Você pai, está sempre presente; mesmo quando estás ausente.
Pai, meu amor por ti será eterno; Deus lhe pague por tudo.
O cientista viaja na sua pesquisa
O professor, enquanto ensina
O motorista viaja pelas rodovias
E eu viajo em você
O sucesso é um professor exigente e extremamente rigoroso, mas costuma recompensar a cada fase, a cada prova.
Pronto para a próxima fase?
O JALECO DO PROFESSOR SÉRGIO
É o professor de história que vem ali!
É um professor de jaleco que passa por aqui...
Mas jaleco pra quê? Só pro outro perceber?
Creio que não! Acho que tem muita intenção na cabeça desse grandalhão.
Falo de educação! Alguns dizem que é missão, outros dizem que dá um trabalhão...
Mas, sem dúvida, aquele homem de jaleco faz com dedicação!
Mas espere... É o professor de história que vem ali! É um homem de jaleco que passa por aqui...
Mas jaleco pra quê? Se nem médico é?
Seria respeito? Aquele de que a gente tanto quer?
Pode ser... Mas será que passa calor, será que deixa odor? Não sei... Mas o jaleco cai muito bem no tal do professor.
E professor não é qualquer um! É gente que ensina, e nessa sociedade você não os encontra assim em qualquer esquina!
Estão nas salas, nas escolas, fazendo acontecer aquilo que muitos só viram em histórias... Eu falo da problematização... Da visão de mundo e de educação que esses professores de jaleco andam dando a essa nação!
Mas jaleco pra quê? Será inspiração? Pode até ser... Pois é coisa da profissão.
E se for isso vou aceitar, pois já tem outros professores de jaleco a caminhar...
E não é que é, é coisa da profissão...
Ele passa de jaleco e vira inspiração.
“Observa-se quando a educação está em colapso, quando em sala de aula, um professor por sofrer tanta carência, necessite ser ensinado pelo próprio aluno.”
(...) E QUE FIQUE BEM CLARO: Antes de assumir a titulação acadêmica de professor de língua portuguesa, sou Ser humano, sujeito a falhas, assim como todo e qualquer indivíduo que habita este planeta. Portanto, não espere que eu seja uma "gramática" ou um "dicionário" de nossa língua. Abandone a tradição,culturalmente enraizada em nossa sociedade ocidental, de que professor de língua portuguesa tem de saber de tudo. E que fique mais claro ainda: Não defendo a tese de não se importar com a gramática, defendo a ideia de respeito ao Ser humano que possui sentimentos e falhas. Até porque, perfeito mesmo, só Deus.
Vida de professor
Portões abertos. Vozes ecoavam pelas salas de aula. A algazarra tomava conta da molecada.
O aluno pensava alto, sonhava ser médico. Esgotado, o professor estava para explodir... Como se explodir resolvesse a situação.
Com garganta rôca, o professor pediu silêncio para explicar a matéria.
- Essa é a fórmula para calcular essa questão. Alguém não entendeu? Perguntou com dor.
Levantando a mão, disse o aluno:
- Eu, professor!
Seria talvez um momento conveniente para explodir, ou birrar, ou ser adulto e professor.
Tocou o sinal, era para ser mais um dia comum de sua rotina, acompanhada de remédios. Quando não, veio uma surpresa na sala dos professores: era o seu aluno carregado de dúvidas.
Surpreso com o que viu, o aluno disse:
- Professor, seus remédios resolveram seus problemas até agora? Se não porque persiste em se desgastar?
Com essa pergunta, o professor percebeu que não podia viver para trabalhar, mas trabalhar para viver.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- 62 mensagens de carinho para um amigo que celebram a amizade
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado