Amizade Essencial
Cairão muitas máscaras
O mundo ensinando e
Revelando a cada novo ciclo
Tudo que está no seu caminho
Educação, favor, carinho, amor, respeito
Surpresas de onde menos se espera.
Importante é ter carácter
A vida é muito mais que aparência.
"Viver é uma arte, e o encontro de almas que se completam é o ponto cume desse espetáculo.
Ter amigos que amamos, estimando compartilhar com eles nossas existências alimenta nosso espírito e também da combustível para o pulsar de nosso coração."
Amigos, vocês chegaram e ocuparam um lugar que não era reservado para vocês, mas que foi muito preenchido e cultivado pela amizade de vocês.
os amigos são fáceis de encontrar,mais é nas grandes alegrias,nas pequenas alegrias ,nas tristezas e nas dores,que nós encontramos os verdadeiros amigos.
Falsos amigos nunca foram amigos...
Não há mal nenhum alguém buscar ou ter muitos conhecidos... O problema é deixar os amigos por último da lista de espera... Enquanto não precisa deles.
Síndrome do Cristiano Ronaldo: a armadilha de querer ser o melhor a qualquer custo
Vivemos em uma era onde o desejo de ser o melhor muitas vezes ultrapassa os limites saudáveis da ambição. Chamo isso de “Síndrome do Cristiano Ronaldo” — não por desmerecer o atleta, mas por representar essa figura idealizada de perfeição, superação e busca incessante por ser o número um. O problema surge quando essa busca deixa de ser um objetivo pessoal e se torna uma comparação constante com o outro, alimentando sentimentos como angústia, ansiedade e ganância.
Um mestre do boxe me disse certa vez: “o adversário que você precisa vencer todos os dias é você mesmo”. Essa frase me marcou. Porque a verdadeira evolução acontece quando buscamos ser melhores do que fomos ontem, e não melhores do que quem está ao nosso lado. Comparar-se o tempo todo com os outros gera frustração, e muitas vezes nos leva a trilhar caminhos tortuosos.
Quando queremos ser o melhor a qualquer custo, corremos o risco de agir por interesse, nos aproximando das pessoas apenas para alcançar nossos próprios objetivos. Surge também a inveja — não aquela que admira e se inspira, mas aquela que deseja o que o outro tem sem reconhecer o valor do esforço alheio. Isso é perigoso. Precisamos aprender a admirar o próximo, reconhecer quando ainda somos pequenos e nos inspirar naqueles que estão em um estágio mais avançado da caminhada.
Convivi com isso no meio esportivo e universitário. Ali, vi de perto os dois tipos de pessoas: aquelas que somam, que admiram, que compartilham o caminho; e aquelas que se aproximam sem admiração, apenas por conveniência. São atitudes bem diferentes e que geram consequências diferentes.
Hoje, olho para tudo isso com mais maturidade. Entendo que muitos erram por não terem tido ainda a oportunidade de refletir profundamente sobre suas ações. E nesse ponto, cito Cristo como minha maior referência. Ele nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos. Quando internalizamos esse ensinamento, passamos a lidar com mais leveza, paciência e compreensão diante dessas adversidades humanas.
E foi nesse contexto que fiz uma reflexão sobre Jesus e seus apóstolos, a qual me ajudou a compreender melhor as relações humanas. Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, teve níveis diferentes de amizade:
Os íntimos (Pedro, Tiago e João): os que estavam com Ele nos momentos mais profundos, nos milagres mais marcantes e na hora da dor.
Os necessários: os demais discípulos que, mesmo não tão próximos, foram essenciais para a missão acontecer.
Os estratégicos: como Judas, que mesmo sendo parte do grupo, tinha um propósito específico, ainda que doloroso, na jornada de Cristo.
Nem todo mundo que caminha com você está na mesma profundidade. E está tudo bem. O erro está em não discernir isso e se decepcionar por esperar do estratégico o que só o íntimo pode oferecer.
Hoje, entendo que muitos ainda não enxergam a vida com essa clareza. Estão presos em ciclos de comparação e competição. Mas quando trago à memória o que Jesus nos ensinou — "amem uns aos outros como a si mesmos" — tudo se torna mais leve. Amar não significa ser íntimo de todos, mas respeitar cada um dentro do seu espaço, com paciência e sabedoria.
Afinal, ser o melhor não significa estar acima dos outros — significa estar inteiro consigo mesmo, amando, evoluindo e servindo.
Eu estou cansado, chefe. Cansado de estar na estrada sozinho como um pardal na chuva. Eu estou cansado de nunca ter um amigo pra me dizer pra onde a gente vai, de onde a gente vem, ou por quê. E estou cansado das pessoas serem más umas pras outras. E estou cansado da dor que sinto e ouço no mundo, todo dia. Tenho muitas dores! São como pedaços de vidro na minha cabeça o tempo todo. Pode entender?
Às vezes, tudo o que mais queremos é um abraço para não sermos apenas um corpo frio pendurado na sala.
Muitas vezes subestimamos o impacto que as pessoas têm sobre nós. A Bíblia nos ensina que caminhar ao lado de quem não teme a Deus pode nos afastar dos princípios divinos, e que a maldade, mesmo chegando discretamente, pode causar grandes estragos.
Desabafo
Eu amava a minha amiga
amava o riso partilhado, o silêncio compreendido, até os momentos difíceis, porque qual laço verdadeiro é feito só de calmaria?
ela gostava de mim mais do que eu podia oferecer, etalvez por isso tenha partido.
Na época, doeu.
fiquei mal, perdida num mar de perguntas, tentando entender se havia sido uma pessoa ruim. Mas hoje, olhando com calma, eu vejo que há dois lados em toda história.
Eu fui sincera, estive presente, do meu jeito, não prometi o que não podia cumprir. E se o meu afeto não bastou,
isso não faz de mim alguém menor,
apenas alguém que amou com as ferramentas que tinha.
Ela se foi. E tudo bem, as vezes, amar também é deixar ir, mesmo quando o coração queria segurar.
Somos falhos, e nem temos o controle da vida. Tudo pode mudar de um dia pro outro, a vida é instável, mas ao mesmo tempo é maravilhosa. O que sobra é sempre o amor, através dele podemos fazer coisas inimagináveis. Ter consciência desse estado mutável nos faz ser pessoas melhores e mais humanas. ( João Batista )
Observe que, existem pessoas que não adianta você fazer o que está ao seu alcance, e até o que é humanamente impossível alcançar, para agradá-las, você continuará sendo insignificante para elas, já para os animais...
"O estudo e a reflexão são instrumentos para nosso crescimento, porém a completude das nossas vidas absolutamente não está nas coisas que realizamos sós, mas no compartilhar com amigos e aqueles que amamos do melhor das nossas existências."
Lembre-se de que ninguém precisa de plateia nem de aplausos para dizer bulhufas de nada; às vezes td que vc precisa é de bom senso e de papas na língua.
Só é possível ser leal a valores, que os são a essência de um indivíduo. Nunca tenha lealdade a uma pessoa, a não ser que ela possua os mesmos preceitos morais que você. Senão em algum momento terá que escolher entre ser desleal com esta pessoa ou consigo mesmo
"Nascemos incompletos tomados pelo desejo de preencher nossas existências durante o viver.
Uns optam por fazê-lo através de bens materiais, poder e a vangloria do reconhecimento público, porém um dia se apercebem de que toda matéria enferruja, todo poder é efêmero, e toda vaidade é pequena e fugaz.
Procure sedimentar suas escolhas nas experiências que os bens materiais podem proporcionar, no quanto o seu se dispor a servir pode transformar a vida do próximo, e na qualidade das amizades que constrói ao longo de sua jornada, a melhor medida de todo e qualquer "sucesso"."
"Estamos em um jornada que entre tantos mistérios, possui uma única certeza: sua finitude. Inobstante isso, este fato inexorável medido pela objetividade do tempo, também pode ser superado. Não pelos bens materiais que acumularmos, todos eles estéreis e perecíveis, mas pela história construída ao longo dessa caminhada e o que de bom plantarmos no coração das pessoas com quem nos dispusermos a conhecer, os amores que tivermos, os amigos que fizermos, as pessoas que ajudarmos. É na memória desses sujeitos humanos, todos eles fecundos e hereditários, que transcenderemos nossa própria finitude, vencendo o único evento inelutável do destino, não por nossa carne, mas por nosso legado."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade