Amizade
"Amizade é Laço que não Aperta"
Amizade é um sopro divino que nos encontra no meio da travessia. Não exige promessas nem contratos. Ela apenas é — como o nascer do sol, que não pergunta se queremos a luz. Surge serena e, quando é verdadeira, instala-se na alma como morada sagrada.
Está no olhar que compreende antes mesmo da palavra, no gesto simples que alcança sem invadir. É quando a ausência não fere, porque o coração sabe que há presença mesmo no silêncio. É quando o tempo pode passar com sua pressa e urgência, mas o afeto permanece intacto — como um jardim que floresce, mesmo sem testemunhas.
Amizade é laço que não se desfaz com a distância, não se rompe com as mudanças. Ela se molda, se refaz, se reinventa — mas nunca deixa de ser. É o ombro que acolhe, a palavra que acalma, o riso que divide o peso do mundo. É o espaço onde podemos ser inteiros — ou mesmo em pedaços — sem medo da rejeição.
Amigo é quem vê o invisível em nós. Quem conhece nossos bastidores e, ainda assim, escolhe ficar. É quem atravessa as noites da nossa dor com uma lanterna acesa de esperança. E, quando todos se vão, é quem permanece: silencioso, presente, eterno.
Porque amizade é isso: um amor sem pressa, sem cobranças, sem explicações. É afeto que se traduz em liberdade. É raiz que firma, asa que impulsiona, porto que acolhe e mar que leva adiante.
Amizade é amor que não precisa de rótulo. É vínculo que não se mede. É alma que reconhece alma, num pacto invisível de eternidade. E isso... ah, isso é raro. É sagrado. É infinito.
O Brasil precisa refazer a amizade com a própria cultura. Cultura e oportunidades são os maiores aliados no combate ao extremismo de qualquer natureza.
Relembrando
a amizade
com um filho
de Caxias,
Para acordar
que na Pátria
vizinha
tem gente
padecendo
a noite brumosa,
e a tropa
sofrendo
da mesma forma.
A devastação
do regime
do meu país
deixou mais
rastros nele
do que em
qualquer outro;
E se vivo aqui
ele estivesse
estaria em
desgosto só
de saber que
a história se
repete até
em outro país.
Desapareceram
com o General
e que estão
ocultando
isso há 73 dias,
e que todos
sabem que
ele foi preso
injustamente
e jamais fugiria;
A liberdade ainda
não chegou
para a juíza,
o jornalista,
os médicos
e tantos outros
que por motivos
diferentes
são vítimas
da mesma sina.
Guerras terminam e tiranos
caem quando entendemos que
só com a união que a amizade
pode trazer a possibilidade
de todos reerguerem as suas vidas.
O pacto de amizade entre
Grozny e Mariupol
não gerará esquecimento,
porque neste bastidor
de letras tem o suficiente
para que não haja
nunca mais apagamento.
Ondeia o trigo das estepes
e o azul da Soberania na Bandeira
para lembrar onde começa
e onde se celebra a Independência.
Enfeitei os meus cabelos
com girassóis e fiz um
canteiro com camomilas
porque ainda não vou
parar de escrever poesias.
As minhas poesias
imparáveis serão espalhadas
de boca em boca
porque são indomáveis,
esta poética imparável
é Motanka giratória.
Se por acaso conseguirem
fazer com que eu pare
de escrever: as minhas
poesias continuarão
sendo escritas sozinhas.
Os mercenários muito tarde
tomaram posse da realidade
e foram pelos ares,
e eu ainda testemunho
povos querendo conquistar
as suas liberdades.
Para cada um que chora
os seus mortos aceno
o meu respeito e entrego
este poema como quem
planta um lírio pacífico
e profundo para que findem
de uma vez com a guerra do destino.
Acaju
Fazer amizade
com o tempo
para que ele
passe devagar,
Te receber sem
nenhum medo,
Passar a mão
no seu cabelo
desfrutando
da sombra
de um Acaju,
Ser feliz não
tem segredo.
Hoje eu fiz café
E desfiz a amizade
da saudade que eu sentia
de mim mesmo
Parece a semana passada
Mas faz muito tempo...
Eu sentia um perfume
Que até hoje eu não sei ao certo
A vida não era
Um caminho de estrelas
A vida era o nada
Onde a trilha era delas
Meus pés vão pisando outro chão
Onde o brilho são vagalumes
Hoje eu fiz café só pra mim
Hoje eu vi que tinha
Borboletas coloridas
Bordadas
Na única xícara que não quebrou
A vida ilude
Mas não faz feliz
Acordo outra vez
Agora não sou mais
Um menino de giz
Desenhado num muro
Novamente me vi de pé
Transbordando o café na pia
Acordo de novo
Dessa vez
No mesmo dia
Percebo que nunca mais
Quero estar perdido
O poema de hoje
Ainda nem foi escrito
O dia de ontem
Escurece no esquecimento
Borboleta que pousa na minha mão
Minha única xícara
Linda... e última vida.
Edson Ricardo Paiva.
Com o passar das primaveras fiz uma sincera amizade com a caneta e o papel... São meus mais leais amigos...
- Relacionados
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Frases de Amizade
- Amigos
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
