Amigos e a Familia que Podemos Escolher
Que o Natal seja uma porta e uma obra sempre abertas para boi, boiada, gente, gentarada. O que, porventura não passar ou ficar para trás, é mistério. Dos grandes.
Chegamos à véspera de Natal! Hoje cumpre-se a tradição familiar unida à mesa com batatas e bacalhau e muitas iguarias. Será que todos têm família? E os que têm família, será que podem estar reunidos à farta mesa? Natal também é momento de reflexão, pensem nisto. A todos, feliz Natal!
A vida é admirável! Permite-nos observar tudo ao nosso redor; percorrer todos os trilhos traçados no nosso destino e quando chegamos ao fim, passamos para o outro lado da vida vivida do outro lado do mundo, a que nós chamamos de morte. Deixamos cá todos os nossos despojos e partiremos para o além em busca da paz e tudo aquilo que tranquiliza o nosso espírito bem como o que dê descanso à nossa alma. Foi esta viagem duradoura que aos noventa e dois anos fez a minha querida mãe em 01MAR2016, deixando os seus oito filhos, netos e bisnetos, nesta vida terrena com consternação pela sua partida. É a lei da vida!
A vida está cercada de várias transformações explícitas, dado como o objetivo em questão os sentimentos sublimes que existe em cada um... Para quê tanto sofrimento e angústia se podemos obter coisas mais significantes da nossa vida?
Algum dia tudo terá sentindo, a dor de agora, o caos e as incertezas por deixar ir o que antes nos definia. O amanhã nos trará coisas muito melhores porque, lembre sempre, tudo acontece por alguma razão.
A vibração do riso é uma massagem para o corpo. Por isso ri e não precisas de ir muito longe, ri de ti mesmo.
A felicidade está nas pequenas coisas da vida. Basta que consigamos percebe-las para poder lhe dar o devido valor. É tão simples ser feliz, a gente é que complica tudo.
A vida também pode ser comparada a uma motocicleta, se a manobra for errada, dá tombo pela certa, por isso a condução deve ser atenta e cuidadosa, para evitar quedas fatais.
Por vezes é necessário fazer-mos uma pausa no nosso quotidiano para retemperar forças e seguir em frente. A essa pausa chama-se FÉRIAS. As quais todos nós as merecemos para olhar à nossa volta; apreciar a natureza; relaxar dos incómodos que nos rodeia; fazer uma introspeção aos nossos comportamentos e admirar-nos com o nosso dia-a-dia, a qual isto se chama VIDA. Pois é nesta vida que devemos aproveitar os acontecimentos que nos são destinados e se fazermos isto com gosto, é admirável!
Bonitas são as coisas vindas do interior com palavras simples, sinceras e significativas; o sorriso que vem de dentro, o brilho dos olhos. Bonito é ser realista!
Meu olhar mostra determinaçao
é prova de toda a aventura passada.
Meus olhos tem vocabulario proprio!
Eles podem falar mais que mil palavrasjamais poderiam dizer...
Meus olhos sao expressivos e contam contos magicos de força,resistencia e gratidao.
nao tenho medo de admitir abertamente meus erros e fraquezas ; e por isso causo admiraçao!!!
Nasci para liderar.
Sou uma Pessoa Espiritual cheia de Misterios...
Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício, por isso faz o que te faz feliz e não troques a liberdade pela ilusão, usa a cabeça e também o coração.
A vida é deslumbrante quando o alvo está bem à nossa frente, por isso que o futuro seja lindo e o presente deslumbrante.
"Se você pudesse ver toda a sua vida do início ao fim... mudaria alguma coisa?"
"Eu talvez diria o que eu sinto com mais frequência. Eu não sei."
"Sabe, minha mente sempre esteve voltada para as estrelas, desde que me lembro."
"Sabe o que me surpreendeu? Não foi conhecê-los(os aliens). Foi conhecer você."
Comemorar o aniversário é um momento especial de renovação, a capacidade de desabrochar e recomeçar a cada ano. É ser grato e reconhecido, afinal fazer anos é ter a sorte de reforçar velhas amizades; amadurecer mais um pouco e olhar a vida como uma dádiva de Deus. Assim com os meus recentes sessenta e dois aninhos vou caminhando por aqui e agradeço às lindas amizades que se lembraram de mim mimando–me com os parabéns. A todo(a)s o meu muito OBRIGADO!
Jan(eu)ce é intertextual
Não sei se você reparou, mas, volta e meia, eu lanço mão do recurso da intertextualidade… Ele me é muito caro.
Com efeito, essa fixação boa (diga-se de passagem) de dialogar com a tradição e, também, com a modernidade, só tem feito bem à poesia zarfeguiana… e à poesia em geral.
Você há de convir comigo que, hoje, a essa altura dos acontecimentos, é pouco conveniente o indivíduo bater no peito e sair por aí apregoando originalidades… Como ser original quando já se falou sobre todos os assuntos, já se escreveu sobre tudo? Isso não significa que, por causa dessa totalidade de discussões (a internet veio para intensificar esse processo), a gente vá se apegar à mesmice e ao comodismo literário e, pior ainda, intelectual… Nada disso. Até porque ainda é possível ser criativo…
Isso posto, Jan, digo com todas as letras: a intertextualidade só me faz bem, só enriquece, imprimindo leveza e atualidade a meu fazer poético… O poema “Abuse, pero no mucho” [do livro “Sutil, pero no mucho”, 2011] comprova bem isso.
Se você prestou um pouco mais de atenção ao poema, deve ter notado a presença desse diálogo com outros nomes do cenário literário nacional e internacional…
Aliás, logo no título, há uma mistura de idiomas, o que, convenhamos, já sinaliza o que virá adiante… Paulo Paes, Edgar Allan Poe, Tolstoi… os quais, de maneira direta (“Nunca mais”) e indireta (“Descansa em paz”) vão dar sustentação ao discurso poético que, no texto, não deixa nenhuma dúvida quanto ao seu tempo, autor e temática. Trata-se de um poema deste tempo, desta época. Não é mesmo, Jan?
Se não bastassem essas referências autorais, outro aspecto de natureza mais estrutural e formal que sobressai em “Sutil, pero no mucho” é o metalinguístico. A saber, essa capacidade que o texto literário (não necessariamente literário) tem de dialogar consigo mesmo, numa relação dinâmica em que a língua (o código) se torna objeto da própria língua. Essa é, sem dúvida, uma das características marcantes dos textos modernos (Drummond – Alguma Poesia) nem tão modernos (Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas), e por aí vai.
“Poesia é epifania: / Intuir de noite e de dia” ou “Poesia é alquimia: / Criar de noite e de dia…“
Esses versinhos… tem coisa mais metalinguística do que isso, Jan? Tem: você, uai!
Vida é o que existe entre o nascimento e a morte.
O que acontece no meio é o que importa (...)
No meio, a gente descobre que sofremos mais com as coisas que imaginamos que estejam acontecendo do que com as coisas que acontecem de facto.
Que amar é lapidação, não destruição. Que é preciso dar uma colher de chá ao acaso.
Que vontade é quase sempre mais forte que a razão. Quase?
Ora, é sempre mais forte.
Que todas as escolhas geram dúvidas- todas (...)
Que passar pela vida atoa é um desperdício imperdoável.
Que as coisas que nós exibem também nós escondem (escrever, por exemplo).
Que tocar na dor do outro exige delicadeza (...)
Que é mais produtivo agir do que reagir.
Que a verdadeira paz é aquela que nasce da verdade.
E que harmonizar o que pensamos, sentimos e fazemos é um desafio que leva uma vida toda, esse meio todo...
Saudações literárias!
Para que serve uma Academia senão para, em momentos especiais como este, reunir pessoas que curtem, amam e vivem intensamente a Arte?
Por isso estamos aqui... Nós, que não fizemos uma escolha, mas fomos escolhidos pela Arte para prestar homenagem à Beleza, que, conforme Dostoiévski, ainda vai salvar o mundo!
A Beleza vai salvar o mundo da feiura, da violência, do preconceito, da fome, do mau gosto, da insensibilidade, enfim, da Antiarte!
Finalizo minhas palavras desejando uma noite maravilhosa a todos! Divirtam-se! Alegrem-se!
E, por favor, sigam a recomendação de Charles Baudelaire: embriaguem-se de vinho, virtude e Poesia!
Não é ruim o socialismo, mas é que eu prefiro o individualismo.
Não é ruim se apaixonar por alguém, mas é que eu prefiro desapegar.
É bom amar as pessoas, mas nesse momento estou preferindo o amor próprio.
É preciso ajudar o próximo, eu apoio totalmente, mas por esses tempos preciso cuidar de mim primeiro.
Talvez me achem um egoísta, egocêntrico, prefiro pensar que sou menos um hipocrita neste mundo.
Afinal, como posso me socializar se não consigo me recompor por dentro?
Como posso me apaixonar se não consigo me aturar?
Como posso amar e querer cuidar de outras pessoas se estou tão largado e maltratado?
A verdade é que é preciso um tratamento... um tratamento que vem de dentro.
Eu apoio todas as formas de amor...
Então, camarada, não me julgue, porque de todas as formas de amor, o amor o próprio me conquistou, e é por esse caminho que eu vou.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Mensagens para Amigos
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Frases Românticas para Amigos
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Frases de Decepção com Amigos
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado