Amigas de Escola
Esteja consciente em qualquer situação na sua vida. Pois, ela traz conhecimentos e aprendizados. Estamos aqui matriculados, em uma escola, para aprender sobre a vida.
Reconhecemos a importância de um livro quando entramos nele por uma porta estreita e, com o término da sua leitura, saímos por uma porta espaçosa.
Vivemos em um mundo de imperfeição. As coisas nem sempre são justas; ninguém está totalmente pronto. Aqui é um lugar de aprendizado e crescimento, seja pelo amor ou pela dor. Aproveitemos essa escola.
Soraya Rodrigues de Aragão
Cada um conta
a História que quer,
e em nome do poder
acha que pode fazer
tudo o quê quer.
Quase não se
aceita a História,
porque não se
aceita a vida
como ela é,
e se negocia a fé.
Longe de ser
arremedo para
espalhar tal vazio,
quero é varrer
todo o receio.
Quase não se
respeita o arbítrio,
e o tempo de cada
um de aprender,
com partido ou
sem nenhum,
esse é o tal perigo.
Porque Escola
com opinião é
risco de Governo
com bom senso,
e isso mete medo.
28 de abril - Dia da Educação
Uma aliada da família na construção dos valores de um cidadão.
A conscientização do coletivo. A prática da cidadania, o crescimento pessoal. O conhecimento como ferramenta para ampliar a visão de justiça, limites e respeito às diferenças a fim de promover novas e saudáveis pespectivas de convivência. A boa formação no papel de antídoto da manipulação cruel do poder, bem como a qualidade de vida de uma sociedade como um todo passam pela educação.
Mais respeito e reconhecimento pelo papel fundamental dos educadores neste processo. Mais investimento na educação e na formação dos docentes.
Queremos um Brasil que respeita o professor. Queremos um país que democratize a boa qualidade do ensino.
Um país bem educado é um país evoluído. É uma nação respeitada.
"Responsável inconsequente e omisso, educa um REI sem reino, que não conseguirá gerenciar o seu comportamento socioemocional, durante as fases da sua vida pessoal, acadêmica e profissional"
"Seu padrão mental, é baseado em crenças que o seu cérebro registra como verdades, construído desde a gestação até os dez anos de idade, que vai moldar a sua inteligência emocional, para o enfrentamento dos desafios em todas as suas fases da vida!"
Estrada
Uma estrada longa e de curta duração, que me faz lembrar dos estilhaços em meu coração, talvez por ela eu andarei sem a certeza que no fim dela chegarei.
Sem rumo, sem direção, igual à um cantor que não consegue compor sua canção, ela é bonita ao redor mas traiçoeira para quem à percorre, se não tiveres cuidado uma sútil lágrima pelo seu rosto escorre. Ser forte não é para todo mundo e o amor é uma fraqueza, se fordes fraco se machucará com toda certeza.
Todos estavam certos, aquele ano não seria um simples ano de estudos igual aos outros... Se aquele ano seria bom ou ruim? Bem, isso vai depender de que forma você o verá.
"A Educação é mais que um mero produto, é um compromisso sociopolítico, cultural e filosófico e um ideal humanitário, para condicionamento do alcance da excelência acadêmica do educando."
Não é o poeta que faz a poesia, ela é quem o faz. Apesar dos pesares - em todo momento bom ou ruim - ela está junto a ele, num laço apertado envolvendo sua alma que não consegue calar.
Poesia é a arte, o poeta é apenas seu tradutor. Não pode fugir disso porque foi escolhido.
A poesia não tem explicação, não pode ser definida e cada um a sente de uma forma.
A PORTA: Separação e Encontro
Entram pais e entram crianças, com as mãos dadas e com olhos curiosos, adentram juntos ao universo ESCOLA.
Na porta, a separação entre pais e filhos se fazem, o encontro entre famílias, crianças e professores também.
Ainda na porta, apresentam-se amigos, combinados, brinquedos, espaços e saberes.
É vasta as pluralidades, possibilidades, aprendizagens.
Adultos, papais, mamães, e ou responsáveis, se afastam e alguns esboçam sorriso tímido, verbalizando ali mesmo na porta, ora ou outra, suas ânsias e inseguranças sobre como ficará sua criança no decorrer do tempo que estarão distantes.
Funcionários, Gestão e Professores acolhem, explicam, acalmam e confortam e se calam muitas vezes, diante de suas próprias questões, também ali à porta.
E ainda assim, quase como HERÓIS e HEROÍNAS, a equipe escolar segue, transpassando suas questões, se fortalecendo em estudos, coragens, e ousadias, seguindo sempre e sempre, além.
Caminham confiantes que sua prática, experiências e saberes, propiciará o melhor a cada um dos envolvidos nesse processo educativo.
Comprometimento com a igualdade, valoração da diversidade e das produções humanas, criações, descobertas, ressignificações e transformações.
E ainda ali, diante da porta e para além dela, o caminhar tem o propósito maior para a construção de pessoas e de um mundo melhor.
KIM -Erika Silva.
Eu sempre digo que um aluno inteligente vai sempre tirar notas boas, mas nem sempre o aluno que tira notas boas pode ser considerado inteligente.
Incluir na educação é mais complexo
Do que os sistemas de ensino
Pregam como conquista, pois
Quando se matricula
Um aluno com necessidades
Especiais de aprendizagem
Os discursos não podem ser
Distorcidos da realidade,
Pois do contrário
A escola passa a ser um
Foco de exclusão.
Feliz Dia dos Professores
Aos nossos heróis que, independentemente de nossas idades, sempre estão dispostos a nos ensinar que a educação sempre será a arma mais poderosa que podemos carregar.
A "imposição" e ou a crença que existe uma supremacia de uma cultura sobre a outra, impede a ampliação de conhecimentos e a apreciação das riquezas de ambas culturas!
Durante alguns anos no Brasil o sonho da universidade foi vendido para a antiga classe media. Hoje, foram mais adiante, e a industria e o comércio da educação passou a vender o mesmo sonho, um pouco mais enfeitado a classe pobre e trabalhadora, bem facilitado, divididos em varias prestações e até com largas opções não presenciais. Só esquecem de alertar aos compradores, que na grande maioria das vezes, não terá um mercado de trabalho condizente com oportunidades e que o esforço para este feito não será garantido, ter exito e nem obrigatoriamente recompensado para uma vida melhor de tantos formandos com uma qualidade e capacidade profissional, cada vez mais fraca e menor.Logo o que é hoje necessário, não são só escolas, e sim, seria uma nova pedagogia mais integral e cidadã, e politicas publicas de educação e de cultura para no minimo reativar os velhos mercados de trabalho atualmente estagnados, de cada seguimento, criando múltiplas subdivisões profissionais operantes que ainda não existem mas existe uma demanda crescente para, isto. Deveria ter politicas publicas de trabalho, das novas culturas aliadas as novas titulações e especializações universitárias, pois sem isto, esta população universitária crescente vai estar em abundancia mas na contra-mão do tão sonhado ambiente e realidade do crescimento econômico, ainda bem distante e abstrato pelas não politicas publicas de educação, cultura e trabalho, não adotadas pela nação brasileira.
Ser professor te paga um salário que garante sua sobrevivência , mas quando você tem o reconhecimento, mesmo que de um único aluno, isso não tem preço e justifica a sua existência!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp