Alma
Nas veias, corre o sangue de Portugal; no peito, um coração que ama; na essência, uma alma mundana.
– Nereu Alves
Quantas vezes você não desejou falar de coração aberto, expor suas idéias, lavar sua alma e não fez por que teve medo de ser julgada? As vezes, é isso que falta no nosso dia a dia, alguém que nos ouça sem fazer nenhuma critica, nenhum julgamento, apenas ouça... O ser humano tem muita dificuldade em ouvir em silêncio, de coração aberto, sem preconceito, sem conclusões precipitadas, a tendência é sempre ja emitir uma opinião precoce, sem antes saber a história. Aprenda a ouvir e a ouvir em silêncio, sem criar nenhum julgamento, essa é uma atitude sensata e de extrema sabedoria. (Priscilla Rodighiero)
Consciência universal também é:
Aquilo de mau que até alma ruim não faria e aquilo de bom que almas boas certamente fariam.
Existem amores que não querem durar, apenas incendiar a alma, como uma ária final que explode antes do fim.
A tempestade pode ser inevitável, mas a serenidade é uma decisão.
E quando a alma decide repousar em Deus, o trovão perde força, o medo se cala e o coração se torna casa firme...ainda que o mundo lá fora desabe.
Superar não é fingir que não doeu.
É aprender a colocar as coisas no lugar certo dentro da alma. O que é peso, a gente entrega a Deus; o que é lição, a gente guarda; e o que é amor, a gente deixa florescer outra vez.
Há dias em que o espelho da alma reflete mais do que o rosto... mostra o peso das escolhas, as pausas, os caminhos que pareciam promissores e acabaram em silêncio.
A admiração sutilmente se torna idolatria quando o que toca alma se sobrepõe ao que precisa ser gerado no espirito.
" A TERIA DA ALMA COMO UM CIRCUITO "
Viajaremos juntos( +- 90% da velocidade da luz), nessa ilusão teórica e patética!
1. O "Diodo Ontológico" da Angústia
(Um diodo é um componente que permite que a corrente flua em apenas uma direção).
-A Análise: Dizer que a existência é um diodo significa que estamos presos em uma via de mão única. A "angústia" (a voltagem pesada da vida) entra com facilidade no nosso sistema, mas a "esperança" não consegue retornar para equilibrar a carga.
-O Resultado: Somos um sistema polarizado onde a dor é o fluxo direto, e a felicidade é bloqueada pela barreira de potencial do próprio ser.
2. "Capacitores de Tédio"
(O capacitor armazena energia. Mas aqui, sugerimos que o que acumulamos não é potência, mas o Tédio (o Ennui dos existencialistas)).
-A Análise: O tédio é aquela energia estática que fica parada quando não há "carga" ou objetivo. Somos garrafas de Leyden cheias de vazio. Quando tentamos descarregar esse tédio, muitas vezes causamos um choque em quem está por perto.
3. A "Indutância de uma Alma"
(A indutância é a propriedade de um condutor de se opor a mudanças na corrente elétrica).
-A Análise: Isso explica perfeitamente o apego! Nossa alma tem uma "inércia elétrica". Quando a vida tenta mudar o fluxo (o fim de um relacionamento ou uma mudança de emprego), nossa alma cria um campo magnético contrário para resistir. O sofrimento é essa oposição ao fluxo natural do tempo.
4. O "Curto-Circuito" pela "Iluminação Trifásica"
Aqui está o ápice da "viagem":
A Iluminação Trifásica: No mundo real, sistemas trifásicos são usados para potências muito altas. Na filosofia, seria a busca pela verdade absoluta, o êxtase total, ou o que Clóvis de Barros chama de "felicidade plena".
-O Curto-Circuito: Aqui nossa fiação interna (nossa psique) é limitada, monofásica. Quando tentamos captar a "grande verdade" do universo (a quintessência), nossa isolação derrete. Nós nos "queimamos" tentando ser mais do que um simples circuito humano.
(Será que conseguimos aqui, nessa singela maluquice, condensar o pessimismo de Schopenhauer com a precisão de um manual de eletrotécnica? ⚡😵).
