Alma
"A boa música transcende o tempo e o espaço, tocando não só nossos ouvidos, mas também nossas almas, despertando emoções profundas e inspirando reflexões sobre a vida e a existência."
Você saberá que feriu alguém quando sentir que foi ferida por ela. A forma como você lida com isso depende muito de você!
É a Alma que se Educa e não a Mente! Por isso, a Alma deve ser devidamente conhecida pelos Educadores!
Formata-se a Mente, mas Educa-se a Alma!
A Mente que se Formata já é conhecida pelos Psicólogos, mas a Alma que se Educa precisa ser conhecida pelos Filósofos!
A Educação não deve se dissociar da Espiritualidade!
CORPO OU CORRECTUDE?
O Corpo será lixo cuja lixeira é o cemitério, então, porquê dá-lo mais importância do que a correctude?!
Nada deve ser mais importante do que a correctude, pois, ela vai na Alma, enquanto, o Corpo vai na lixeira!
"Pense no amor como o maior e mais quente que existe.
Agora pense na desconfiança como uma água fria.
Não importa o quão grande e quente seja o amor a água sempre apaga o fogo"
O Amor existe,
Ainda que na distância,
Ainda que em segredo,
Nada pode conter um encontro de almas.
A RELAÇÃO MENTE-ALMA: Uma das propriedades do Cérebro e da Alma!
A Mente são informações gravadas e fluentes no Cérebro que determinam o comportamento da Alma.
Uma das propriedades do Cérebro é de ruminar em forma de pensamentos ou imagens as informações gravadas em si mesmo!
E uma das propriedades da Alma é de se apegar e se identificar com esses pensamentos ou imagens tornando-se os próprios pensamentos ou imagens!
As informações gravadas no Cérebro são ruminadas, ou seja, os pensamentos ou imagens aparecem à superfície no Cérebro, para se libertarem do Cérebro!
Contudo, em vez da Alma simplesmente observa-los e deixá-los se libertarem do Cérebro, ela se apega a esses pensamentos ou imagens e prende-os fazendo com que fiquem cada vez mais ampliados e estagnados no Cérebro o que culmina no cansaço mental que prejudica o estado emocional e físico do Organismo!
Uma Alma Consciente já consegue estabelecer uma distância entre ela e esses pensamentos ou imagens, isto é, já consegue simplesmente observar esses pensamentos ou imagens passando no Cérebro, como nuvens passando no Céu, e descarta-los, permanecendo assim no estado de plena Paz!
Porém, uma Alma Inconsciente não consegue e, deste modo, permanece no pleno estado de Preocupação que conduz à deterioração emocional e física do Organismo!
A Alma torna-se qualquer coisa com a qual se apega e se identifica, seja coisa boa ou ruim! Seja pensamento, imagem, emoção, Corpo ou qualquer objecto e situação externa ao Organismo!
ENTENDA ISSO! E TENHA A PAZ VERDADEIRA!
🛣️ Na estrada da vida...
🚦 Dirija com sabedoria.
⚖️ E prudência.
🚫 Não adianta o corpo andar…
💔 se a alma parou no acostamento.
⏩ Evite os atalhos da pressa.
🕳️ Os buracos do ego.
🚧 O trânsito da ansiedade.
⛽ Abasteça-se de fé.
🛠️ Faça a revisão do coração.
✨ Mantenha o motor da esperança ligado.
🛤️ Porque quem cuida do corpo e do espírito…
🚘 Vai longe. Em paz. E com propósito.
Tenha uma jornada de Paz
O Bacalhau: A Alma e o Coração de Portugal
É uma afronta que se sente no peito, uma estranheza que invade as cidades de Portugal. Por todo o lado, vemos os gigantes outdoors: "Bacalhau da Noruega". Nos supermercados, a mesma realidade. Sempre se soube, desde os avós, que o bacalhau era português, entranhado na identidade, e de repente, dizem que o bom vem de terras longínquas. É como se a própria admiração pelo que vem de fora vendesse um pedaço da alma lusitana, fazendo esquecer quem se é. Sabiam que na Noruega, mal se come bacalhau? É uma ironia que fere.
Parece que, por vezes, se esquece a profunda verdade: o bacalhau é a alma de Portugal. Lá, na Noruega, pode até haver peixe, sim, mas jamais, jamais será o bacalhau que se conhece aqui. O verdadeiro bacalhau, aquele que faz vibrar o coração, só se encontra nestas terras. Aquele que chega à mesa com as batatas tenras, o alho perfumado, o azeite farto, acompanhado por um bom vinho português e, acima de tudo, rodeado por pessoas alegres, com os olhos a brilhar de contentamento.
É uma verdade inegável que este é um povo que trabalha e sofre muito, que enfrenta as agruras da vida com uma coragem imensa. Mas à mesa, com o seu bacalhau, essa dor transforma-se em sorriso, em conversa animada, em fado que embala a alma. É uma celebração da vida, da resiliência que se carrega no sangue. O bacalhau é desta terra, é desta gente. Desta gente hospitaleira que acolhe, que ri, que chora e que canta com a alma.
Então, com todo o respeito pelos mestres da comunicação, é preciso dizer, gritar mesmo, que se ouça em todo o lado: o bacalhau não é da Noruega! O bacalhau é de cá! É daqui! É desta gente! É o bacalhau de Portugal! E é assim que ecoa no coração de cada um.
”Quando á alma entende quem é, não implora mais por lugares onde já foi esquecida e manipulada a viver por migalhas”
Este mundo, ou a circunstância em que me encontro submerso, não é apenas a paisagem que me cerca, mas também o meu corpo e a minha alma.
Eu não sou o meu corpo; encontro-me com ele e com ele tenho que viver, esteja são ou doente. Mas também não sou a minha alma; encontro-me com ela e preciso dela para viver, ainda que, às vezes, ela me sirva mal por ter pouca vontade ou nenhuma memória.
Corpo e alma são coisas, e eu não sou uma coisa, sou um acontecimento, um drama em movimento; uma luta incessante para me tornar aquilo que devo ser.
De que vale acumular tesouros na terra, se a alma se perde no vazio? Riqueza que afasta de Deus é ilusão cara — lucros temporários não pagam a eternidade.
Como é bom deitar a alma
neste leito de cortiça,
onde a paz me dá preguiça
e a preguiça me dá calma.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp