Alma
"Por três noites seguidas e em uma delas com chuva, os nossos olhos se fitaram. O olhar mais lindo que já vi, de um verde tão limpo e curioso, senti seu olhar me invadindo, me investigando. Duas motos em paralelo, em um cruzamento na rua Diogo Martins minha alma foi arrebatada. Por três vezes um aceno de cabeça, duas arrancadas e uma buzinada. Hoje, pareceu que me esperava, dois desconhecidos conectados por olhares. A vida pregando peças ou me mostrando novas belezas. Em meio a carros e motos eu me perdi. POR SEGUNDOS DE DIAS SEGUIDOS ME ΑΡΑΙΧΟΝΕΙ"
Não adie para amanhã o que o coração deseja hoje.
Ore, perdoe, agradeça, demonstre! O tempo é efêmero e o amanhã, incerto. Expressar os bons sentimentos e o cuidado não te torna frágil; ao contrário, enriquece-te e fortalece aqueles que os recebem. Já o arrependimento... ah, meu amigo, este pode consumir a alma e tornar-se um companheiro eterno.
Hoje, minha mente desenhou este sonho!
Sonhei que estava dentro de uma sala, e ao olhar pela janela observava que a água, como um oceano, batia na janela. Parecia um navio, mas não era!
A sala era uma biblioteca, um lugar de conhecimento, cheio de livros. Ali era um lugar seguro onde a água não entrava. Pela janela, era possível observar os movimentos de revolta da água, tentando entrar em um lugar que não era seu!
A saudade é o néctar da vida, pois adoça a alma com memórias, mesmo quando o coração sente a falta do que já foi vivido.
A Palavra de Deus oferece recursos que nos permitem nos antecipar a problemas e consequências, fornecendo sabedoria prática, autoconhecimento e discernimento espiritual. Essa abordagem encontra respaldo na teologia e nas Escrituras, especialmente no conceito de que a Bíblia é útil para "ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça" (2 Timóteo 3:16).
Explicação Tricotômica:
Corpo: Os conselhos sapienciais da Bíblia, como os encontrados em Provérbios e Eclesiastes, promovem escolhas sábias que afetam diretamente nossa saúde física e bem-estar. Por exemplo, textos sobre evitar excessos, cuidar do próximo e trabalhar diligentemente têm implicações práticas para o corpo.
Alma: A Bíblia aborda as emoções e o estado psicológico, oferecendo conforto e orientação para os desafios da alma. Salmos, por exemplo, mostram como lidar com angústia e alegria, funcionando como um "diagnóstico" da condição humana e um guia para restaurar o equilíbrio emocional.
Espírito: O discernimento espiritual é destacado por meio de ensinamentos que nos ajudam a perceber a vontade de Deus e a evitar armadilhas espirituais. Por exemplo, textos como Efésios 6:10-18, que descrevem a armadura de Deus, apontam para o preparo espiritual contra adversidades.
Assim, a Palavra de Deus pode ser vista como uma fonte abrangente para cuidar das dimensões tricotômicas do ser humano, oferecendo "subsídios" para a vida integral.
A Palavra de Deus nos ensina que somos corpo, alma e espírito, criados de forma tricotômica para refletir a perfeição de Deus em diferentes dimensões. Quando aplicamos os conselhos sapienciais das Escrituras, recebemos direção para cuidar do corpo com equilíbrio, da alma com paz e do espírito com discernimento. A Bíblia é como um espelho que revela quem somos, aponta áreas a serem trabalhadas e nos equipa para evitar erros e antecipar problemas. Assim, ao viver conforme os princípios bíblicos, somos transformados de dentro para fora, em cada aspecto do nosso ser, para glorificar a Deus em tudo.
Essa dor que aparece de vez em quando, mais se parece com uma dor de alma, algo tão profundo que não é possível justificar.
O mais nobre e excelente cântico de um líder vitorioso é aquele que os lábios não conhecem, a penas a alma!
José Guaracir
Fechar as portas e janelas de casa é voltar-se para o temido silêncio da alma, que já não se contenta mais em apenas subsistir como sentido de vida.
"Quando o corpo enfraquece, a alma descobre forças que jamais imaginou possuir. A fé é a ponte que nos leva além da dor e nos faz enxergar a cura antes mesmo de alcançá-la.
A tempestade não é o fim, mas o início de uma nova jornada. Quem enfrenta os ventos com coragem, encontra na superação o sol de um novo amanhecer."
Agora entendi o porquê de a vida ter se tornado um peso para mim, e em como participar de uma vida que não quero viver. Eu morri aos 16, e quando ressuscitei aos 19, as únicas boas novas que encontrei foram palavras ardilosas, proclamando-me nada mais que culpa. Mas eu já tinha morrido aos 9, quando quem me mantinha neste mundo se fora. Quando meu propósito se esvaeceu e quando minha alma se fragmentou que, em uma ação desesperada, segurou meu cadáver, com medo de perder o que lhe protegia.
Agora arrasto as correntes gélidas desse pesar, com o único objetivo de redenção à vida: alimento vermes com minha carne. Ora, que alma boba e tola. Seria o mesmo que uma árvore dar um machado a um lenhador e, após sua decadência, abraçá-lo, dando-lhe conforto e dizendo-lhe que não foi sua culpa — mas que, ainda assim, ele queimaria a lenha para suas próprias vontades.
Sou instável, em busca de uma redenção confusa e incerta, e muito provavelmente inalcançável. Busco um futuro não palpável, pois o presente já não se torna um presente para minha alma.
Deveria haver vacinas ou antídotos eficazes para a nefasta ação de terceiros, principalmente nesta era que a tentativa de matar a alma está cada vez mais permitida e acelerada. Socorro Deus!!!
