Agradecimento de Professora para Aluno
a vida é como a escola, professor é deus e sou apenas um aluno neste lugar aprendendo com meus erros e superando dificuldades, mais é voce e sua fé e aprendizado que faz voce passar de ano ou ir para um novo lugar!
Psicoeducar
Atendo um aluno muito especial. Ele é intenso, educado e inteligente. Outro dia ele me contou que gosta de uma menina da mesma turma, mas não tem coragem de chegar e falar com ela. Comentou que isto lhe causava muita ansiedade e que ele sentia seu peito apertar. Que só de pensar em falar com ela, já disparava o coração. Então me disponibilizei a intermediar por ele. (Validei o que ele sentia) ele tem 14 anos.
Finalmente ele criou coragem e juntamente comigo chegou até ela e perguntou se ela gostaria de ser sua amiga. Ela sorriu, estendeu a mão para ele e disse que sim. Ele com um sorriso tímido apertou forte a minha mão e saímos dali. Já em outro ambiente, ele me disse: " quero pular, gritar, dançar." (ele transpirava❤)
Caminhamos até outro espaço, então ele me abraçou agradecendo muito. (Tinha lágrimas nos olhos dele) Hoje ele trouxe um presente para ela. Um chocolate todo decorado.
A vida é sobre isto, validar as emoções, entender, guiar e estar sempre pronto para ouvir.
A reflexão que fica?
É que ainda existe amor verdadeiro, ainda existe aqueles que veem o mundo com a pureza de uma criança.
Nós, adultos temos muito que aprender, ou reaprender a amar, presentear, estar presente, pois um gesto como este pode mudar a história de uma vida! Faça a diferença na vida de alguém.
Bom dia!
O ensino credita ao aluno, o aprendizado
enquanto estudante, habilitando-o como
protagonista do conhecimento humano.
"Lembre-se: 'Quando o aluno estiver pronto, o professor aparecerá. Quando estiver realmente pronto, o professor desaparecerá.'"
Um dos maiores desafios de um professor é enxergar a luz existente em um aluno, que teve toda a sua trajetória, dentro da escola, sendo conduzido por uma escuridão criada pelo próprio sistema de ensino.
No mundo em que vivemos: A escola brigando com a internet, disputando a atenção do aluno. Quem vai ganhar? Conclusão, se não se pode com o inimigo, una-se a ele. Lembrando que a cobra de Moisés engoliu, as cobras dos mágicos do Faraó. Cifa.
A dificuldade que um aluno apresenta em sala de aula, pode estar onde nenhuma metodologia ou prática pedagógica possa chegar, sendo assim, o educdor deve ter a sensibilidade de enxergar o que o impossibiloita de evoluir.
Quando a escola transformou o aluno em cliente e a educação em mercadoria, perdemos a capacidade de construir cidadãos críticos, capazes de enxergar o que as palavras não expõem de forma explícita.
Se ainda pensas que vai tirar o coelho da cartola sem ajuda saibas que o aluno é um eterno aprendiz pois quem pensa que sabe se engana, pois, sempre há alguém que sabe mais.
O aluno que admiro não é o que fica comportado, mas o que se incomoda com o comportamento e se agita em busca das respostas para osseus conflitos.
Como podemos perceber, os programas desenvolvidos pelo Estado parecem querer que o aluno com deficiência se adapte à sociedade, em vez de a sociedade se adaptar ao aluno excluído do contexto social.
Qual é a probabilidade de um aluno com deficiência se adaptar ao sistema educacional atual? É um jogo de responsabilidades em que as políticas públicas não oferecem formas mais eficientes e favoráveis aos excluídos. Com isso, quem perde é o aluno com deficiência e a própria sociedade, que deixa de exercer sua cidadania e formar cidadãos por direito e dever.
Dentro de um sistema educacional onde se adota a ideologia neoliberal, o foco deixa de ser o aluno para direcionar as ações em prol dos resultados, mensurados por um modelo de avaliação arcaico, excludente e que ignora a diversidade dos avaliados.
Ser professor exige vocação, mas ver um aluno com dificuldades aprender e receber reconhecimento é impagável
