Agradecimento de Professora para Aluno
Apesar de ser fundamental, o professor é apenas uma das muitas ferramentas que o aluno têm a sua disposição para aumentar seu campo de conhecimento!
Ser professor é uma forma de transformar o conhecimento e a vida do aluno. Por consequência, ser professor é dar sentido a própria vida de quem ensina e aprende.
Ensinar não é ditar e educar não é ensinar. É ensinar dar independência de pensamento ao aluno, fazendo com que de per si progrida: o professor é guia. É educar incutir no estudante o espírito de análise, de observação, de raciocínio, capacitando-o a ir além da simples letra do texto, do simples conteúdo de um livro, incentivando-o, animando-o. No fazer do estudante de hoje o cidadão de amanhã está o trabalho educacional do professor.
Aluno brigando por maior nota em sua redação, quem não sabe fazer um bom texto, vai saber avaliar os critérios de correção? Aí, um da letra garrancheira, ilegível encheu as trinta linhas, eu dei 10, vai que é um ser evoluído demais com cultura interestelar e a culpa está em mim por não saber entendê-lo.
Aluno fora da sala, na hora da aula, é para dizer à coordenadora que o professor é ruim. Mas, se nem sabe ser aluno, vai saber o que é ser professor bom?
Quando gabamos um aluno zeloso,os outros se sentem humilhados,mas não querem ser bons,só estragar o caminho próspero dos bons.
Aluno, sua mãe não me deixa trabalhar melhor! Assim o melhor que posso fazer é deixá-lo tranquilo. Não o prejudicarei mais do que já está! Por isso poupe-me da pergunta: — "por que meu filho tirou esta nota?"
O aluno medíocre não tem interesse em aprender, em conhecer, em saber. Limita-se a marcar presença nas aulas e a estudar nas vésperas das provas decorando fórmulas ou conceitos. Recebe a nota suficiente para fazê-lo passar de ano. Vai engordar a massa de operários na vida profissional, seja apertando parafusos ou preenchendo relatórios. E, assim, vai passar pela vida, sem deixar lembrança, legado ou marca.
O aluno de sucesso foi criado pela família, igreja e escola, ensinaram-no que o verdadeiro cidadão é reivindicador, mas se esqueceram de lhe dizer que só é digno de direitos quem cumpre seus deveres.
Fazer palhaçada faz a diferença,porém para aluno é inútil,no Brasil,só o Tiririca é um palhaço de sucesso.Tem vaga para poucos.
O aluno de sucesso corre para o tumulto gritando: porrada, porrada, porrada! O pior é seu relatório de quem viu só o alvoroço.
Aluno de sucesso realiza seus caprichos:mente,rouba,xinga,ameaça,suborna.Depois dá uma de vítima da sociedade com a alma limpa.
Aluno de sucesso não reconhece seu lugar: — "Se o professor pode, eu também posso". Mas a referência são os erros dos mestres.
A aparência do aluno de sucesso: O olhar penetrante; cabelos desgrenhados; mochila sempre nas costas; telemóvel no bolso da camisa; muitos livros nas mãos; calça com muitos bolsos estufados; bracelete além de relógio e são bastantes populares.
O professor que quer sobreviver submete-se ao passo-a-passo do aluno herói e o elege como representante de classe para sofrer menos. A ironia é minha arma secreta!
A escola ficou chata, perdeu a graça, não acompanhou a evolução do mundo moderno. O aluno não vê aula, quando vê não presta atenção, não se aplica nos deveres de casa e vai mal nas provas. A educação perdeu o sabor.
